Longevidade: adote esses 5 hábitos se quiser viver mais
Expert em memória, cérebro e envelhecimento da Hackensack Meridian Health lista alguns hábitos para uma vida mais longa e saudável
atualizado
Compartilhar notícia
Parecer mais jovem está entre os grandes anseios da maioria das pessoas, porém não é o único. Aliado à juventude, está o desejo de ter uma vida mais longa. Como fazer isso, e de forma saudável, é um grande mistério para todos — inclusive os estudiosos.
Apesar de ser um campo em exploração, Gary Small, especialista em memória, cérebro e envelhecimento da Hackensack Meridian Health em Nova Jersey, listou cinco hábitos comprovados que são essenciais para garantir a longevidade.
“Para o indivíduo médio, os comportamentos diários sob nosso próprio controle têm um impacto maior na longevidade saudável do que a genética”, declarou o especialista para a Fox News Digital.
Confira as dicas:
1 – Mantenha-se positivo
Segundo Gary Small, as evidências científicas apontam que manter uma perspectiva positiva contribui para uma vida mais longa e saudável.
“Os otimistas têm menos dificuldades físicas e emocionais, sentem menos dor, desfrutam de níveis de energia mais elevados e são geralmente mais felizes e calmos em suas vidas”, alerta o especialista.
2 – Faça exercícios físicos
O especialista alertou que vários estudos já associaram a atividade física regular a uma maior expectativa de vida. O ideal é uma combinação de treinamento de força e exercícios aeróbicos
De acordo com Gary, o condicionamento cardiovascular melhora a circulação, eleva a endorfina e as proteínas que fortalecem a comunicação celular do cérebro, turbinando a saúde do coração.
“Muitas pessoas acham difícil começar, mas quando o fazem, desfrutam de melhor energia, sono e humor. Esses benefícios motivam-nas a continuar a sua rotina de exercícios a longo prazo”, explicou.
Gary recomenda exercícios mais “tranquilos”, como corrida, ciclismo, natação, ioga ou spinning, para aqueles que desejam começar, ou estão no início de uma rotina de atividades físicas.
3 – Escolha sempre alimentos saudáveis
A alimentação saudável reduz o risco de doenças cardíacas, câncer e outras doenças relacionadas com a idade.
“Frutas e vegetais antioxidantes diminuem o estresse oxidativo relacionado à idade, que pode causar desgaste nas células de todo o corpo”, declarou o especialista.
O médico também chama atenção para o perigo do consumo de alimentos processados e ricos em açúcar para reduzir o risco de desenvolver diabetes — algo que, em estudos, foi associado a maiores chances de demência.
4 – Evite o estresse
O estresse crônico aumenta o risco de demência e problemas cardíacos. De acordo com Gary Small, o ideal é incorporar um programa de redução dessa reação na rotina diária.
“Exercícios de meditação e relaxamento apoiam uma longevidade saudável. Apenas 10 minutos de meditação diária não só melhoram o humor, mas também aumentam as habilidades cognitivas”, explica o especialista.
5 – Cuide da sua saúde
Mantenha seus exames atualizados. Mamografias para câncer de mama, colonoscopias para câncer colorretal, monitoramento da saúde do sono, exames de câncer de pele, de câncer cervical, oftalmológicos e de próstata para homens são indispensáveis para uma rotina de cuidados com a saúde.
“Doenças crônicas comuns, como pressão alta e níveis de colesterol, aumentam o risco de declínio cognitivo, doenças cardíacas e menor expectativa de vida. Essas enfermidades podem ser tratadas de forma eficaz com medicamentos e hábitos de vida saudáveis, principalmente exercícios e uma dieta saudável”, explicou o médico.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.