Marquês Giacomo Cattaneo realiza degustação de vinhos em Brasília
Na quarta-feira (28/8), Marquês Giacomo Cattaneo apresentou na capital rótulos exclusivos de sua vinícola, a Castello di Gabiano
atualizado
Compartilhar notícia
Na última quarta-feira (28/8), o marquês Giacomo Cattaneo Adorno, renomado produtor de vinhos da região de Piemonte, na Itália, desembarcou na capital federal com rótulos exclusivos de sua vinícola, a Castello di Gabiano.
A fim de dar ênfase à bebida de Baco, foi criado um menu degustação em seis etapas no restaurante Piselli, no Lago Norte. A experiência, pautada pelo primor piemontês, celebrava também os 20 anos de fundação da casa gastronômica, original de São Paulo.
Sabores memoráveis
Segundo o restaurateur do Piselli, Juscelino Pereira, a experiência foi desenvolvida para levar os amantes da alta gastronomia a uma verdadeira viagem aos sabores e aromas da região ao norte da Itália.
A preparação de algumas das delícias da cidade natal de Giacomo não foi uma tarefa difícil para a equipe do restaurante. “O Piemonte tem grandes vinhos e uma gastronomia refinada. Representar essa cultura e trazer o DNA da culinária de lá para Brasília, no coração do Brasil, é um privilégio”, afirmou Juscelino.
Para Giacomo, poder compartilhar os sabores das uvas exclusivas de sua terra com um jantar típico é uma grande emoção.
“Fazer parte de uma história que reflete a tipicidade e a nobreza dos vinhos do Piemonte é importantíssimo. Cada rótulo traz consigo a história, o trabalho das pessoas e o respeito à natureza, que nos permite preservar as melhores safras desde 1945”, comemora.
Parceria com Marquês Giacomo Cattaneo
No início do encontro enogastronômico, foi servido um refinado canapé vitello tonnato, uma combinação de vitela com molho de atum, harmonizado com o Corte Piemonte Monferrato Bianco Corte DOC, um vinho branco leve e refrescante.
Menu degustação
Após a recepção, os convidados, já dispostos no salão, puderam conhecer as outras combinações preparadas para a noite. Para entrada, a equipe desenvolveu um carpaccio de peixe branco curado, servida em finas lâminas.
Para dar charme e sabor ao preparo, o peixe ganhou o toque de ovas frescas e da erva-doce. O rótulo escolhido para harmonizar com o pedido foi o O’ Cona’ Coronata Val Polcevera Villa Cambiaso DOC, outra opção de vinho branco.
Seguindo para a terceira etapa, os convidados se deleitaram com a carne cruda, um filé-mignon picado na faca, servido com um suave zabajone trufado, uma iguaria que casou com o vinho tinto Ruvo Grignolino Del Monferrato Casalese DOC.
A sofisticação do prato deu espaço para a chegada do tradicional agnolotti del plin di maiale, uma massa fresca piemontesa recheada com carne de Duroc, banhada em molho do próprio assado e finalizada com sálvia crocante. O prato foi acompanhado pelo o Piselli Selezione Rubino Di Cartavena.
Para a quinta etapa, os invitados puderam saborear do brasato di guancia con polenta, feito a partir da bochecha bovina cozida lentamente em vinho tinto, que se desmanchava na boca.
O prato acompanhou uma polenta em duas texturas, harmonizado com o vinho tinyo Adornes Barbera D’sti Superiore DOCG. Finalizando a noite,o chef trouxe à mesa a clássica sobrebresa feita de amaretto, cacau e café.
Veja os highlights do evento no vídeo:
Confira quem esteve presente na experiência enogastrônomica, pelo olhar de Luh Fiuza:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.