Limpar ou jogar fora? Saiba como cuidar dos produtos de maquiagem
Dermatologistas apontam a forma correta de limpar aplicadores e o prazo indicado de cada tipo de produto de maquiagem para evitar bactérias
atualizado
Compartilhar notícia
Quem não usa tanta maquiagem no dia a dia ou mesmo passou um período muito longo sem se maquiar por conta da pandemia precisa lidar com uma questão: a durabilidade dos produtos. Muita gente acredita que eles têm uma vida útil infinita… mas não é bem assim.
Apesar de maquiagens não apresentarem mudança de aparência ou cheiro ruim com o tempo, isso não garante que as peças estejam boas para uso. Utilizar os produtos depois que seus conservantes já se decompuseram pode causar irritações e infecções na pele e nos olhos.
O mesmo acontece com pincéis e esponjas de aplicação, que acabam ficando sujas por muito mais tempo que deveriam e acumulando bactérias – principalmente as esponjinhas conhecidas como beauty blenders, que, por serem utilizadas úmidas, são mais difíceis de limpar.
Sabendo disso, ao portal estadunidense The Washington Post, as dermatologistas Kathleen Suozzi e Ivy Lee deram dicas de como higienizar cada item de sua penteadeira – se não for o caso de jogá-lo fora.
Pincéis
No mundo ideal, a limpeza dos pincéis seria feita após cada uso. Contudo, como isso leva muito tempo e quase ninguém coloca em prática, a prática aceitável é uma lavagem geral uma vez por semana. Sem nem isso funcionar, as especialistas recomendam lavar os pincéis duas vezes por mês.
Além da lavagem em si, como ela é feita também importa. Para Lee, um limpador de rosto suave e água já é o suficiente. “Mantenha simples. O que é seguro e suave para o seu rosto é seguro e suave para os seus produtos”, diz.
Para evitar o acúmulo de água na base das cerdas, é recomendado que os pincéis sejam lavados e colocados para secar de cabeça para baixo. “Evite torcê-lo após a lavagem, o que pode danificar suas cerdas. Em vez disso, aperte suavemente para extrair o máximo de água possível”, indica Dra. Ivy.
Beauty blenders
As famosas e queridas esponjinhas exigem um cuidado maior na hora da higienização por conta do material denso e muito absorvente. Para Dra. Suozzi, o ideal seria que elas fossem praticamente descartáveis, logo, uma ideia é comprar produtos mais baratos para poder substituí-los a cada uma ou duas semanas.
Caso isso não seja possível, a limpeza do aplicador vai acabar sendo julgada pela aparência. “Ele deve retornar a sua cor e forma originais após uma boa lavagem. Se houver sinais visíveis de desgaste, como pedaços faltando ou uma ponta sem brilho, jogue fora”, afirma Lee.
Para lavar, basta molhar e aplicar o produto de limpeza, que é o mesmo indicado para a limpeza dos pincéis, e ir apertando até toda a sujeira sair e ele voltar à cor normal.
Maquiagens
A primeira coisa a estar atenta é a validade dos produtos. Se não houver validade especificada, provavelmente vai haver um prazo sugerido, indicado por um pequeno ícone de frasco aberto com o número de meses escrito dentro. O tempo deve ser contado a partir do momento em que o produto é aberto e começa a ser usado.
De acordo com Dra. Kathleen, produtos com formulações líquidas, como delineador e máscara de cílios, devem ser trocados a cada três a seis meses, enquanto os em pó podem durar de um a dois anos. E vale lembrar: mesmo que o produto esteja fechado, se ele estiver há cerca de três anos sem uso, ele provavelmente precisa ser jogado fora.