Médica Giovana Moraes revela segredos para cuidar da pele e do cabelo
A dermatologista comanda o Grupo Giovana Moraes, clínica fixada em São Paulo. A médica fez especializações em Harvard e Stanford
atualizado
Compartilhar notícia
Saber como cuidar da cútis e do cabelo corretamente requer fazer uma visitinha ao dermatologista, mas quando se atua na profissão, o acesso a produtos, procedimentos e tecnologias é muito mais fácil, ou melhor, está à disposição no consultório. Além de dispor dessa vantagem, o especialista sabe bem o que realmente funciona e coleciona mil e um segredos. Quem vivencia a realidade “na pele” é a médica Giovana Moraes.
A dermatologista comanda o Grupo Giovana Moraes, clínica fixada no bairro Jardim Paulista, em São Paulo. No currículo, ela traz especialização em tricologia, feita em Miami, além de cursos realizados nas universidades de Stanford e Harvard. Sempre atenta às últimas novidades da estética e da beleza, a profissional compartilhou dicas valiosas com a Coluna Claudia Meireles em um bate-papo descontraído.
Rosto
Quem acompanha Giovana pelo Instagram não deixa de notar o quão impecável é a pele dela. Obviamente, o resultado deriva de uma rotina correta e constante de cuidados. Questionada a respeito de quais são os seus cinco principais segredos de beleza, a dermatologista listou como primeiro a retirada da maquiagem todas às noites, com um produto demaquilante de boa qualidade, a fim de evitar que os poros fiquem obstruídos.
Na segunda posição da listagem, a expert defende fazer uma rotina de skincare bem definida com produtos básicos. “Principalmente, usar uma fórmula antioxidante de manhã”, orienta. Para Giovana, a terceira tática de beleza é a massagem facial ao aplicar cremes hidratantes e óleos essenciais, substâncias naturais incorporadas pela dermatologista nos itens de cuidados com a pele.
“Gosto de fazer uma massagem com o roller ou com os aparatos de massagem facial, em especial, a Foreo. Eu sou apaixonada. Introduzi na minha skincare e faz grande diferença”, enfatiza Giovana Moraes. Outro macete da especialista em beleza e estética é o uso diário do filtro solar. A dermatologista finaliza o rol de segredos com o tópico vida saudável, o que inclui alimentação balanceada e pratica de exercícios físicos.
Antes de concluir, a profissional deu um conselho: “Tem também um detalhe muito gostoso que devemos acrescentar à rotina. Expor-se ao sol por cinco minutos antes das 10h da manhã ou depois das 16h. É algo que pode ser feito durante os cuidados com a pele ou no momento da atividade física. Ajuda muito por liberar serotonina, endorfina e contribuir com a beleza da cútis”.
Primordial
Loções, óleos e séruns são algumas das fórmulas que compõem o passo a passo da rotina de skincare. Entre tantas etapas, a dermatologista vê a hidratação como fundamental. “Há um mito de que os hidratantes deixam a pele oleosa. Quem tem acne e poros abertos não vê necessidade, mas é fundamental tanto no cuidado diurno quanto no noturno por entregar água para a cútis e colaborar na recuperação da região”, argumenta Giovana.
Giovana indica comprar hidratantes com antioxidantes e veículos antipoluição. De acordo com a médica, os produtos ajudam bastante a cútis, motivos para serem incorporados à rotina de cuidados diários. Entretanto, a profissional deixou avisado um adendo: a fórmula deve ser específica ao tipo de pele. Ao usar composições dermatológicas erradas, a cútis tende a ficar irritada. Na avaliação da especialista, o hábito se configura como um “crime”.
“Um dos crimes cometidos contra a cútis é sair usando produtos encontrados, na maioria das vezes, em e-commerces, lojas ou em viagens. A aplicação pode vir a danificar a região porque as fórmulas não são apropriadas ao tipo de pele ou a estação do ano em que estamos. Passar ácidos e substâncias muito pesadas, consequentemente, podem gerar acne, obstruir poros e piorar as condições dermatológicas”, explica Giovana Moraes.
