metropoles.com

Labioplastia: por que mulheres querem ter a “vagina de boneca”?

A médica Yara Caldato explica como a labioplastia, ou “cirurgia da Barbie”, funciona. Veja as principais motivações para fazer a intervenção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
cirurgia da barbie
1 de 1 cirurgia da barbie - Foto: Getty Images

Ao longo da vida de uma mulher, seu corpo inteiro muda — inclusive a região íntima. O corpo pode estar sujeito à gravidez, parto, menopausa, alterações hormonais e envelhecimento natural. Tudo isso faz com que ocorram mudanças internas e externas na área vaginal, que podem afetar a aparência e as sensações experimentadas.

Por isso, há alguns tratamentos de rejuvenescimento da regiãi, como a labioplastia, ou “cirurgia da Barbie”, operação que reduz  os pequenos lábios que envolvem a vagina. As pacientes que buscam o procedimento desejam uma superfície genital lisa, de modo que os pequenos lábios (os lábios internos) não se projetem além dos grandes lábios (os lábios externos).

“Como resultado, essa intervenção é apelidada de ‘cirurgia da Barbie’, pois essas bonecas não têm características genitais óbvias”, explica a ginecologista Yara Caldato.

O nome “cirurgia da Barbie” é dado porque essas bonecas não têm características genitais óbvias

A especialista em ginecologia regenerativa, funcional e estética explica que embora existam motivos físicos ou funcionais na realização da intervenção desconforto ao participar de esportes como andar de bicicleta ou durante a relação sexual , a maioria das mulheres fazem devido ao relato de infelicidade com a aparência genital.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a demanda por este tipo de cirurgia aumentou de 5.070, em 2013, para 7.535, em 2014. Ou seja, mais de 49%, de acordo com um estudo da Oxford Academic.

A pesquisa ainda revela que as motivações para decidir se submeter a labioplastia foram: insatisfação estética com os lábios (87%), desconforto ao usar roupas (64%), relações sexuais dolorosas (43%), desconforto ao participar de esportes (26%), desconforto ao usar roupas íntimas/roupas (15%), ansiedade ou vergonha (9%) e dificuldades de relacionamento (9%).

vagina
A aparência, a funcionalidade sexual e motivações psicológicas estão entre as razões para as mulheres passarem pela labioplastia

Segundo a ginecologista, as alterações que ocorrem na região íntima ao longo do tempo podem provocar algum tipo de constrangimento que acabam interferindo no seu bem-estar, por isso algumas acabam optando pela intervenção e adquirir a “vagina de boneca”.

“Entre 15-20% das mulheres têm vários distúrbios sexuais, como coito doloroso, vaginismo, hipersexualidade patológica, e existem muitas doenças ‘corporais’ que se baseiam em um estresse psicoemocional”.

E acrescenta: “Em algumas situações, o sexólogo e um psicoterapeuta podem ajudar. Em outras, o endocrinologista e o ginecologia regenerativa funcional. Mas há problemas que só podem ser resolvidos com cirurgia íntima”, finaliza.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?