Lançamento de documentário sobre pioneiros de Brasília ocupa Cine Drive-In
Na próxima segunda-feira (19/10), convidados irão assistir de seus carros ao projeto que homenageia grandes nomes da capital
atualizado
Compartilhar notícia
Na próxima segunda-feira (19/10), o Cine Drive-In será o palco de lançamento do documentário BSB60, que homenageia e apresenta a história de 20 pioneiros da capital. Com duração de aproximadamente 1h20, a obra, caracterizada pelo viés do empreendedorismo, mostrará bastidores da capital federal desde antes de sua inauguração até a atualidade.
Os personagens presentes no documentário representam diferentes setores da economia local, como o imobiliário, o gastronômico, o de construção civil, entre muitos outros. Um dos intuitos é mostrar como eles conseguiram enfrentar as dificuldades da época até chegarem onde estão. Veja a lista de pioneiros participantes clicando aqui.
Previamente, a produção disponibilizou no Net Now, plataforma de filmes da NET, uma série segmentada em capítulos que exibe conversas com os pioneiros. Cada episódio é dedicado a um personagem.
No evento de lançamento, será a vez de mostrar ao público o documentário completo, com direito a imagens de Juscelino Kubitschek caminhando entre os candangos e suas marcantes falas.
Para a ocasião, o Cine Drive-In será todo decorado e materializará a época da construção de Brasília, trazendo aos espectadores um clima nostálgico.
Cerca de 200 carros são esperados para a data, com convidados, pioneiros, familiares, autoridades, parceiros e a imprensa no mailing do evento. Uma porcentagem das vagas será destinada a pessoas que se inscreveram no site e foram sorteadas. Os organizadores assim o fizeram devido à grande demanda de inscrições e à limitação da quantidade de visitantes.
O documentário foi idealizado pelo empresário Phelipe Matias, filho do pioneiro Antonio Matias. Desde pequeno, ele tem uma rotina familiar tipicamente brasiliense e, hoje, carrega uma paixão pela capital.
Ao lado dele está Tiago Falqueiro, da Agência Descomplica, e Danilo Borges, da Claraboia Filmes, responsável pela filmagem e direção do projeto.
Além das telas, a obra também ganhou vida em páginas impressas, e está sendo transformada em um livro. Futuramente, a publicação será doada a bibliotecas e escolas públicas do DF. No site, haverá uma versão on-line para download gratuito.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.