Lara Torres e i10 Comunicação anunciam repaginada da marca Wine C
A empresária Lara Torres está à frente da marca de vinhos. O projeto de reformulação da etiqueta traz a assinatura da i10 Comunicação
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das etiquetas que a Coluna Claudia Meireles acompanha de perto o sucesso e faz questão de prestigiar a cada passo é a Wine Consulting. Comandada por Lara Torres, a empresa está em um processo de transformação e, após momentos de brainstorming, teve o nome reduzido para Wine C.
As mudanças para abranger maior público trazem a assinatura da i10 Comunicação, agência de publicidade fixada na QI 21 do Lago Sul.
Lara e a equipe da i10 Comunicação — Juliana Remigio, Natália Magalhães e Gilson Câmara — se uniram. Eles revelaram os próximos passos da expansão da Wine C pelo Brasil. O lema já surge no novo slogan da marca: Choose your way (Escolha seu caminho, em tradução do inglês). A etiqueta é um dos braços da Del Maipo Wines, considerada uma das maiores importadoras de vinho do Brasil. Workshops, cursos e treinamentos sobre o universo da enologia se tornaram um dos diferenciais da empreitada liderada por Lara.
“Meu sentimento foi de que o trabalho está sendo bem construído, bem feito, solidificado, com raízes, com causas. Foi entender que até aqui estamos construindo uma história linda. Me emocionou bastante”, conta Lara.
Quem conhece a empresária sabe bem o quanto ela exala elegância. Os publicitários buscaram trazer ainda o charme e a força de Lara para a construção do conceito. Os profissionais observaram tópicos, como logotipo, slogan, fotografia e ilustração, das grifes de luxo Versace, Rolex, Valentino e Hermès. “Essas marcas estão estruturadas no mercado e nós estudamos o motivo delas terem tanta força. Avaliamos o que funciona para atuar no nosso projeto”, garantem.
“Os atributos da marca têm um aspecto que faz com que eu a conheça, saiba os conceitos e sensações a serem transmitidos ao público, uma personalidade que a torna única e especial. Tem muito da Lara nessa identidade”, sustentam os profissionais da i10 Comunicação.
Visual
De acordo com a equipe da i10 Comunicação, há um estereótipo ligado ao vinho sobre ser “algo muito tradicional”. Em busca de abrir a mente e abraçar novos consumidores, os publicitários não hesitaram em inserir detalhes que explorem os sentidos no desenvolvimento da campanha. Por exemplo, a logomarca remete a uma taça com uma gota ou uma joia. Há também inspiração no “fio de vinho” e em uma bailarina.
Ao elaborarem a logomarca, os experts em criação esboçaram o símbolo, com “adição de conceitos e elementos figurativos que trazem maior conexão límbica [sistema do cérebro responsável pelas emoções] com as pessoas”. A taça está ligada ao feminino, água e fecundidade, enquanto a joia e a gota remetem a elegância. O fio de vinho faz jus ao movimento, leveza e dinamismo e, por fim, a bailarina emana a ideia de perfeição.
Confira no vídeo abaixo a construção da identidade da marca Wine C:
Uma reformulação de marca requer a definição de cores. Após estudos, os publicitários da i10 Comunicação chegaram a conclusão do azul petróleo e do cortenho, tendo o off-white como apoio entre os tons principais. A junção das tonalidades oferece a sensação de dinamismo, conforme esclarecem os experts. Não só isso. A coesão da paleta transmite o “profissionalismo da Wine C, de forma dinâmica, singular e sofisticada”.
“Compreender a mente do consumidor é essencial para desenvolver qualquer projeto”, atestam os publicitários.
Na avaliação da equipe da agência, as marcas precisam ser preparadas para desenvolver o propósito de fazer sentido no mundo. Quando lançou a Wine Consulting — atualmente Wine C —, Lara Torres chegou a se questionar se a empreitada daria certo. Mesmo com as dificuldades, ela não desistiu e procurou maneiras de integrar pontos inclusivos: “Veio um filme. Quando comecei o projeto, não imaginava que ele chegaria nesse ponto”.
Desde a fundação, ela quis impulsionar o segmento com fomento por meio de cursos. “Todas as pautas que abordamos, de inclusão, sociais e meio ambiente, vão muito além do vinho. É transformar a vida da pessoa como um todo”, pondera. Segundo Lara, a Wine C transmite a sua personalidade. “Não tem como desvincular isso. Independentemente do nível que isso toma quanto empresa, sempre será eu”, endossa.
Poderosa é ela!
A trajetória de Lara é marcada por vencer obstáculos. Ela rodou o mundo durante quatro anos e meio para estudar a respeito do vinho. “Fui a feiras de degustação. Eu precisava de tempo para ter o conhecimento e o know-how que possuo hoje”, afirma. Ao retornar ao mercado de trabalho, a empresária sofreu para conquistar o próprio espaço devido a área ser completamente voltada aos homens.
“Está mudando! Era totalmente masculino. Isso também não foi fácil conseguir o respeito e a credibilidade até de muitas mulheres. Foi bastante difícil”, enfatiza a mente à frente da Wine C. São sinônimo da etiqueta: modernidade, elegância, agilidade, exclusividade, delicadeza, sofisticação, dinamicidade e leveza.
Ao longo da entrevista, Juliana Remigio, Natália Magalhães e Gilson Câmara aproveitaram o espaço para parabenizar Lara. A agência de publicidade acompanha a empresária desde os primeiros passos, no caso, em 2019. Os profissionais fizeram questão de realçar a dedicação da fundadora em conseguir mudar o mercado agregando as mulheres interessadas no assunto. O lado feminino surge na logomarca.
Quando o trio de publicitários apresentou os pontos da reformulação da etiqueta de vinhos, Lara não conteve a emoção. “Não tinha como eu não me emocionar profundamente. Eu não sabia o que era um projeto de marca, o que envolvia e pensei ser apenas o desenho de uma logomarca. Não estava preparada para receber tudo isso. Ao ver, fiquei explodindo por dentro”, finaliza.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.