Kate e Diana: saiba quem sofreu com a “maldição da princesa de Gales”
Algumas das detentoras do título de princesa de Gales sofreram com tragédias ao longo da vida. Atualmente, Kate Middleton dispõe do status
atualizado
Compartilhar notícia
Quando Kate Middleton anunciou o diagnóstico de câncer em março, um mito foi relembrado no imaginário popular sobre as detentoras do título de princesa de Gales enfrentarem tragédias. Uma das maiores “provas” da história é a morte da princesa Diana. Ela perdeu a vida em um acidente de carro em Paris no ano de 1997.
De acordo com o portal espanhol Vanidades, a narrativa de que o título de princesa de Gales estaria envolto por uma maldição remonta a séculos. Tudo começou com Anne Neville, em 1470. À época, ela recebeu o status por meio do casamento com Edward Westminster, filho do rei Henrique VI da Inglaterra.
Edward morreu tragicamente um ano após o enlace, deixando a princesa de Gales viúva. Anne se casou novamente com o rei Richard III e, inclusive, tornou-se rainha consorte da Inglaterra. Tempos depois, foi a vez da espanhola Catarina de Aragão sofrer com os infortúnios advindos do status.
Tragédia atrás de tragédia
Caçula do rei Fernando II e da rainha Isabela de Castela, Catarina passou a integrar a família real britânica ao selar a união com o príncipe Artur, então príncipe de Gales. Os dois se casaram quando eram adolescentes em 1501. No ano seguinte, o jovem morreu vítima de tuberculose.
Pai de Artur, o rei Henrique VII fez com que outro de seus filhos, no caso, Henrique se casasse com a esposa do irmão. O matrimônio ocorreu em 1509. No mesmo ano, o monarca faleceu e o herdeiro ascendeu ao posto de majestade da Inglaterra. Diante disso, Catarina virou a rainha consorte.
A história de vida da rainha consorte Catarina ganhou capítulos ainda mais trágicos. Do casamento com o rei Henrique VIII, ela teve seis filhos e somente uma herdeira sobreviveu, batizada de Maria. O soberano mantinha relacionamentos extraconjugais, sendo que em um dos casos de infidelidade deu origem a um filho ilegítimo.
Em busca de deixar um herdeiro legítimo, o rei começou a procurar uma segunda esposa e se deparou com Ana Bolena. Ele mexeu os pauzinhos para poder se separar de Catarina e se casar com a amante. À época, o divórcio não era permitido pela Igreja Católica. Diante de tantos conflitos, Catarina foi proibida de usar o termo rainha da Inglaterra.
Sofrimento
Outro exemplo de que o título de princesa de Gales estaria carregado com uma maldição foi o enredo dramático vivido por Alexandra da Dinamarca. Ela sofreu com uma doença grave, transmitida pelo marido Edward VII. O rei era conhecido por levar uma vida promíscua.
Após Alexandra da Dinamarca, foi a vez de Maria de Teck passar por acontecimentos terríveis ao longo da vida. A detentora do título de princesa de Gales enfrentou a morte do primogênito, o príncipe Alberto Vítor, e o isolamento social por ter ficado progressivamente surda. Ela tinha uma condição hereditária no ouvido, a otosclerose.
Princesa Diana
Segundo o site Vanidades, a princesa Diana “seria uma prova conclusiva de que o título de princesa de Gales está amaldiçoado”. Ela sofreu com a traição do marido, o então príncipe Charles. Antes de morrer em um acidente de carro, Lady Di vivenciou tristes momentos nos últimos dias de vida, como a perseguição por parte dos paparazzi.
Conforme publicou o portal espanhol, Kate Middleton, de 42 anos, estaria enfrentando “todos os supostos maus presságios de receber o título de princesa de Gales”. Esposa do príncipe William — herdeiro do trono britânico —, ela está em tratamento contra um câncer. O tipo da doença não foi revelada.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.