Masterchef: Tiago Correia assume a cozinha e ensina menu saboroso
Exclusivamente para a coluna, o relações-públicas preparou entrada, prato principal, salada, sobremesa e bebida. Veja as receitas deliciosas
atualizado
Compartilhar notícia
Conhecido por comandar a organização e assinar o mailing de importantes eventos, Tiago Correia adora assumir outro ofício quando pode: o de chef de cozinha. O relações-públicas é apaixonado por colocar a mão na massa e criar novos pratos para o deleite de familiares e amigos. O amor pelo preparo dos alimentos surgiu após morar sozinho e sentir falta de saborear delícias feitas na hora e em sua cozinha.
Não bastou muito tempo até Tiago virar aluno do chef Paulo Tarso nas aulas avulsas e esporádicas. Quando conseguiu um tempo na agenda, ele fez um curso completo com o renomado profissional. “Mudou completamente a minha vida e a relação com a cozinha e a comida”, destaca o RP.
Como não podia cortar, temperar e provar os quitutes em um lugar qualquer, Tiago montou uma cozinha conforme desejava: “Apesar de pequena, ela é bem pensada e ideal para guardar minhas louças. Gosto de boas panelas, bons talheres, pratos e copos. Tenho zelo por esses itens”. O cantinho do apartamento no Noroeste foi projetado pelo arquiteto Elder Galvão.
Por almoçar fora de casa, principalmente em restaurantes, Tiago gosta de fazer o jantar de três a quatro vezes por semana. “Amo preparar as refeições, abrir uma garrafa de vinho e colocar à mesa jogo americano, prato, copo de água, taça e talheres certinhos. É o momento de ter privacidade e aproveitar a minha companhia”, revela.
Segundo o relações-públicas, o hábito é uma experiência intimista diante da correria da rotina, claro, anterior ao período de confinamento social. Ele tem dividido os trabalhos com o fogão com a mãe, companhia de quarentena. Mexer algo nas panelas e provar o tempero das delícias feitas funcionam como uma distração, além das videoconferências com os amigos pelo aplicativo Zoom.
“Descoberta da vida. Sempre fui resistente à tecnologia, me encontrei”, enfatiza.
Tiago deixou de visitar pessoalmente os restaurantes na hora do almoço e passou a pedir as delícias via serviço de delivery. Por ser amigo de donos de empreendimentos, ele se vê na missão de contribuir durante o período difícil. La Porta Em Casa, Caminito Parrilla e Restaurante Universal são alguns dos endereços gastronômicos que recebem pedidos do relações-públicas.
Atendendo a pedidos, inclusive da coluna Claudia Meireles, Tiago preparou um menu vegetariano com direito a entrada, prato principal, salada, sobremesa e bebida. Uma dica do RP é extrair a criatividade na hora de montar a mesa, principalmente nestes dias de isolamento social.
“Não perca a oportunidade de fazer refeições saudáveis com mesas bem coloridas. Crie um ambiente de aconchego na hora de comer ao longo da quarentena. Se for à noite, acenda uma vela. Esses hábitos mantêm o coração aquecido e a chama de esperança acesa para passar por estes dias inesperados da melhor forma”, pondera Tiago.
Confira as receitas!
Sanduíches de cottage com cenoura
Ingredientes
4 pãezinhos tipo brioche ou australiano
1 chávena de queijo tipo cottage
1 cenoura média ralada
½ chávena de azeitonas verdes sem caroço e picadas
1 colher de sobremesa de mostarda
Azeite
Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Juntar todos os ingredientes em um bowl, misturar, rechear os pãezinhos e servir.
Saladinha de tomates-cereja e muçarela de búfala
Ingredientes
1 porção de tomates-cereja
1 porção de queijo tipo muçarela de búfala “bolinha”
Azeite
Tomilho desidratado
Modo de preparo
Em um recipiente, arrumar os tomates e a muçarela. Regar com azeite, salpicar o tomilho e servir.
Uma dica: fazer porções individuais.
Espaguete ao creme de açafrão com alcachofra
Ingredientes
350g de espaguete número 5 grano duro (ou a massa de sua preferência)
300g de alcachofra em conserva
2 folhas de louro
Azeite
Sal
1 chávena de creme de leite para cozinhar
2 dentes de alho
Coentro ou salsinha a gosto
Queijo pecorino ralado a gosto
1 colher de açafrão-da-terra (cúrcuma)
Modo de preparo
Colocar a massa para cozinhar em água fervente com o louro. Após o cozimento (verificar o tempo na embalagem), escorrer e reservar. Para o molho, amassar o alho e refogá-lo no azeite. Acrescentar o açafrão-da-terra e o creme de leite. Em seguida, reservar.
Partir as alcachofras ao meio e grelhar no azeite até que fiquem bem douradas. Na montagem do prato, coloque a massa em uma travessa, cubra com o molho e, por último, as alcachofras. Finalize com coentro ou salsa e queijo pecorino.
“O espaguete é uma receita minha, fiz na hora com o que tinha no armário. Ficou sensacional. Usei açafrão na massa, uma referência às minhas origens goianas, sempre busco valorizá-las”, enfatiza o RP.
Maçãs assadas ao vinho do Porto (Receita da embaixatriz Mônica Fonseca)
Ingredientes
4 maçãs golden
2 cálices de vinho do Porto para regar
1 chávena de açúcar cristal para polvilhar
1 chávena de uva passas escura sem sementes
Canela a gosto
Cravo a gosto
1/2 chávena de amêndoas
1 chávena de creme de leite fresco
Modo de preparo
Descasque as maçãs, retire as sementes e divida-as em 4 partes. Em seguida, coloque-as em uma travessa que possa ir ao forno. Regue com o vinho do Porto. Polvilhe o açúcar e a canela. Espete o cravo em alguns pedaços de maçã. Cubra com papel alumínio.
Levar ao forno baixo por 30 minutos. Depois, retirar o papel alumínio e deixar descansar por 10 minutos já com o forno desligado. Colocar as amêndoas e o creme de leite na hora de servir. Um truque saboroso: consumir ainda morno.
“A receita das maçãs, recebi da embaixatriz Mônica Fonseca. Ela gravou um vídeo para que eu reproduzisse em minha cozinha. É uma sobremesa fácil”, conta Tiago.
Água saborizada
Ingredientes
3 ramos de alecrim
1 limão siciliano
1,5 litro de água com gás
Gelo a gosto
Modo de preparo:
Juntar todos os ingredientes em uma jarra, misturar e servir.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.