Lipo enzimática ou aspirativa da papada: qual é a ideal para você?
O especialista Paulo Sérgio Gomes esclarece as diferenças entre os procedimentos e mostra a indicação de cada um deles
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das queixas mais frequentes quanto à aparência pessoal é o acúmulo de gorduras abaixo da região do queixo, conhecida também como papada. A gordurinha nada agradável pode surgir a partir de fatores como idade, peso e genética. Para solucionar essa manifestação, existem dois procedimentos que são capazes de reverter a situação: a lipo enzimática da papada e a lipoaspiração da papada.
Especialista em reabilitação oral e harmonização orofacial, o profissional Paulo Sérgio Gomes esclarece todas as dúvidas sobre as metodologias acima, bem como suas diferenças e, principalmente, para que cada uma é indicada.
Como funciona a lipo enzimática de papada ?
De acordo com Paulo Sérgio Gomes, a lipo enzimática de papada é um procedimento minimamente invasivo no qual injeta-se uma versão do ácido deoxicólico (enzima produzida pelo corpo) para ajudar a destruir os reservatórios de gorduras, eliminando, assim, a gordura abaixo do pescoço.
Como é a lipoaspirativa da papada?
Segundo o especialista, trata-se de um procedimento cirúrgico que consiste na aspiração da gordura localizada sob o queixo, a mandíbula e na porção superior do pescoço. “É executada com anestesia local e dura, em média, uma hora. O paciente tem alta no mesmo dia”, afirma.
Como saber qual é a ideal para mim?
Paulo Sérgio Gomes ressalta que a lipo enzimática é voltada para pacientes que têm pouco acúmulo de gorduras. Já a lipo aspirativa é ideal para pacientes com maior acúmulo de gorduras na região da papada.
Qual é a diferença entre elas?
Enquanto, na enzimática, a substância injetada degrada a gordura da região, de forma indolor e simples, a lipo aspirativa é um procedimento cirúrgico realizado sem internação, mas em consultório e com anestesia local.
“Depois que a região é anestesiada, são utilizadas cânulas (pequenos tubos), colocadas, de forma indolor, logo abaixo do queixo e movimentadas para soltar as células de gordura. A sucção da gordura é feita por meio de uma seringa ou uma bomba a vácuo”, especifica o profissional.
Como é a recuperação da lipoaspirativa da papada?
O pós-operatório da lipo de papada cirúrgica (aspirativa), geralmente, tem inchaço de leve a moderado, segundo Paulo Sérgio. Portanto, o recomendado é fazer compressas geladas sobre o rosto e o pescoço nas primeiras 48 horas.
O especialista indica, no mínimo, cinco sessões de drenagem na região, além do uso da máscara compressiva, conforme as recomendações do profissional.
Há riscos na lipoaspirativa da papada?
Para Paulo Sérgio, esse é um procedimento cirúrgico de baixa complexidade. “Logo, os riscos são mínimos, desde que seja executado por um profissional altamente capacitado na área”, destaca ele.
Quem pode executar esse procedimento?
Médicos ou dentistas devidamente habilitados, de acordo com o expert.
Quanto tempo dura o resultado da lipoaspirativa da papada?
De acordo com o expert, o procedimento tem duração eficaz, desde que o paciente não volte a engordar.
Há contraindicações para a lipo de papada enzimática?
A técnica não é indicada para pessoas com alergias à versão do ácido deoxicólico (substância utilizada no procedimento) e mulheres grávidas ou amamentando.
Como faço para evitar as temidas papadas?
Se você deseja evitar o aparecimento dessas gordurinhas abaixo do queixo, o expert dá algumas dicas: “Ter uma alimentação saudável, cuidar da pele com o uso de cremes específicos para a área e utilizar recursos disponíveis no mercado, como o laser”, aconselha.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.