Manu Gavassi fala sobre novo EP, estilo e relação com as redes sociais
A cantora recebeu o Metrópoles para uma entrevista depois do último show da Manu Pocket Tour, na capital
atualizado
Compartilhar notícia
Manu Gavassi esteve em Brasília, no último sábado (22/12), para a quarta e última apresentação de 2018 da Manu Pocket Tour, projeto musical com shows acústicos, apenas em voz e violão. A artista recebeu o Metrópoles no camarim do Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura, para um bate-papo sobre carreira, ativismo, redes sociais, cuidados com a saúde e Réveillon.
Apesar de ser um show com estrutura muito simples – com apenas duas cadeiras sobre tecidos que descem do teto –, o clima era de um encontro entre amigos, com pausas para interação entre a cantora e o público. O setlist trazia os sucessos da carreira da cantora, incluindo os seus primeiros trabalhos. Manu se divertiu tanto no palco, que até se permitiu errar a letra algumas vezes.
“É um formato novo, diferente de tudo o que já fiz, mais próximo dos fãs. É para explicar um pouco de mim para vocês”, contou. Manu Pocket Tour já passou pelo Rio de Janeiro, Salvador, Recife e ainda não tem agenda para 2019.
No dia anterior ao show, Manu lançou o EP fotográfico Cute But Psycho no Instagram, com as músicas Cute But Psycho, Talvez Eu Nem Te Ame (Tanto Assim) e Sim, É Sobre Você. As canções inéditas no entanto, ficaram de fora da apresentação.
“Quando eu programei a turnê, a gente nem sabia se daria tempo de lançar o EP este ano. Eu movi todas as minhas forças para que ele fosse lançado, mas como não era programado, o setlist acabou ficando só na retrospectiva da minha carreira”, explicou.
As três músicas foram compostas em um novo momento da carreira de Manu, de redescoberta em estúdio e com menos cobranças pessoais. “Foi muito mais tranquilo do que os meus últimos projetos, quando eu me cobrava mais, até comercialmente. O pior pensamento que você pode ter é pensar mais na opinião dos outros do que no seu feeling“, desabafou.
“Nessas três músicas eu realmente não pensei muita coisa. Eu entrei em estúdio e soltei o que eu queria. São letras muito verdadeiras, de situações que eu vivi, coisas que eu tinha escrito ao longo desse ano e elas foram tomando cara em termos de arranjo”, lembra.
Há algum tempo, a it girl vem observando que a maneira de consumir música tem mudado e tinha o desejo de produzir um EP fotográfico, com uma pegada nova. Manu alugou um quarto de motel há três horas de Los Angeles, nos Estados Unidos, com um amigo fotógrafo e um stylist para produzir a parte visual do produto.
Tudo foi feito “bem na raça”, como ela mesma define. “É o material que eu mais me orgulho até hoje. Eu acho que foi uma história bonita de ser contada”.
Gravação no mesmo estúdio que Taylor Swift
No início do mês, Manu esteve em Nashville, nos Estados Unidos, para gravar o programa MINIDocs, do canal Cultura, ao lado do músico e produtor Tó Brandileone, do 5 a seco. A artista ficou entusiasmada em regravar músicas de projetos antigos no Blackbird Studio, mesmo lugar onde a cantora Taylor Swift registrou o álbum Red, um dos favoritos de Manu. “Para mim foi um processo muito mágico”, disse, entusiasmada.
“Eu gosto de me divertir com a moda”
O estilo jovem, descolado e atual de Manu tem um toque da stylist Carol Roquete. A parceria começou há um ano. Até então, Manu produzia os próprios looks, por não encontrar alguém que conseguisse traduzir o seu estilo em roupas. “A Carol gosta muito de brechó e eu amo isso! Para mim, o mais legal é misturar peças antigas com coisas atuais e ela tem essa pegada. Eu não gosto de ser refém da moda”, afirmou.
O corte do cabelo é o comprimento da vez, o bob levemente repicado. Quem também segue o estilo é a amiga Bruna Marquezine e a cantora Dua Lipa. “Com esse cabelinho, o melhor ritual de beleza é fingir que ele está molhado. Você sai do banho e ele está pronto. É o mais fácil que eu já tive na vida. É perfeito!”.
Redes sociais: uma relação de amor e ódio
“Às vezes eu quero sumir”, diz Manu sobre redes sociais. Com mais de 4 milhões de seguidores no Instagram, ela usa o perfil para postar fotos cheias de estilo, falar de trabalho, compartilhar viagens e se posicionar sobre assuntos atuais quando acha necessário. Mas ela tenta encontrar um balanço para não se tornar refém e lidar com os haters.
“Eu sou a favor de largar o celular um pouco e viver o presente. Agora tenho usado mais a internet para focar no meu trabalho, e não na minha vida pessoal, e estou me sentindo muito melhor assim”, avaliou.
Ao mesmo tempo em que a rede social serve para receber informações, também é uma plataforma que expõe e isso, na opinião da cantora, é muito nocivo. “Eu estou encontrando um balanço na minha vida, saber o que eu acho legal mostrar e o que eu acho legal guardar. Me dou um tempo para ficar sem e respirar um pouco”.
Manu foi uma das artistas que se posicionaram politicamente durante as últimas eleições presidenciais. “Você tem de estar segura para falar sobre qualquer coisa”.
A cantora passa um discurso confiante ao assumir que, quando mais nova, não tinha muita certeza sobre quem era e a aparência que gostaria de transmitir para os fãs. “Adquiri uma segurança maior nos últimos anos”.
Réveillon em Fernando de Noronha
Este será o segundo ano seguido que a cantora passará o Réveillon na ilha pernambucana. “Eu fiquei completamente apaixonada por Noronha. Voltei duas vezes lá este ano e dei a viagem de presente para a minha irmã mais nova passar comigo”. Manu também passará a celebração com um grupo de amigos. A cantora está animadíssima com a viagem.
Alimentação
Com 25 anos, Manu tenta levar uma rotina de vida saudável. Há um ano, ela tem meditado e praticado yoga, práticas que melhoraram os sintomas de ansiedade e até mesmo a saúde. “Eu ficava muito doente antes, então eu tenho me cuidado mais desde o último ano”, falou.