Maquiar-se para o parto é algo positivo para as mamães? Expert analisa
O hábito de se maquiar para o momento do parto é uma tendência que ganhou até hashtag: #birthingmakeup. Entenda a discussão por trás!
atualizado
Compartilhar notícia
Sabe aquela exceção que nós abrimos ao ir rapidamente à padaria, por exemplo, desarrumados, mas acabamos encontrando justamente aquela pessoa que não deveria nos ver dessa forma? Sim, é natural do ser humano querer estar sempre bem apresentável aonde quer que vá. A questão, desta vez, é que até as mamães que estão nas salas de parto prestes a darem à luz também se preocupam com a aparência no momento de receber o bebê no colo, especialmente se houver foto ou filmagem.
No mundo das celebridades, a cena é comum. Vira e mexe, vemos alguma publicação de famosas segurando os herdeiros no colo com a pele impecável, as bochechas coradas e os cílios volumosos. Hannah Elizabeth, estrela do reality Love Island, é uma delas. Em 2019, ela compartilhou um clique no Instagram que repercutiu tanto positiva quanto negativamente. Na imagem, a loira aparece toda produzida, poucas horas depois de passar por uma cesariana.
Veja:
Ver essa foto no Instagram
“Eu te amo, mas essa é uma exibição tão irreal do que o parto realmente é para a maioria das mulheres. Eu vejo tantas mulheres comentando que gostariam de parecer [sic] assim quando deram à luz, mas ninguém se parece com isso, nem mesmo você, daí a maquiagem. Por favor, faça um favor a outras mulheres e publique como você é da próxima vez”, comentou um seguidor.
Por outro lado, algumas mulheres defenderam a famosa, respondendo que elas também usaram maquiagem para o nascimento de seus bebês e que estava “tudo bem” em querer se sentir bem após o parto.
“Eu odeio todas as fotos minhas com meu filho nas primeiras semanas e depois do parto porque eu parecia tão rude, se eu pudesse parecer glam assim, adoraria as fotos e as colocaria em todos os lugares. Tão adorável como você queria causar tal impressão em seu bebê, ninguém deveria ter que comprometer quem eles são ou o que eles gostam para os outros ou porque é a ‘norma’”, disse uma seguidora.
Heidi Montag é outro nome da televisão que “causou” na internet. No final do ano passado, ela divulgou um vídeo no TikTok de sua maquiadora trabalhando na sala de parto. Quase 7 milhões de usuários da rede social visualizaram a publicação:
@heidimontag It’s about time… #labor #laboranddelivery #pregnant #fyp #getready #makeup #makeuptutorial ♬ About Damn Time – Lizzo
Tiktokkers como @laedout, @dvtsroxii e @beautybyjecza também aderiram à trend, com vídeos que mostram até elas mesmas se produzindo para a ocasião.
@laedout #princessbirth#laboranddelivery #successfultolac #successfulvbac #introductionchallenge #queenmama #palacebehaviour #meetingmydaughter #bdaychallenge ♬ Live Your Best Life (Do it Like Its Yo Bday) – Joseline Hernandez
Embora a produção glamorosa durante o parto pareça ser algo distante (ou exclusivo das beldades de Hollywood), as redes sociais têm mostrado que isso tem sido cada vez mais frequente e mais comum do que imaginamos. A tendência já ganhou até hashtag no TikTok: #birthingmakeup.
@lorenjadeewebb #labor #makeup #labormakeup #laborlooks #laboranddelivery #fyp ♬ original sound – Valeria Voronina
De fato, a maquiagem de parto não é um hábito tão novo. Em meados de 1900, as mulheres eram estimuladas a preservar-se “imaculadas” o tempo todo e manter-se em um nível de “exibição” para os seus respectivos maridos, mesmo recém-saídas da sala de parto. A realeza, então, segue o mesmo caminho. Já é tradição as mamães do Palácio posarem para as câmeras do lado de fora da maternidade após darem à luz seus bebês reais.
Segundo a edição inglesa da Glamour, uma pesquisa da Cosmetify mostrou que, em 2019, 68% das mulheres britânicas (sendo 77% entre 18 e 32 anos) sentiam a “necessidade” de se maquiar no dia do parto. Já a maquiadora Sarah Stillenberg revelou que sua caixa de entrada do Instagram vive lotada de mensagens com gestantes querendo agendar para a ocasião.
“Muitas são as mulheres com cesáreas planejadas que sabem a data e a hora exatas e sentem que têm tempo para marcar um horário comigo”, revelou ao portal.
“Também recebo mulheres perguntando qual é a base mais duradoura para o trabalho de parto ou qual rímel à prova d’água é o melhor para que elas ainda possam ficar bem nas selfies pós-parto”, acrescentou a profissional.
Afinal, a prática de produzir-se para o momento do nascimento do herdeiro traz malefícios para a saúde da mãe e/ou do bebê? E será que esse movimento que tomou conta do TikTok com a hashtag #birthingmakeup é positivo para as mulheres?
Para a ginecologista e obstetra Luciana Côrtes, do ponto de vista médico, não há problema algum em a paciente se sentir bonita na hora do parto, e, caso queira, fazer maquiagem para esse momento. “Recomendamos que as mulheres mantenham a unha mais curta e, caso for usar esmalte nas unhas, deem preferência aos de cores claras para não interferir no monitoramento dos sinais vitais”, conta.
A médica destaca a importância de dar prioridade aos cosméticos que já são utilizados no dia a dia para evitar reações alérgicas.
Ela também recomenda evitar o uso de hidratante corporal, pois ele pode dificultar o uso de bisturi elétrico, em caso de parto cirúrgico. “Já as gestantes que usam apliques, cílios postiços e objetos metálicos pelo corpo precisam retirá-los, pois, caso ocorra alguma intercorrência, pode ser necessária a utilização do bisturi elétrico”, afirma a especialista.
Luciana observa que, em sua rotina de trabalho, é muito comum ver pacientes que prezam pela aparência no momento do nascimento do bebê. “Percebo que, com o crescimento das redes sociais, as gestantes têm se preocupado cada vez mais em fazer uma produção de beleza no dia do parto para garantir um lindo registro desse momento tão importante”, fala.
Segundo a obstetra, a decisão sobre o uso ou não de maquiagem no momento do parto cabe somente à gestante, sem pressões ou interferências externas.
“O objetivo da equipe multidisciplinar que assiste à gestante é garantir que ela esteja segura, feliz e empoderada durante toda a gestação e no trabalho de parto. A paciente deve estar confortável e relaxada e isso vai impactar decisivamente para uma boa experiência e recordação do momento do parto”, ressalta.
“Se a mulher se sente bem usando maquiagem, então pode ficar à vontade para estar maquiada na sala de parto. No entanto, não pode se sentir pressionada para estar toda arrumada ao trazer um bebê ao mundo, só deve fazer isso se for algo que fará bem à autoestima dela. A maquiagem é mais uma das escolhas às quais a mulher tem direito nesse momento tão delicado e especial, que é o parto”, destaca Luciana Côrtes.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.