metropoles.com

Lilibet: saiba por que o nome da filha de Harry está causando polêmica

Uma especialista real explicou o motivo do nome escolhido pelos pais da bebê ser considerado polêmico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Samir Hussein/Samir Hussein/WireImage/Getty Images
Meghan Markle e príncipe Harry
1 de 1 Meghan Markle e príncipe Harry - Foto: Samir Hussein/Samir Hussein/WireImage/Getty Images

Quem acompanha a família real estava à espera da notícia do nascimento da filha de Harry e Meghan Markle. A menina veio ao mundo na sexta-feira (4/6), mas a boa-nova só foi revelada dois dias depois, no domingo (6/6). Ao comunicarem a chegada da bebê, os duques de Sussex anunciaram o nome dela, Lilibet Diana Mountbatten-Windsor. A primeira alcunha faz homenagem à avó do pai da criança, a rainha Elizabeth II. O nome era o apelido da monarca e, por isso, não pegou bem na Coroa britânica, segundo especialistas em realeza.

Ao The Sun, a biógrafa real Ingrid Seward afirmou que batizar a criança de Lilibet é encantador, entretanto um pouco confuso, pois Harry e Meghan decidiram abdicar dos serviços no alto escalão da realeza em março de 2020. “É estranho que Meghan e Harry falem em entrevistas que não querem voltar para a família real e se afastar da realeza ao mesmo tempo que batizam a filha com o apelido íntimo da rainha”, destacou a autora. Ao ressaltar o raciocínio, a escritora contou um pouco da história do nome.

De acordo com Seward, Elizabeth não conseguia pronunciar o próprio nome durante a infância e apelidou-se de Lilibet. Anos depois, a princesa Margaret adotou a alcunha ao se referir à irmã. Desde então, tornou-se o nome pelo qual apenas alguns integrantes da realeza chamavam a futura rainha, por exemplo, os pais, o rei George VI e Elizabeth Bowes-Lyon. Mais tarde, quem passou a usar o apelido foi o príncipe Philip. Em cartas, ele chamava a amada, a rainha, de Lilibet.

5 imagens
Turnê real da família na África do Sul
Momento da apresentação de Archie, primeiro filho do casal
Primeiro cartão de Natal do casal com Archie
Clique do batizado de Archie
1 de 5

Foto publicada por Harry e Meghan para revelar a gestação da segunda filha, Lilibet Diana

@misanharriman/Reprodução/Instagram
2 de 5

Turnê real da família na África do Sul

Pool/Samir Hussein/Getty Images/@archewell/Reprodução/Instagram
3 de 5

Momento da apresentação de Archie, primeiro filho do casal

@sussexroyal/Reprodução/Instagram
4 de 5

Primeiro cartão de Natal do casal com Archie

@sussexroyal/Reprodução/Instagram
5 de 5

Clique do batizado de Archie

@sussexroyal/Reprodução/Instagram

“Era um nome pessoal. Era apenas para familiares e amigos próximos, não para qualquer pessoa fora do círculo restrito da realeza”, disse Ingrid Seward ao The Sun. Contudo, a autora acredita que a rainha Elizabeth ficou contente pelo fato do neto, o príncipe Harry, ter eleito o apelido para batizar a filha. A escritora revelou que nem os filhos da monarca — Charles, Anne, Andrew e Edward — a chamavam de Lilibet por ser um nome tão íntimo: “Ela era a mamãe ou a rainha para eles. Seus netos certamente nunca a chamavam de outra coisa senão do título oficial”.

Lilibet

Irmã de Archie, de 2 anos, Lilibet chegou quebrando outros protocolos. A menina é a primeira descendente da rainha a nascer fora do Reino Unido. Após a renúncia dos cargos seniores na realeza, os duques de Sussex se instalaram de vez nos Estados Unidos, mais precisamente em Santa Bárbara, cidade californiana. A maternidade escolhida por Meghan Markle para dar à luz foi o Hospital Santa Bárbara Cottage.

O nome eleito pelos pais da criança não homenageia apenas a soberana britânica, mas também a princesa Diana, que morreu em um acidente de carro em 1997. A alcunha da mãe do príncipe Harry vem depois de Lilibet. A segunda filha dos duques de Sussex ocupa a oitava posição na linha de sucessão do trono britânico.

O secretário de imprensa do duque e da duquesa de Sussex anunciou o nascimento da bebê com a seguinte mensagem: “É com grande alegria que o príncipe Harry e Meghan, o duque e a duquesa de Sussex, dão as boas-vindas à sua filha, Lilibet “Lili” Diana Mountbatten-Windsor, ao mundo”. O perfil do Instagram da rainha, o The Royal Family, felicitou o casal pela feliz notícia.

Princesa Diana e príncipe Harry
Príncipe Harry quando criança com a mãe, a princesa Diana
Meghan Markle e príncipe Harry
O casal não integra a família real
Meghan Markle, príncipe Harry e rainha Elizabeth II
As entrevistas de Meghan Markle e príncipe Harry abalam a realeza

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?