Marquês de Gabiano vem a Brasília apresentar vinhos no Piselli
Políticos, empresários e jornalistas do ramo gastronômico prestigiaram o jantar. A colunista ficou feliz com um evento inesperado
atualizado
Compartilhar notícia
Marquês de Gabiano, Giacomo Cattaneo Adorno está à frente da fabricação dos premiados vinhos da Castello di Gabiano, selo de origem italiana da região de Piemonte. Na quarta-feira (18/8), o produtor apresentou rótulos deliciosos em um jantar de degustação no restaurante Piselli, em Brasília. A coluna Claudia Meireles marcou presença no evento e obteve uma bela surpresa.
O evento contou com o prestígio de políticos, empresários e jornalistas do ramo gastronômico. Comandado pelo restauranteur Juscelino Pereira, o Piselli fez os presentes saborearem o melhor da gastronomia italiana. Quando os convidados harmonizaram os pratos servidos com os rótulos da Castello di Gabiano, suspiraram pela combinação de sabores. Um jantar inesquecível, conforme frisaram ao longo do evento, enquanto degustavam as delícias.
“A futura produção de alguns vinhos milenares reside na capacidade de aliar tradição e inovação”, destaca Giacomo sobre a fabricação. Ao todo, foram servidos quatro rótulos da Castello di Gabiano no jantar degustação no Piselli. São eles: o Adornes, da safra de 2015; o Rubino di Cantavenna, 2016; o Matilde Giustiniani, 2015; e o Piemonte Chardonnay Castello, 2017.
O evento ocorreu na Sala JK, espaço privativo da casa gastronômica que homenageia o ex-presidente Juscelino Kubitschek. Dentre os convidados, estavam o embaixador da Itália, Francesco Azzarello, e a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. Trazendo o selo da Castello di Gabiano, os rótulos foram harmonizados com pratos famosos da casa, como o tartare di tonno, raviolli alla piemontese, risotto montalcino e agnello al tartufo. De sobremesa, os convidados degustaram gelatina di grappa e frutti di stagione.
Bela surpresa
Dentre tantas coincidências, a colunista Claudia Meireles aceitou o chamado feito por Juscelino e Renata Pereira para participar da noite de degustação. Mal sabia a convidada que iria reencontrar uma amigo de longa data, no caso, Giacomo Cattaneo Adorno. Há anos sem se falar, a dupla havia perdido o número de telefone um do outro. Claudia conheceu o marquês de Gabiano à época em que morou na Europa e, quando se deparou com o produtor dos premiados rótulos, ficou bastante feliz.
História
Mais detalhes tornaram a noite ainda mais memorável. Giacomo Cattaneo Adorno contou a história de amor dos avós que atualmente se perpetua na fabricação dos premiados vinhos pela região italiana de Piemonte. O produtor nasceu no país europeu, mas foi criado no Rio de Janeiro. Detentor do título de marquês de Gabiano, ele vive na ponte aérea entre as duas nações e não perde a oportunidade de destacar a paixão pela bebida por onde passa, por exemplo, o evento no restaurante Piselli.
Na noite de degustação, os convidados puderam passear virtualmente pelas dependências do castelo Gabiano, onde são fabricados os rótulos. Fixada na Sala JK, uma tela mostrou imagens do local que remonta milhares de anos. A propriedade abrange 260 hectares, dentre os quais há 20 destinados aos vinhedos. Fora a produção dos vinhos, o monumento histórico atrai visitantes pelo misterioso labirinto, situado no centro de um jardim. Os interessados podem se hospedar na fortaleza milenar. Saiba como clicando aqui.
Piselli
Sempre muito cordial e receptivo, Juscelino Pereira recebeu os convidados no Piselli ao lado da mulher, Renata Russo Pereira. Os anfitriões fizeram as honras do espaço gastronômico. Além de vinho, a noite de degustação foi regada a conversas agradáveis, e claro, brindes. A colunista Claudia Meireles define a degustação como “inesquecível” e de “altíssima qualidade”, sem contar a oportunidade de reencontrar o grande amigo Giacomo.
Confira os cliques da degustação de vinhos:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.