Médica lista 5 hábitos comuns que previnem o câncer de colo de útero
Além da vacina, algumas mudanças de hábitos podem ajudar a prevenir o câncer de colo de útero, o terceiro mais comum entre mulheres
atualizado
Compartilhar notícia
A vacinação, em conjunto com o exame preventivo, de nome Papanicolaou, é a principal aliada da prevenção ao câncer cervical, mais conhecido como câncer de colo de útero. Contudo, ela não é a única. Simples mudanças de hábitos também podem ser eficazes no combate à doença, que é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres.
Para se ter uma ideia, dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), de 2022, apontam que, apenas para triênio de 2023 a 2025, foram estimados 17.010 casos novos. Os números demonstram uma taxa de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres no Brasil.
Em entrevista ao jornal Hindustan Times, Sonia Golani, ginecologista e obstetra consultora do Hospital Geral Bhailal Amin, na Índia, apontou medidas comuns que podem ajudar a prevenir a doença.
Confira!
1. Mantenha um peso saudável
2. Coma muitas frutas, vegetais e grãos integrais
3. Evite alimentos processados, carboidratos refinados, gorduras e carne vermelha
4. Limite o consumo de álcool
5. Seja fisicamente ativo, tente realizar ao menos 30 minutos de exercício, pelo menos 5 vezes por semana
De acordo com a profissional, essas cinco dicas, aliadas aos cuidados de costume, como evitar relações sexuais desprotegidas e fumar, são cuidados valiosos para prevenir o câncer cervical.
Entenda a doença
A causa mais comum é o vírus HPV (Papilomavírus Humano), especialmente o HPV-16 e o HPV-18, responsáveis por cerca de 70% dos cânceres cervicais.
A infecção pelo vírus é muito comum e ocorre por meio do contato sexual. Segundo o INCA, 80% das mulheres sexualmente ativas irão adquirir a doença ao longo da vida.
Fumar é outro fator de risco que pode resultar em câncer cervical. Estudos mostram que as toxinas presentes na fumaça do tabaco podem enfraquecer o sistema imunológico do corpo e danificar o DNA celular, o que pode contribuir para o crescimento do câncer.
Prevenção
A vacina contra o câncer de colo do útero está disponível por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante é recomendado principalmente para mulheres entre 9 e 26 anos.
Outro meio de prevenção é o Papanicolaou, teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Assim como a vacina, ele também está disponível em postos ou unidades de saúde da rede pública.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.