Maçã: descubra a melhor técnica para evitar que a fruta fique marrom
Não é limão! Confira método diferente e eficaz que evita que a maçã sofra com a oxidação e escureça rapidamente
atualizado
Compartilhar notícia
Ao cortar maçãs, é possível notar que a fruta fica marrom com pouco tempo de exposição ao oxigênio. Apesar dessa reação química não alterar o sabor e a qualidade do alimento, o escurecimento da maçã desagrada uma parcela dos consumidores. No entanto, existem algumas técnicas capazes de evitar que isso aconteça.
Como o escurecimento da fruta ocorre pela oxidação, mergulhar as fatias de maçã em suco de limão, água com mel e outros alimentos que contêm ácido vai ajudar a evitar o escurecimento. Além disso, de acordo com o site Real Simple, apenas mergulhar os pedaços da fruta em água salgada resolve o problema e é uma forma mais prática.
O método consiste apenas em misturar meia colher de chá de sal com uma xícara de água e deixar as fatias do alimento de molho por 10 minutos. Posteriormente, basta enxaguar a água salgada da fruta e guardar as fatias em um recipiente hermético para alimentos na geladeira, que o processo de oxidação será adiado.
A técnica de emergir as maças é considerada a mais eficaz para evitar o escurecimento, mas cortar a fruta em fatias maiores pode otimizar ainda mais o processo. Além disso, para aqueles que só querem manter os pedaços frescos por um período curto, apenas colocar as fatias da fruta em um tigela com água fria pode ajudar.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram