Luis Carlos Alcoforado lança dois livros poéticos sobre a pandemia
O poeta e advogado recebeu convidados para uma sessão de autógrafos em sua loja Vinalla Vinhos e Bistrô, no shopping Gilberto Salomão
atualizado
Compartilhar notícia
“Certamente somos sobreviventes de uma grave crise pandêmica”: assim se sentiu Luis Carlos Alcoforado durante a pandemia de coronavírus, que assombrou os quatro cantos do mundo nos últimos anos. O tema inspirou o advogado e poeta no desenvolvimento de dois livros de poesias lançados na última quinta-feira (21/7), em sua loja Vinalla Vinhos e Bistrô, no shopping Gilberto Salomão.
Máscaras I: Tristes e Máscaras II: Baraço foram os títulos escolhidos pelo autor para estampar as duas obras literárias. Segundo ele, tratam-se de reflexões que foram apuradas no momento de muita dor, isolamento social e de uma crise, talvez, sem precedentes na história sanitária do mundo. “Isso gerou uma atrofiamento muito grande da alma das pessoas. Nós ficamos muito encolhidos, prisioneiros de pequenas realidades, como se o mundo lá fora estivesse acabando. E de certa maneira estava. Mas nós não percebíamos essa dor, salvo se alguém próximo fosse contaminado pelo vírus”, conta à coluna Claudia Meireles.
O advogado não ficou de fora da terrível doença que assolou a humanidade. “Foi atingido gravemente pelo vírus”, lembra ele, que escreveu ambos os livros entre março e setembro de 2020. “Eu via muita tristeza”, descreve.
Para Alcoforado, os dois volumes representam a sensação de tempo, de asfixia, de colapso e de sentimento de agonia, fatores que vieram à tona durante a pandemia.
Enquanto faziam fila para solicitar um autógrafo de Alcoforado, os convidados se deliciavam com as iguarias da casa e curtiam a apresentação de soul jazz, ritmo que embalou a ocasião por toda a noite.
Luis Carlos Alcoforado já publicou artigos e obras jurídicas, cinematográficas e poéticas, como Crianças e Jaulas, Incompletude e Relógio do Tempo. O advogado também capitaneia a famosa Pousada Inácia, situada na Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso de Goiás.
Confira os cliques:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.