Médica cita benefícios de suco acessível que ajuda a reduzir a pressão
A cardiologista Rafa Weiber explicou sobre as vantagens de consumir diariamente um suco com ativos que ajudam a reduzir a pressão arterial
atualizado
Compartilhar notícia
De olho nas descobertas dos estudos que encontram respostas para a melhoria da saúde, a coluna Claudia Meireles se deparou com uma pesquisa publicada pelo periódico Food Science and Nutrition, em 2019. A investigação analisou um suco acessível e os benefícios do consumo para o funcionamento do coração e a redução da pressão arterial.
O suco em questão é o de tomate sem sal. Conforme pesquisadores da Universidade Médica e Odontológica de Tóquio, no Japão, tomar a bebida diariamente oferece um leque de vantagens, sendo uma, a diminuição significativa da pressão arterial. Para entender melhor os benefícios da bebida, foi necessário acionar a cardiologista Rafa Weiber.
De acordo com a médica atuante em Brasília, o suco de tomate favorece o coração por conter compostos bioativos, dentre eles carotenóides como o licopeno. “Essa substância tem ação na manutenção da saúde, incluindo a prevenção da aterosclerose devido ao efeito antioxidante e anti-inflamatório”, explica Rafa.
A cardiologista menciona outra vantagem do consumo diário do suco de tomate. “A melhora na dislipidemia ocorre por dois mecanismos: a ação da vitamina A que suprime a atividade da acil-CoA: colesterol aciltransferase e a presença do ácido linoleico conjugado que mostra ter efeitos antidislipidêmicos”, esclarece a médica.
Segundo Rafa Weiber, o suco de tomate é uma “intervenção que pode contribuir com a saúde cardiovascular ao longo do tempo”. Quanto ao melhor horário para ingerir a bebida, a médica dá o seguinte conselho: “Para essas ferramentas nutricionais naturais, sugiro o consumo pela manhã no desjejum.”
“É uma forma de ativar o sistema digestivo que vem do jejum da noite com elementos saudáveis e naturais, com melhor absorção e aproveitamento pelo corpo”, salienta a cardiologista em relação ao horário de tomar o suco.
Estudo
Ao todo, 481 pessoas participaram da investigação e beberam o suco de tomate sem sal durante um ano. Antes e depois do período da pesquisa, os inscritos tiveram os marcadores de risco cardiovascular, como pressão arterial, perfil lipídico sérico e tolerância à glicose, rastreados.
Quem apresentava pré-hipertensão ou hipertensão, teve os níveis de pressão arterial “significativamente reduzidos” após a ingestão da bebida. O consumo médio diário de suco de tomate variou entre 84 e 215 ml, entretanto a maioria dos participantes preferiu beber em torno de 200 ml.
“A pressão arterial em 94 participantes com pré-hipertensão ou hipertensão não tratada foi significativamente reduzida. Além disso, o nível de colesterol de lipoproteína de baixa densidade sérico em 125 participantes com dislipidemia não tratada diminuiu significativamente”, escreveram os autores da pesquisa.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.