Médica dá dicas para “secar” faltando pouco tempo para o Réveillon
Segundo a endocrinologista e nutróloga Thais Mussi, a dica é focar em medidas que desinchem o corpo e melhorem o bem-estar
atualizado
Compartilhar notícia
Faltando apenas uma semana para a noite de Ano-Novo, muitas pessoas “correm contra o tempo” para perder algumas medidas na balança e garantir “o shape dos sonhos” para o Réveillon. Apesar do curto período, será que é possível conquistar esse objetivo até o dia 31?
Em entrevista à coluna Claudia Meireles, a endocrinologista e nutróloga Thais Mussi afirma que perder peso de uma maneira tão rápida é possível sim, porém, adverte que a maior parte desse peso eliminado será de líquidos, e não de gordura corporal.
O ideal, segundo a médica, é focar em medidas que desinchem o corpo e melhorem o bem-estar, sempre respeitando os limites do organismo. “Estratégias extremas podem causar mais prejuízo à saúde do que benefícios”, alerta.
Dicas para reduzir o inchaço e a sensação de peso
Na contagem regressiva para a noite de Ano-Novo, Thais recomenda priorizar alimentos naturais e de fácil digestão, como vegetais, proteínas magras e frutas pouco calóricas. “Evite os ultraprocessados, açúcares e carboidratos simples, que tendem a reter líquidos e aumentar a inflamação”, compartilha.
“Hidratação também é fundamental: beba muita água e chás diuréticos, como chá de hibisco ou cavalinha”, acrescenta.
Já uma boa noite de sono, conforme ela pontua, não pode ser subestimada. “Isso regula hormônios e contribui para o metabolismo”, justifica.
Como adaptar a rotina alimentar para conseguir “emagrecer em menos tempo”?
Para esse objetivo, a profissional indica ajustes simples e práticos:
- Reduza o consumo de sal, que retém líquidos, e substitua temperos industrializados por ervas naturais;
- Fracione as refeições em porções menores e coma a cada 3-4 horas, para evitar picos de fome;
- Inclua fontes de fibras, como chia ou linhaça, para regular o intestino e reduzir o inchaço abdominal;
- À noite, opte por refeições leves, como sopas ou saladas com proteínas magras.
Treino poderoso
Segundo a nutróloga e endocrinologista, exercícios intervalados de alta intensidade (HIIT) são ótimos aliados, pois aceleram o metabolismo e queimam gordura em menos tempo.
As atividades aeróbicas, como corrida, bicicleta ou dança, por sua vez, também ajudam a eliminar a retenção hídrica. “Associar isso com treinos de força, como musculação, é ideal para preservar a massa muscular e melhorar o contorno corporal”, diz a profissional.
Caminhar após as refeições é outro truque que a médica sugere. “Isso ajuda na digestão e na queima de calorias extras”, argumenta.
Conselhos para manter os resultados
Para não voltar ao estado anterior, a especialista revela que a chave está na consistência e no equilíbrio. “Evite dietas radicais pós-festas, que podem gerar o famoso ‘efeito sanfona’. Em vez disso, volte a uma rotina com alimentos naturais e prática regular de exercícios”, propõe.
“Também é importante aprender a comer com moderação, mesmo em ocasiões especiais”, ressalta Thais Mussi.
Bons hábitos
Outras práticas, além de dieta e exercícios físicos, podem colaborar com a perda de peso. De acordo com a médica, praticar mindfulness ao comer é uma delas. “Mastigue devagar e preste atenção nos sinais de saciedade”, ensina.
Leia: Saiba como o mindful eating auxilia na compulsão alimentar
Evitar bebidas alcoólicas, que são altamente calóricas e dificultam o processo de “secagem”, também é uma sugestão, além de fazer compressas frias ou drenagem linfática, técnicas que auxiliam na redução do inchaço.
Por fim, a profissional chama atenção para um detalhe em meio a tantas recomendações: “a direção é mais importante que a velocidade. Pequenos avanços diários trazem grandes resultados a longo prazo”.
“Estabeleça metas realistas. Isso evita frustrações e mantém você motivado”, reitera.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.