Maristella Amorim fala sobre empreendedorismo, carreira e projetos
A coluna conversou com a mineira radicada em Brasília, que é modelo, maquiadora, empresária e flerta com o marketing de influência
atualizado
Compartilhar notícia
Em um primeiro momento, pode parecer impossível a ideia de ter três empregos, quando um deles é o empreendedorismo. Contudo, há quem consiga colocar em prática. É o exemplo de Maristella Amorim, mineira radicada em Brasília, que, com 28 anos, é modelo, maquiadora e empreendedora.
Seu primeiro emprego foi ainda aos 14 anos, quando, após passar em na seletiva de um concurso e viajar para São Paulo, conseguiu entrar para o catálogo de modelos de uma das maiores agências do Brasil e do mundo. “Estava a pouco tempo de fazer 15 anos e pedi de aniversário para meu pai o meu book e a viagem para São Paulo, e fui para lá pela primeira vez. Não passei para a final, só que acabei entrando na agência”, conta.
Vinda de Presidente Olegário, no interior de Minas Gerais, Maristella encontrou resistência do pai sobre sua entrada no mundo da moda. Mesmo assim, foi ele quem a ajudou no início da carreira. “O início do trabalho de modelo é difícil, a gente não ganha o suficiente para cobrir os custos, então contei com ele. Hoje eu tenho consciência de que ele não tinha condições, mas fazia de tudo para me ajudar a seguir esse sonho”, lembra.
E pela capital paulista ela ficou até os 17 anos, quando teve a oportunidade de ir pela primeira vez ao exterior. Maristella passou 9 meses na Ásia, onde dividiu o tempo entre Shanghai, Singapura e Pequim. “Foi uma experiência fantástica. Não teria condições de ir se não fosse a trabalho, então foi incrível, me trouxe muito crescimento”, diz.
De volta ao Brasil
Ao fim da temporada na China, voltou para sua cidade, mas não conseguiu ficar por muito mais tempo. Já acostumada com o ritmo e as oportunidades da cidade grande, decidiu que queria mais. E sua próxima parada foi a capital federal, que, de um simples destino para passar o carnaval, passou a ser sua nova morada.
“Vim passar o carnaval com uma amiga e recebi um convite para ser vendedora no salão onde trabalho atualmente, o Desiderata. Mais que depressa aceitei e logo estava morando aqui. Trabalhei cuidando de noivas e ficando na recepção”, conta.
Apesar de, à época, já ter feito um curso de maquiagem, Maristella adiou o quanto pôde para começar a maquiar. O motivo? As maquiagens pesadas que estavam na moda e iam de encontro ao que ela gostava de fazer: maquiagens leves, que não transformassem as mulheres.
Hoje, no entanto, é justamente por sua pegada leve e natural que a empresária é procurada. Tanto para maquiagem quanto para design de sobrancelhas (mais uma função que ela desempenha). “Fico muito feliz por essa naturalidade hoje estar em alta. No início, perdia muitas clientes por não afinar muito ou fazer uma sobrancelha muito desenhada, por exemplo. E hoje é por conta desse meu estilo que as pessoas sentam na minha cadeira”, afirma.
Stella e empreendedorismo
Ainda quando trabalhava de recepcionista, Maristella começou a vender semijoias junto a uma sócia. O início do empreendimento foi tímido e despretensioso, e a qualidade atual da marca veio aos poucos, com muita pesquisa e processos de tentativa e erro.
“Começamos com muito pouco, não tínhamos uma cartela de fornecedores, não peguei contato com ninguém. Fui fuçando, vendo o que era bom e aumentando a qualidade dos meus produtos à medida que conseguia ter um giro maior”, lembra a mineira, que afirma até hoje receber clientes antigas para dar banhos de ouro em algumas de suas primeiras peças.
E assim surgiu a Stella, hoje já estabelecida no mercado brasiliense e com produtos de encher os olhos de qualquer fã de semijoias. Inicialmente como uma sociedade, hoje a marca é apenas de Maristella, que conseguiu, em plena pandemia, levar o negócio adiante e comprar a parte da ex-sócia.
Ver essa foto no Instagram
Mesmo com o sucesso, ela garante não ser uma empreitada fácil. Ainda assim, gratificante. “Hoje, eu tenho total certeza de que é o meu mundo mesmo, é o que eu amo. Eu trabalho muito, sempre tô trabalhando. Não tiro folga, se precisar eu trabalho no domingo, então eu realmente gosto. É aquela frase: ‘Trabalhe com algo que você ame e você nunca vai precisar trabalhar’”, diz.
Planos
Já bem sucedida em três áreas distintas, Maristella ainda tem vontade de experimentar coisas novas. Uma delas é o trabalho de influenciadora digital. Apesar de não se considerar oficialmente uma influencer, a bela flerta com a profissão e tem planos de se profissionalizar na área – sem nunca perder a espontaneidade e o compromisso de apenas indicar o que gosta e acredita.
Pensa que acabou? Claro que não. Além de modelar, comandar uma empresa, maquiar e ser influencer, ela ainda tem vontade de fazer teatro. “É algo que, por enquanto, só penso. Não sei nem se tenho tempo para investir nisso”, afirma.
“Comece”
Com um início de carreira cheio de inseguranças e medo, Maristella conta que sua maior dificuldade na caminhada não foi a pouca idade, mas sim a falta de confiança em si mesma. “Tive muita dificuldade em acreditar em mim, no meu potencial e que eu conseguiria fazer tudo que faço hoje”, lembra.
Mesmo assim, ela nunca deixou que isso a paralisasse. “Lembro como se fosse ontem do meu primeiro dia de trabalho. Minha insegurança, meu medo de conversar com a cliente. Mas nunca deixei de fazer. Me tremia, mas ia”, conta.
Por isso, para as mulheres que almejam uma carreira bem-sucedida, o conselho de Maristella é: comece.
“Por muito tempo eu me sabotei falando ‘quando eu tiver isso, vou começar isso’, e coisas do tipo. E eu tenho aprendido cada dia mais que nem sempre a gente precisa ter tudo pra fazer o que a gente deseja, o mais importante é começar”, finaliza.