metropoles.com

Marco Antônio Vieira oferece novo curso on-line sobre Crítica de Arte

Doutor em história da arte, Marco Antônio irá ministrar curso que começará no próximo dia 19. As inscrições estão abertas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
@vieiramarcoantonio/Reprodução/Instagram
Professor Marco Antônio Vieira
1 de 1 Professor Marco Antônio Vieira - Foto: @vieiramarcoantonio/Reprodução/Instagram

Quando o assunto é história da arte, um dos especialistas mais respeitados em solo tupiniquim responde por Marco Antônio Vieira. Doutor na área pela Universidade de Brasília (UnB), ele irá ministrar o curso on-line Crítica de Arte: razões e resistências. Oferecida pelo Adelina Instituto, a formação está com as inscrições abertas e terá início no próximo dia 19. Ao todo, serão seis encontros, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h. Para se inscrever, clique aqui.

Em entrevista à coluna Claudia Meireles, Marco Antônio deu detalhes do curso. Ele estruturou a formação a partir de toda a genealogia histórica. “Apresentarei quais são os textos que marcam o campo de saber da crítica de arte, desde a antiguidade até principalmente o século 18, momento em que já existe a figura do crítico de arte. Também trarei o que acontece no século 19, porque é um momento em que o terreno da arte vai sofrer uma série de abalos sísmicos”, explica.

Curso Marco Antônio Vieira
Arte de divulgação do curso do professor Marco Antônio Vieira

O curso também trará a arte na contemporaneidade, momento em que a área precisa se abrir para interdisciplinaridade e interartiscidade, conforme esclareceu Marco Antônio: “O indivíduo que deseja, digamos assim, abraçar a crítica de arte como ofício, não deve se familiarizar apenas com os campos da teoria, crítica e história da arte, mas também com a psicanálise, antropologia, sociologia, estudos de gênero, entre outros”.

Ao ponto de vista, Marco Antônio completou que quem almeja envolver-se com a crítica de arte precisa ter a compreensão para além dos suportes que a consagraram historicamente. “Não é apenas pintura ou escultura, é performance, inclusive alguns artistas operam em uma zona fronteiriça entre teoria e arte”, descreve. Marco Antônio definiu que a área tornou-se “um campo em permanente transmutação”.

Entrevista professor Marco Antônio Vieira
Doutor em história da arte pela UnB, Marco Antônio deu detalhes do curso
Mais detalhes

Na avaliação do professor, a crítica de arte se encontra em uma situação delicada no Brasil, por não ter profissionais que escrevam exclusivamente sobre o assunto dentro do espaço midiático. “O curso nasce da tentativa de pensar todas as questões apresentadas, mas também, em certo sentido, de apostar na existência da crítica de arte, a despeito das dificuldades, e na circulação de um pensamento crítico, principalmente no nosso país no momento”, esclarece.

“O curso vai fornecer uma espécie de uma breve história da crítica de arte, em diferentes momentos da história da arte. Não vamos pensar só no Hemisfério Norte, mas também no Brasil. Trazer um pouco das contribuições de importantes críticos brasileiros, como Mário Pedrosa, Gloria Ferreira e Rodrigo Naves. Haverá dois módulos, e as duas últimas aulas serão mais práticas. Tentarei fazer com que os alunos permitam-se ouvir as obras e dialoguem com as suas próprias vozes enquanto críticos”, explica Marco Antônio.

Crítica de arte

Ao longo da explicação, o professor fez uma definição do que vem a ser crítica de arte: “Eu diria que é um esforço de interpretação das obras, objetos e de suas manifestações. Surge como ‘mediação’ entre obras, que se afastavam do modelo acadêmico no século 19, e o público burguês, que consumia arte e visitava as exposições desde então”.

Marco Antônio Vieira
Marco Antônio atua como professor de graduação e pós-graduação

Segundo Marco Antônio, a crítica de arte também é um “gênero que flutua entre a teoria e a literatura”. No bate-papo, o especialista contou que o curso foi pensado a partir de alguns questionamentos: “São várias inquietações que rondam esse campo de saber. A primeira delas tem a ver com a própria definição do que é arte. Eu diria que o desafio inicial do curso tem a ver justamente com esse conceito. Tradicionalmente, essa especialidade surgiu para tentar pensar a arte e emitir juízos críticos, estéticos e analíticos sobre o assunto”.

Aulas

A seguir, confira a programação do curso:

Aula 1 (19/8) – Uma breve história da crítica de arte no Ocidente e no Brasil
Aula 2 (26/8) – Uma breve história da crítica de arte no Ocidente e no Brasil
Aula 3 (2/9) – A escrita crítica: fundamentos
Aula 4 (9/9) – Razões e resistências da crítica de arte
Aula 5 (16/9) – Exercícios de escrita crítica
Aula 6 (23/9) – Exercícios de escrita crítica

Se você deseja participar do curso, mas não pode, devido ao horário, não se preocupe: o conteúdo será gravado e enviado aos inscritos. As aulas começarão na quinta-feira (19/8), às 19h, por meio da plataforma Zoom. O link será disponibilizado um dia antes do início da formação. Para informações e inscrições, clique aqui.

Sobre Marco Antônio

Doutor em teoria e história da arte, Marco Antônio Vieira concorreu ao Prêmio Capes, em 2019, pela tese História(s) da Arte e o Sintoma Alegórico: Por uma Releitura de Winckelmann. Mestre em teoria literária, ele atua como professor de graduação e pós-graduação em diversas cidades brasileiras, como Brasília, Belo Horizonte, Londrina e São Paulo. Desde 2007, o expert dedica-se ao trabalho de curador independente, e já assinou a curadoria de exposições com obras de Athos Bulcão, Vik Muniz e Rubem Valentim.

Também autor de textos críticos e curatoriais para catálogos de arte, Marco Antônio ministra cursos de várias especialidades e está disponível para a análise de formações customizadas, além de oferecer acompanhamento para artistas. Interessados podem entrar em contato com o doutor em história da arte pelo perfil do Instagram @vieiramarcoantonio.

Marco Antônio Vieira
Marco Antônio Vieira é um profissional reconhecido em todo o país

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?