Luciana Carminati promove talks de Basiches com arquitetos de Brasília
Com o propósito de gerar uma troca e compartilhamento de ideias, a fundadora da Carminati Tapetes convidou o renomado arquiteto Basiches
atualizado
Compartilhar notícia
Aumentar a bagagem de conhecimento nunca é demais, em especial, quem trabalha com exclusividade, personalização, criatividade e inovação. Com o propósito de gerar uma troca e compartilhamento de ideias entre profissionais do ramo da arquitetura e design, a empresária Luciana Caminati — nome à frente da Carminati Tapetes — convidou o arquiteto paulistano José Ricardo Basiches para pousar na capital federal nesta terça-feira (21/6) e comandar talks com experts dos segmentos.
Tendo sentido falta de um empreendimento especializado na área de tapetes em solo brasiliense, Luciana resolveu atuar na área têxtil. O mesmo ocorreu com o evento em que trouxe Basiches. “O nosso intuito é fazer algo diferente, tanto que é na minha casa, algo mais intimista. É uma troca de informações e de ideias, de novidades entre todos nós”, explica a empresária em entrevista à Coluna Claudia Meireles.
De acordo com Luciana, o encontro de Basiches com renomados profissionais de Brasília é uma maneira de incluir temáticas relacionadas à cultura e conhecimento na arquitetura. “Estamos começando a engatinhar nesse sentido. Esse é o interesse da Carminati”, frisa e dá a entender que outros eventos similares estão por vir futuramente.
Em relação ao ilustre convidado, a fundadora da Carminati Tapetes ressalta que o arquiteto, ao contar a respeito experiências e trabalhos desenvolvidos, acaba por servir de inspiração a quem marcou presença no bate-papo. “O Basiches trouxe esse modo de pensar de São Paulo, que para a gente [de Brasília] é sempre referência, nesse sentido bem cultural de acrescentar”, salienta.
Não foi a primeira vez que Basiches aterrissou em solo brasiliense. À coluna, contou ter um carinho especial pela cidade que exala arquitetura. Ao receber o convite de Luciana, ele viu como uma oportunidade de conhecer novas pessoas na cidade. “Fiquei superfeliz”, endossa. O arquiteto descreveu o evento como “fantástico” em razão da proximidade com os participantes.
Embora não tenha dado mais detalhes, José Ricardo Basiches revelou está “ansioso” para uma reunião, prevista para esta quarta-feira (22/6). Caso dê tudo certo, Brasília será agraciada com um projeto assinado pelo renomado arquiteto.
Quem esteve presente no evento foi a loja Hill House, situada no Casapark. Além de tapetes e artes de alta qualidade, a casa foi recheada de móveis assinadas por designers brasileiros. “Fazemos isso há 20 anos e surgiu a ideia de fazermos essa parceria com a Carminati. A Luciana e a Bruna me convidaram. Trouxemos todo nosso mobiliário ontem, passamos o dia inteiro montando e deu essa composição espetacular que o pessoal está apreciando”, revelou Júnior Rosulino, representante da Hill House.
Confira os detalhes:
Convidado de honra
O premiado arquiteto paulistano José Ricardo lidera a Basiches Arquitetos e Associados. O profissional trabalha na elaboração de projetos comerciais, residenciais e institucionais, como lojas, academias, lofts, edifícios e casas noturnas. No histórico do expert consta que ele atua em empreitadas que buscam “uma linguagem contemporânea, fora do lugar comum”.
Basiches se formou pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em 1997, ano em que participou da Exposição Bienal Internacional de Arquitetura na categoria dedicada a estudantes. A partir de então, o profissional deslanchou a ganhar prêmios, a exemplo do Top 21º Mercado Design — Arcdesign, em 2007. Sete anos depois, foi a vez de conquistar O Melhor da Arquitetura Categoria — Condomínios Residenciais.
Em 2016, Basiches saiu vitorioso na premiação American Architecture Prize NY e, no ano seguinte, venceu o Architizer Award. Intitulado de A+Awards, a condecoração prestigia o trabalho das melhores empresas do mundo em que destaca o trabalho de arquitetos e designers. Na trajetória profissional, ele recebeu menção honrosa no Jovens Arquitetos do Instituto de Arquitetos do Brasil, em São Paulo, e em outras ocasiões esteve entre os finalistas.
Inspiração para arquitetos e estudantes da área, José Ricardo Basiches “integra um seleto grupo de profissionais que tem como compromisso o desenvolvimento de uma nova arquitetura para uma nova sociedade”, conforme escreveram no site do escritório homônimo.
Carminati
Inaugurada em 2009, a Carminati Tapetes oferece variações exclusivas do artigo decorativo. O serviço diferenciado da empresa permite, por exemplo, uma experiência prévia de como é ter o artigo em casa, com a demonstração presencial dos modelos que o arquiteto e comprador têm em mente.
São mais de 100 modelos em estoque, com diversos tipos, formatos, tamanhos, cores e texturas. A maior parte da oferta – 90% – é de fabricação internacional, enquanto o restante é produzido em solo brasileiro.
No acervo da Carminati, há produtos com mais de 50 anos de existência e que foram fabricados por tribos orientais antigas, para citar um exemplo. Esses, em especial, estão em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Por serem exclusivos e dignos de coleção, ficam em uma área reservada, a fim de evitar danos.
Para Bruna Santos, relações-públicas e curadora da Carminati, a realização desse encontro com Basiches é muito importante para fortalecer a troca de experiência entre arquitetos e design. “A pegada dele vem muito de encontro com o que a gente trabalha, que é a essência. A gente não vende um produto e sim uma experiência. Hoje, nós [Carminati] conseguimos criar um produto de desejo, onde tenho clientes arquitetos do Brasil inteiro e para o mundo”, avalia a profissional.
Ao final de cada palestra, os convidados se deliciaram com quitutes do Queens’s Place.
Confira os cliques:
Serviço
Bufê: The Queens’s Place
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.