Margarida Kalil assume presidência da Casa do Candango e frisa legado
Quem está à frente da Casa do Candango é Margarida Kalil. Atualmente, a instituição social atende 335 crianças e 50 idosos
atualizado
Compartilhar notícia
“Eu desejo que a Casa do Candango se transforme em um exemplo de projeto social para o mundo”, sustenta Margarida Kalil. Ela assumiu a presidência da iniciativa voltada ao trabalho com crianças, na Asa Sul, e ao abrigo para idosos o Lar São José, em Sobradinho. Para começar a se organizar quanto às missões a serem executadas, a nova gestora orquestrou uma reunião com conselheiros e colaboradores da instituição na tarde dessa quinta-feira (3/11).
Entre os presentes na reunião estava a ex-governadora do Distrito Federal Maria de Lourdes Abadia e o marido e a filha de Margarida, Ronaldo Posada e Carol Kalil, respectivamente. Primeiramente, os participantes conferiram detalhes das ações realizadas na Casa do Candango e iniciativas futuras a serem implementadas. Após ficarem por dentro dos trabalhos feitos no projeto, todos puderam degustar um delicioso lanche preparado por Maria Eliete de Souza. Ela trabalha na instituição há 45 anos.
Em entrevista à Coluna Claudia Meireles, Margarida contou que almeja “fazer o melhor” durante o mandato. “Me foi passado o bastão e eu preciso me superar. O legado da Casa do Candango é em prol do bem maior e do trabalho pelo mais necessitado”, defende. Na avaliação da gestora, a instituição oferece “oportunidade e esperança” para quem precisa de apoio. “Que todos possam nos ver e queiram fazer algo por pessoas em situação de vulnerabilidade”, atesta.
De acordo com a presidente, os trabalhos na Casa do Candango começaram em 1958. A princípio, recebiam apenas crianças. Em 1973, a instituição expandiu a atuação e passou a acolher idosos. O local para abrigar pessoas da terceira idade recebeu o nome de Lar São José, situado em Sobradinho. Atualmente, o projeto social atende 335 crianças e 50 idosos, conforme conta a diretora pedagógica da iniciativa Solange Marçal. Ela começou a trabalhar na iniciativa em 2014.
A diretora pedagógica passou a trabalhar na instituição à época em que a embaixatriz Lúcia Flecha de Lima estava à frente da Casa do Candango. A filantropa morreu em 2017. “É emocionante ver as crianças e poder cuidar delas, porque são o futuro do nosso país. Ao mesmo tempo, também apoiar aqueles que tanto contribuíram para o DF”, enfatiza. Segundo Solange Marçal, uma pedagoga foi acolhida durante a infância e retornou para atuar profissionalmente na instituição.
Reformas
À coluna, a presidente e a diretora pedagógica partilharam a respeito de algumas necessidades urgentes tanto na Casa do Candango quanto no Lar São José. Eles precisam de reformas no banheiro e no refeitório dos funcionários. Atualmente, o espaço, onde os colaboradores almoçam na creche, é dividido com a lavanderia, razão para receberem uma aviso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O entidade do governo pediu que separem as áreas o quanto antes.
No abrigo dos idosos, o ambiente da cozinha fica próximo à área de lavar roupas e itens. A Anvisa pediu que os dois ambientes “fiquem distantes” um do outro.
Confira os cliques:
Casa do Candango
Telefone: (61) 3225-9060
E-mail: contato.@casadocandango.org.br
Site: casadocandango.org.br
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.