Médica dá dicas de como amenizar dores no corpo durante o home office
Isabela Dantas diz que, para prevenir ou amenizar as dores, é preciso adaptar a mesa de trabalho e redobrar a atenção com a postura
atualizado
Compartilhar notícia
Embora a pandemia de coronavírus já tenha “permitido” o nosso retorno às ruas e ao local de trabalho, algumas mudanças chegaram para ficar, como a adoção ao home office. Trabalhar em casa, até então, era algo incomum, mas acabou se tornando bastante frequente — e até desejado por muitos trabalhadores que passaram a preferir exercer as atividades profissionais no próprio lar, em vez de se deslocarem a um escritório.
Infelizmente, quanto ao trabalho remoto, há um preço a se pagar pela flexibilidade. É o caso das dores musculares e nas costas, além de problemas na coluna, que cresceram no período pandêmico.
Segundo um estudo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health, 41% dos trabalhadores em atividades a distância se queixam de dores lombares, enquanto 23,5% reclamam de dores cervicais.
Para a médica anestesiologista Isabela Dantas, especialista em Intervenção em Dor e membro do Comitê de Dor e Integrativa da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), os incômodos estão associados a hábitos prejudiciais à postura.
“Ao trabalhar em casa, é comum que as pessoas permaneçam na mesma posição por muitas horas, além de sentarem-se de forma errada e inclinarem a cabeça para utilizar dispositivos tecnológicos, como computadores e celulares”, afirma ela.
Segundo a profissional, para prevenir ou amenizar as dores, é preciso adaptar a mesa de trabalho e redobrar a atenção com a postura. “Ergonomia é fundamental. Isso pode ser melhorado ao utilizar materiais de escritório adequados, desde cadeiras a suporte para notebooks”, aponta a médica.
Truques
O primeiro passo, de acordo com a especialista, é manter a coluna ereta e apoiada no encosto da cadeira. “A região da lombar e os quadris também devem estar encostados na cadeira”, salienta.
Além disso, Isabela Dantas ressalta que o pescoço deve permanecer alinhado ao corpo, evitando que a cabeça fique inclinada para a frente. “É mais fácil manter essa postura se a tela do computador estiver na altura dos olhos. Um suporte ou livros empilhados podem servir de base de sustentação para notebook”, sugere.
Por fim, a médica indica que o trabalhador faça pausas intervaladas. “Aproveite para se levantar da cadeira e andar um pouco. O corpo gosta de movimento”, afirma.
Siga o perfil da coluna no Instagram.