Leo Marçal: conheça renomado relações-públicas que inova o Carnaval
Somente na Marquês de Sapucaí, Leo é a mente à frente de dois camarotes: o Folia Tropical e o Quem. Ele compartilhou detalhes da trajetória
atualizado
Compartilhar notícia
Digitar no Google o nome Leo Marçal e encontrar, com facilidade, imponentes descrições destinadas a contatos profissionais. Algumas definições se destacam. São elas: “o dono do mailing mais concorrido do país” e “o novo nome do show business”.
Não dá para falar de Carnaval carioca sem citar o empresário e relações-públicas. Tamanha expertise fica evidente em sua dedicação e agenda de trabalhos. Somente na Marquês de Sapucaí, ele é a mente à frente de dois camarotes: o Folia Tropical e o Quem.
Mesmo na ponte aérea e com compromissos carnavalescos um atrás do outro, Leo tirou um tempinho para conversar com a Coluna Claudia Meireles. Nos últimos meses, o RP precisou se afastar da produção de eventos por motivos de saúde. Ele esteve internado por quatro meses. Bem treinada com o mestre, sua equipe não deixou a peteca cair ao conduzir, com competência, por exemplo, o festival Rock The Mountain, no Rio de Janeiro.
Carnaval 2023
Voltando com força total ao cenário do entretenimento, o empresário promete agitar a folia com a festa SubaJovem, a ser realizada nesta segunda-feira (20/2) na Cidade Maravilhosa. Desde a última quinta-feira (17/2), o Festival Auê de Carnaval embala os foliões. Ao todo, são sete dias de agito na Zona Portuária do Rio. Com o selo padrão Leo Marçal, o evento tem um lineup extenso, com shows de Duda Beat, Criolo, Jorge Ben Jor e Ney Matogrosso.
Leo se caracteriza como uma pessoa “muito inquieta e ligada em tudo”. No ponto de vista dele, para conseguir “se sintonizar e se conectar” com o mundo atual, é necessário estudo. “Eu sempre procuro me surpreender antes de mais nada. Por exemplo, faço dois camarotes na Sapucaí, e a minha visão é que eles se complementam, não há concorrência. Tem público para tudo”, garante o profissional.
Lembranças
Segundo o RP, o festival Auê vai receber por volta de cinco mil pessoas por dia e, inclusive, não disputa com os outros eventos produzidos por Leo Marçal. No bate-papo, ele lembrou da primeira grande festa em que deu andamento: “Pode-se dizer que foi a Lua Nareia. Era semanal, aos domingos, com clima pós-praia e muito musical”. À época, em meados de 2011, a ocasião se transformou no “point dos artistas”.
“Era para durar apenas um verão e acabou continuando por dois anos, foi um baita sucesso”, rememora o empresário. Diante dos frutos da dedicação, ele se encontrou profissionalmente. “Ali, eu tive a certeza do que eu queria”, recorda. Por dispor do título de um dos maiores relações-públicas do país e conhecer mil e um famosos, pode parecer ser um desafio para Leo selecionar algumas celebridades entre tantos nomes, mas ele avalia a missão como algo prazeroso.
Montagem do mailing
Ao preparar o mailing de um evento, Leo começa com um mix de convidados. “Sabendo se o perfil da festa atrai tal pessoa, gosto de celebrar os encontros dos amigos. É você estar sempre conectado ao que aquele indivíduo curte”, revela. À resposta ele acrescentou: “Gosto do desafio de montar determinadas listas e utilizar meu mailing da melhor forma possível”.
Ao comparar a produção da primeira festa e das últimas, o empresário relata a respeito das facilidades geradas por meio das redes sociais, em especial o Instagram. Ele considera a plataforma como um “grande meio de trabalho”. “Ali mesmo você tem a possibilidade de ir fomentando o seu mailing. Tanto na pré quanto no durante e no pós-evento, existe a possibilidade de mostrar o projeto sendo criado e entregue”, elucida.
Conforme alega Leo Marçal, ser relações-públicas em solo brasileiro não se resume somente a festas. Há metas a serem cumpridas. O primeiro é estar em constante evolução. Em segundo e terceiro, ele lista o dever do profissional de se conectar com o novo e de gerar o encontro de gerações. Aos interessados em produção de eventos, o empresário deixa a dica : “Atualizar o mailing com frequência”.
Pausa
Na entrevista, Leo relembrou que fazia praticamente todos os eventos: “Chegando a ter quatro por dia, com um time maravilhoso junto comigo”. Entretanto, chegou uma hora que o corpo dele suplicou por uma pausa até sofrer uma pane. “Entrei em um período de burnout e crises de ansiedade. Não estava treinando, a imunidade caiu e peguei uma pneumonia severa que desencadeou em outros órgãos”, compartilha.
Por conta do grave quadro de saúde, o relações-públicas teve de ser intubado por duas vezes ao longo dos quatro meses de hospitalização.
Ao falar do período tenso, Leo se emocionou: “Uma luta diária. Só tenho a agradecer a Deus, aos meus médicos, ao time da enfermagem, a minha família (meu porto seguro), aos meus amigos, conhecidos e amigos dos amigos. Foi uma corrente de muita oração e fé espalhada pelo Brasil. Me sensibilizo quando vejo as mensagens e as flores recebidas. Me faz ter a certeza que não era a minha hora”.
Futuro
Com o término da temporada carnavalesca, o empresário definiu o descanso como o próximo projeto da carreira. “Na verdade é cada vez mais me priorizar, jamais vou deixar de trabalhar, mas cuidando de mim e da minha saúde antes de qualquer coisa”, sustenta. Em março, ele estará à frente de eventos corporativos no Rio de Janeiro, da programação musical no Bosque Bar, fixado no carioca Jockey Club, e alguns compromissos em SP.
Para a alegria da Coluna Claudia Meireles e dos brasilienses, Leo Marçal e trupe de profissionais desembarcarão na capital federal para mais uma edição inesquecível da festa Arca de Noé, prevista para ocorrer em 1º de abril. Recentemente, ele inaugurou uma agência chamada Tigre, fundada em parceria com o RP Gui Barros. A dupla visa atender o mercado corporativo.
“Sou muito apaixonado pelo meu trabalho. É o que de fato me realiza e completa. Tenho bastante tesão no que faço e isso fica evidente quando me encontram nos meus eventos. Fico ligado em tudo. Sempre antenado com o mundo atual, diverso, com alegria e amor”, defende Leo Marçal.
O empresário ainda atua como sócio do Bosque Bar e cuida de uma curadoria musical com a programação focada no mailing que criou.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.