Dra. Lorena Leão dá dicas de cuidados com a saúde bucal em casa
A dentista queridinha dos brasilienses também ensina como se prevenir da Covid-19 com práticas simples
atualizado
Compartilhar notícia
Quando olhamos para alguém, uma das primeiras características que prendem a atenção é o sorriso. Porém, quem tinha consulta marcada no dentista e o interesse em manter a saúde e estética bucal precisou reagendar em virtude da proporção que o novo coronavírus tomou, a ponto de fechar estabelecimentos e reduzir idas aos consultórios dentários para casos emergenciais.
Muita gente, no entanto, ficou com a seguinte dúvida: o que seria uma emergência, neste caso? Segundo a dentista Lorena Leão, é um estado de saúde fora da normalidade.
“Se você perceber que há um sangramento nas suas gengivas, fraturas, dores de cabeça ou ouvido que podem ser provenientes dos dentes, todos esses fatores podem comprometer a imunidade e a saúde geral de um indivíduo, então, são considerados emergência e devem ser avaliados pelo cirurgião-dentista”, responde a dra.
A profissional é reconhecida nacionalmente pelo trabalho personalizado, além de referência em atendimento. A coluna Claudia Meireles perguntou para a dra. Lorena quais são as melhores práticas que podemos ter em casa, a fim de evitar saídas sem necessidade.
Confira:
Que cuidados devemos ter com nossa saúde bucal em casa?
Na quarentena, as pessoas devem manter os cuidados de higiene orientados pelo cirurgião-dentista e se auto-observarem. Na hora da escovação, da alimentação ou de passar o fio-dental, caso haja alguma anormalidade, não se deve evitar visita ao dentista, pois uma inflamação no meio bucal pode causar queda na imunidade e favorecer a manifestação e o agravamento da Covid-19.
Que tipo de escova é ideal para os dentes? E de quanto em quanto tempo devemos trocá-las?
As escovas são indicadas dependendo de cada caso, após consulta ou prevenção. Devemos trocar urgentemente o item neste momento de Covid-19. Tenha o hábito de secar a escova e guardá-la em recipientes tampados. Ela deverá ser trocada sempre que as cerdas começarem a dobrar.
Fio ou fita dental? Qual a melhor opção?
Sempre recomendamos que o paciente experimente os dois para saber qual tem melhor adaptação, pois o importante é usar o fio ou a fita, desde que o paciente entenda o resultado que ele precisa atingir com esse acessório.
Ao escovarmos os dentes, não podemos esquecer da língua, certo? Como efetuar essa limpeza?
Sim, a superfície superior da língua é uma mucosa irregular – por isso, muitas bactérias aderem a esse local, que é bastante contaminado. Devemos utilizar limpadores de língua, facilmente encontrados em farmácias, ou a própria escova dental. Os colutórios bucais (bochechos) também ajudam a diminuir a proliferação das bactérias no nosso meio bucal.
Como evitar que os dentes escureçam se a pessoa bebe muito café, refrigerante, entre outros insumos com coloração escura?
Esses alimentos devem ser consumidos com moderação. A princípio, por uma questão nutricional; e, segundo, por serem alimentos muito ácidos, causando envelhecimento precoce nos dentes. Além de evitar exageros, a higiene bucal correta irá evitar o escurecimento dos dentes.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.