metropoles.com

Médica cita 2 suplementos “substitutos” do colágeno que ajudam a pele

Segundo a médica Roberta Zaffari, existem vitaminas e nutrientes importantes que podem beneficiar a pele e ajudar na produção de colágeno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Insta_photos/Getty Images
Foto colorida de mulher tomando comprimido. Ela está com um copo de água na mão - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher tomando comprimido. Ela está com um copo de água na mão - Metrópoles - Foto: Insta_photos/Getty Images

Cuidar da pele com o objetivo de amenizar as linhas finas envolve não se expor ao sol; manter a rotina de skincare; aplicar o filtro solar diariamente; tomar água; não fumar; e dispor de uma alimentação balanceada. Outra alternativa é apostar em produtos e tratamentos capazes de bioestimular a produção de colágeno pelo organismo.

Segundo a dermatologista Roberta Zaffari, de Porto Alegre (RS), existem vitaminas e nutrientes importantes que podem beneficiar a pele, e ainda ajudam na produção de colágeno pelo corpo. Uma dessas opções é o silício orgânico. A médica explica os benefícios de suplementar esse ativo.

Membro da Academia Americana de Dermatologia (AAD), Roberta frisa quanto ao silício orgânico ser um “mineral oligoelemento” com potencial de regular o metabolismo de vários tecidos, como favorecer o estímulo do colágeno e da elastina na pele. “Também contribui para o fortalecimento dos cabelos e unhas”, ressalta.

Foto colorida de mulher se olhando no espelho e pegando no rosto - Metrópoles
Alguns nutrientes e vitaminas têm o potencial de estimular a produção de colágeno e, consequentemente, beneficiar a saúde da pele

“Atua no aumento da produção de colágeno, o que melhora a estrutura da derme, como elasticidade e firmeza”, pontua a dermatologista a respeito do mineral. Outra vantagem de ingerir o silício orgânico está na capacidade da pele em reter água, conforme destaca a médica. O efeito desse benefício tende a deixar a cútis mais hidratada.

Roberta enfatiza que o suplemento dispõe da ação antioxidante, ou seja, protege as células da pele contra os danos causados pela radiação solar. “Além disso, auxilia na cicatrização, já que o silício orgânico promove a regeneração”, acrescenta a médica de Porto Alegre.

Outro suplemento citado pela dermatologista é a coenzima Q10. “Essa é uma opção de suplementação oral que atua na produção de energia nas mitocôndrias das células, o que pode ajudar na regeneração celular e, consequentemente, na saúde e aparência da pele”, esclarece Roberta Zaffari.

Foto colorida de mão com cápsulas de suplementos na mão. Tem uma garrafinha na mão também - Metrópoles
A coenzima Q10 é um suplemento que também favorece a beleza da pele

Beneficia ou não a pele?

De acordo com a dermatologista, não há estudos conclusivos que provem que a suplementação de colágeno atua diretamente na pele. “Por ser ingerido via oral, é distribuído por várias partes do corpo, o que deixa difícil afirmar sua eficácia em lugares específicos”, aponta Roberta.

A médica complementa sobre a suplementação oral, sozinha, não ser tão eficiente quanto os resultados esperados. Entretanto, a dermatologista pondera que a ingestão do ativo pode auxiliar na estimulação de colágeno quando alinhada a outros cuidados e tratamentos.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?