Kate faz 41 anos. 5 gestos da princesa que quebraram paradigmas reais
Kate se tornou “uma menina dos olhos de ouro” da realeza por ter uma popularidade quase inabalável e oferecer estabilidade à monarquia
atualizado
Compartilhar notícia
Kate Middleton festeja a chegada dos 41 anos nesta segunda-feira (9/1). É o seu primeiro aniversário como detentora do título de princesa de Gales. Integrante da realeza desde 2011, quando se casou com o príncipe William, ela será futuramente a rainha consorte do Reino Unido. Mãe de três filhos, George, de 9 anos; Charlotte, de 7; e Louis, de 4; a britânica tem formação em história da arte e trabalha em causas em prol da infância e da saúde mental.
Kate não conquistou os parentes de William à primeira vista, nem mesmo os súditos. Atualmente, porém, ela virou o jogo e se tornou “uma menina dos olhos de ouro” da realeza por desfrutar de uma popularidade quase inabalável e oferecer estabilidade à monarquia diante da enxurrada de polêmicas reais. Ao encantar desde a falecida rainha Elizabeth aos plebeus, a princesa de Gales passou a mexer os pauzinhos, rompendo tradições consideradas inquebráveis.
No dia em que Kate apaga as velinhas de 41 anos, a Coluna Claudia Meireles não deixaria de prestar as devidas homenagens à princesa. Confira cinco atitudes da futura rainha consorte que quebraram paradigmas da realeza.
1. De plebeia a rainha consorte
Filha de um casal de trabalhadores da aviação, sem títulos de nobreza, Kate provavelmente não cumpria os requisitos para ser a esposa do futuro rei do Reino Unido. As portas deixadas abertas pela princesa Diana, mãe de William, deixaram o caminho mais fácil para a então plebeia. Os pais de George, Charlotte e Louis se conheceram em 2001. Os dois foram colegas de classe na Universidade de St Andrews, na Escócia.
O príncipe começou a formação universitária com Kate. Ambos faziam o curso de história da arte. Entretanto, no meio do caminho, William resolveu mudou a graduação e se formou em geografia. Por dividirem a mesma sala de aula, os dois criaram uma amizade. Kate costumava encorajar o amigo a engatar nos estudos. Ele tinha dificuldade. Tempos depois, mais precisamente em 2002, o carinho que os colegas tinham um pelo outro ganhou um gostinho de romance.
Kate abriu os olhos de William para o amor durante um desfile de moda beneficente. Na época, ela estava em outra relação, por isso, o flerte só começou dois anos depois. Até trocar as alianças, o casal chegou a colocar um ponto-final no namoro em 2006. Depois, eles reataram. Em 2010, veio o anúncio da família real sobre o noivado do herdeiro do trono com a plebeia. Eles subiram ao altar em 29 de abril de 2011, em uma cerimônia que atraiu os olhares do mundo para a Abadia de Westminster, em Londres.
2. Baladeira
Nem Kate escapa da máxima “meu passado me condena”. Embora, agora, pareçam bastante comportados, ela e William souberam curtir bem a vida ao longo da juventude.
Em julho, uma sequência de fotos do casal em várias baladas viralizou no TikTok. Na maioria das cenas, o príncipe surge com o semblante aparentemente embriagado. Outras imagens trazem o futuro rei e a namorada dançando juntinhos. A plebeia até tentava esconder o rosto — e o rímel borrado do pós-festa — dos flashes.
3. Mãezona
“Mãe, só tem uma”. Em referência a Kate Middleton, quem pode dizer a expressão são os pimpolhos George, Charlotte e Louis, de 9, 7 e 4 anos, respectivamente. Estando à vista dos holofotes, a princesa de Gales virou um ícone de maternidade e mostrou que as crianças reais não desfrutam de uma criação muito diferente dos pentelhos plebeus. Mesmo sabendo que as câmeras estavam apontadas para si, ela não ligou em corrigir os filhos quando fizeram travessuras.
@nandaxxie Gente como a gente #katemiddleton #royal #family #royalfamily #princess #prince #realeza #crianca #viral #fypシ #girlboss ♬ Monkeys Spinning Monkeys – Kevin MacLeod & Kevin The Monkey
Em 2017, Charlotte tinha apenas 2 aninhos quando fez uma das primeiras turnês reais, pela Alemanha. Na hora de entrar no avião e voltar para o Reino Unido, a menina bateu os pés e caiu no chão como birra. Ao presenciar a cena, Kate preferiu perder a pose e se ajoelhar na altura da garotinha para repreendê-la. A bronca funcionou, pois a criança parou de chorar e levantou instantaneamente. A princesa de Gales faz questão de ser presente na vida dos filhos.
Outro momento inusitado de Kate com os herdeiros aconteceu em junho, mais precisamente no Jubileu de Platina da falecida rainha Elizabeth. O caçula Louis roubou a cena ao protagonizar uma série de peripécias nos eventos da comemoração. Ele deu língua e tampou a boca da mãe. Conforme analisou uma supernanny britânica, a maneira como a princesa de Gales lidou com a situação mostrou o quão preparada está para encarar a teimosia dos filhos.
Em entrevista ao podcast Happy Mum, Happy Baby, em 2020, Kate fez um raro desabafo sobre maternidade e como vislumbra a criação dos filhos: “Quero que eles se lembrem dos momentos comigo como mãe, mas também da família indo à praia, ficando encharcada, enchendo nossas botas com água, é disso que eu gostaria que elas se lembrassem. Não é uma família estressante, na qual você está tentando fazer tudo e não está realmente tendo sucesso em uma coisa.”
4. Protocolo de vestimentas
Pelas ordens da falecida rainha Elizabeth, as mulheres que integram a dinastia Windsor jamais deveriam mostrar as coxas. Em eventos reais mais formais, quando as princesas, duquesas e condessas usarem vestidos mais curtos, são obrigadas a usar meia-calça como forma de esconder a região. A regra não vale para competições esportivas, razão para Kate ousar ao aparecer com shorts brancos e deixar os pernões sarados à mostra. Ela participou de um torneio de barcos em julho.
5. Princesa da selfie
Ao contrário das estrelas pop, os membros da realeza não costumavam posar para selfies. Educadamente, eles recusavam os cliques por estarem a serviço da monarquia. De uns anos para cá, a situação mudou e se deve à princesa de Gales. Na tentativa de aproximar a família real dos súditos e de começar uma nova maneira de realizar visitas reais, a futura rainha consorte passou a aceitar as súplicas de seus admiradores. Em viagem pela Jamaica, em abril, ela e o marido, William, quebraram o protocolo ao tirar uma foto ao lado de um time de bobsled.
“Fontes no palácio me disseram que é assim que William e Kate querem conduzir as coisas, que se trata de alcançar as pessoas que vieram vê-los”, endossou o comentarista real Neil Sean em um vídeo postado em seu canal homônimo no YouTube.
O expert frisou a respeito da futura rainha consorte ter colocado o braço em torno do ombro de um homem. “Isso não teria acontecido alguns anos atrás”, esclareceu. O especialista definiu os novos tempos incentivados pela princesa de Gales como “abordagem tátil”.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.