metropoles.com

Mark Fleischman, do Studio 54, morre por suicídio assistido na Suíça

O lendário empresário da vida noturna conviveu com artistas famosos, lendas do rock, magnatas dos negócios, estrelas de cinema e políticos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sylvain Gaboury/Getty Images
Design sem nome (2)
1 de 1 Design sem nome (2) - Foto: Sylvain Gaboury/Getty Images

Faleceu, nesta quarta-feira (13/7), o ex-empresário da badalada Studio 54, Mark Fleischman, aos 83 anos.  Segundo o Mail Online, ele optou por morrer por suicídio assistido, na Suíça, após sofrer uma batalha de seis anos contra uma misteriosa doença neurológica que o deixou em estado vegetativo. Sua decisão de tomar a dose letal foi anunciada em junho, com a ajuda de um grupo suíço chamado Dignitas.

Preso em uma cadeira de rodas, Fleischman disse ao o The New York Times: “Eu não posso andar, minha fala está f***** e não posso fazer nada por mim mesmo. Minha esposa me ajuda a ir para a cama e eu não consigo me vestir ou calçar meus sapatos. Estou tomando uma saída suave. É a saída mais fácil para mim”.

Nascido e criado em Long Island, Mark formou-se na Escola de Administração Hoteleira de Cornell (EUA). Começou sua carreira como oficial da marinha no comando do Officer Club na base em Nova Jersey, antes de começar a abrir hotéis, restaurantes e boates na cidade de Nova York.

Mark Fleischman assumiu a lendária Studio 54 e conviveu com grandes artistas
Mimi Fleischman e Mark Fleischman

O lendário empresário da vida noturna assumiu a discoteca depois que seus primeiros proprietário, Ian Shrager e Steve Rubell, foram presos por fraude fiscal em 1980. Ele comemorou a noite de reabertura do clube enviando 5 mil convites na forma de uma pequena lâmpada chamando o público para o ‘reacendimento do Studio 54’. Os nova-iorquinos saíram em massa, tanto que mais de 10 mil pessoas apareceram na porta e o corpo de bombeiros teve que fechar o quarteirão inteiro, de acordo com informações do Mail Online.

Localizada em Manhattan, a boate foi inaugurada em 1977 e era um local de glamour, libertinagem, drogas e disco music. Sua fama ganhou as manchetes do mundo. Grupos como Village People, Donna Summer e James Brown faziam performances ao vivo.

Donovan Leitch, Gail Evertz e Mark Fleischman
Raquel Welch, Steve Rubell e Mark Fleischman na Studio 54 em 1981

Como proprietário do clube, Fleischman conviveu com artistas famosos, lendas do rock, magnatas dos negócios, estrelas de cinema e políticos poderosos. Grandes nomes, como Andy Warhol, Elizabeth Taylor, Mick Jagger, Grace Jones, Michael Jackson, Calvin Klein, Elton John, John Travolta, Brooke Shields, Tina Turner e o jogador brasileiro, Pelé frequentaram o espaço.

Em 1884, Mark vendeu o local para novos proprietários. O espaço chegou a funcionar apenas como casa noturna, mas não resistiu e fechou as portas em 1986.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?