Além do hábito de “comprar e aplicar qualquer” fórmula na cútis, outras violações contra a saúde da pele são não lavar o rosto com produto adequado nem retirar a maquiagem à noite. “Deixam a pele oxidada”, garante a expert. No ponto de vista de Giovana, os aficionados por beleza precisam entender que há composições permitidas e outras, proibidas.
Procedimentos
Ser dermatologista não é o único ponto que contribui para Giovana dispor de uma cútis impecável. Ela deu o pontapé nos cuidados com a região a partir dos 15 anos. “Desde cedo, comecei a usar um sabonete propício para a pele do rosto e aplicar alguns produtinhos, como filtro solar facial com espectro bom”, recorda. Expert em lasers e injetáveis, ela é adepta de procedimentos estéticos: “Já fiz muitos métodos”.
A cada seis meses, Giovana recorre aos benefícios da toxina botulínica, enquanto os bioestimuladores de colágeno, como o Sculptra, são realizados anualmente. “Eu amo. Sempre uma vez ao ano na face e no pescoço”, revela. A dermatologista faz limpeza de pele trimestralmente com um profissional especializado. Os lasers integram o combo de técnicas buscadas pela profissional.
“Gosto dos lasers de diferentes comprimentos de onda para estímulo de colágeno, principalmente o de Erbium, para manter os poros fechados e a textura da pele boa”, declara a médica. Ela ainda brincou: “É algo que sou viciada e faço mensalmente”. A médica já se submeteu ao preenchimento de ácido hialurônico nos lábios, não para obter volume, mas sim pela região diminuir com o passar dos anos.
O ultrassom microfocado também conquistou a médica: “Tecnologia que considero incrível e faço duas vezes ao ano”. Segundo Giovana, o tratamento é o único a chegar até a musculatura. “A partir do procedimento, conseguimos sustentar a pele que está caindo”, reforça. Novamente, a especialista sugere a massagem facial como um importante método de cuidado com a cútis.
Madeixas
Tricologista, Giovana Moraes também esbanja fios radiantes. Os séruns noturnos hidratantes lideram o topo do ranking de produtos queridinhos da expert. “As fórmulas entregam água e hidratação ao cabelo enquanto dormimos e, por isso, as madeixas não ficam ressecadas quando acordamos”, receita a médica. Fica a dica principalmente para quem tem química no couro cabeludo. “São os meus favoritos”, destaca.
Conforme sustenta a especialista, os séruns noturnos hidratantes “vieram para ficar”. Os produtos podem ser aplicados nas madeixas antes das atividades físicas. “Quando lavar esse cabelo, estará bem mais hidratado e a fibra bem protegida”, salienta a médica. Ela aconselha ter uma rotina de lavagem com intervalo de um dia. Já quem treina, a orientação muda, sendo diariamente.
“Temos de entender que pelo menos uma vez por semana, nós precisamos usar algum shampoo para lavar e limpar o couro cabeludo, área responsável pela saúde capilar. Na região está o bulbo, que alimenta essa haste, ou seja, o fio”, ressalta a tricologista. Em relação à aplicação de máscaras, Giovana pede cautela: “Não podemos utilizar as fórmulas todos os dias por pesar muito o cabelo. Recomenda-se passar, no máximo, duas vezes por semana”.
No dia em que usar a máscara hidratante, a médica propõe passar o condicionador por último por um importante motivo: “Assim conseguimos deixar a cutícula capilar bem fechada e evitar o frizz”. Finaliza o ciclo da lavagem por completo o leave-in. Ao notar um ressecamento nas madeixas, a dermatologista indica aplicar um reparador de pontas à base de óleo ou de água adequado ao tipo de fio.
Quando expor as madeixas ao sol e utilizar secador, chapinha e babyliss, deve-se aplicar antecipadamente o protetor térmico. “Os raios UVA e UVB danificam a fibra, assim como a água salgada e da piscina”, alerta. Para desfilar com fios impecáveis, Giovana desfruta dos benefícios da terapia capilar: “Usamos óleos essenciais que conseguem fazer uma limpeza mais profunda do couro cabeludo. A técnica deve ser realizada em clínicas e locais especializados.”
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.