Máscaras faciais noturnas fazem “milagres” enquanto dormimos? Descubra
Em conversa com a dermatologista Lucyanna Baracat, a coluna desvendou a verdade por trás das máscaras faciais noturnas
atualizado
Compartilhar notícia
A rotina de cuidados com a pele abrange algumas etapas, como limpeza e hidratação. Do momento em que despertamos ao momento em que deitamos na cama para dormir, o nosso rosto recebe diferentes tratamentos e dermocosméticos. No entanto, a coluna Claudia Meireles levanta alguns questionamentos: seria necessário ter uma rotina de beleza noturna? Isso facilitaria os cuidados com a cútis? Produtos que agem enquanto dormimos são eficazes?
Em conversa com a dermatologista Lucyanna Baracat, a coluna desvendou a verdade por trás das máscaras faciais noturnas que prometem fazer “milagres” em nossa pele. Os produtos estão disponíveis no mercado, mas será que colocando isso em prática dá para acordar pela manhã e notar alguma diferença na derme?
Na opinião da especialista, sim. “Essas máscaras noturnas são desenvolvidas exatamente para que possamos passar a noite toda com o produto no rosto e ele possa agir enquanto dormimos”, diz ela. Segundo Lucyanna, os principais benefícios desses itens são hidratação e clareamento da pele e efeito detox. “Recomendo o uso até três vezes na semana”, ensina.
Visto que muitas pessoas, especialmente as mulheres, passam a maior parte do tempo com produtos aplicados na face, o ideal não seria deixar a pele “respirar” no período noturno? De acordo com a médica, a cútis necessita, sim, passar um tempo sem maquiagem para que os poros não fiquem a maior parte do tempo obstruídos, aumentando, assim, a sua oleosidade. “Para isso, uma boa limpeza diária com o sabonete específico para o seu tipo de pele se torna indispensável. Por isso, sempre lembro as minhas pacientes que nunca devemos dormir com a make”, fala ela.
Embora as máscaras faciais noturnas promovam hidratação na derme, Lucyanna lembra que elas não devem ser usadas diariamente, a fim de evitar o excesso de oleosidade. A dermatologista recomenda duas opções disponíveis no Brasil: Máscara Noturna Sisley Velvet e Tratamento Noturno Shiseido White Lucent.
Aos amantes de receitas caseiras, a profissional dá a dica: “Máscara caseira de mel com iogurte é uma boa opção para hidratar a pele. Basta misturar os dois ingredientes e passar na pele com auxílio de um pincel e deixar agir por 20 minutos. Sempre lembrar de higienizar a pele antes da aplicação de máscaras, ação fundamental para a ação dos produtos que serão aplicados em seguida”, compartilha.
O que não pode faltar em uma rotina de skincare
Para Lucyanna Baracat, uma rotina de skincare ideal requer: sabonete próprio para a pele, tônico, sérum específico, hidratante, vitamina C e filtro solar. A médica explica que muitos pacientes pensam que cútis oleosa não demanda hidratação, o que é um erro. Ainda, a vitamina C tem poder antioxidante, e seu uso é recomendado pela manhã. Já o filtro solar também deve ser adaptado ao tipo de pele de cada pessoa.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.