metropoles.com

Kate começou a quimioterapia preventiva em fevereiro; saiba o que é

Nessa sexta-feira (22/3), Kate Middleton revelou que está com câncer e já fazendo quimioterapia preventiva. Entenda o termo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Max Mumby/Indigo/Getty Images
Foto colorida de rosto de mulher sorridente. Ela tem o cabelo castanho - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de rosto de mulher sorridente. Ela tem o cabelo castanho - Metrópoles - Foto: Max Mumby/Indigo/Getty Images

A princesa de Gales, Kate Middleton, revelou, nessa sexta-feira (22/3), que está com câncer e já fazendo quimioterapia. Apesar de não falar qual o tipo, o local do tumor nem o estágio da doença, ela informou que começou um tratamento preventivo.

“Minha equipe médica aconselhou-me a me submeter a uma quimioterapia preventiva, e agora estou nos estágios iniciais desse tratamento. Isso foi um grande choque”, afirmou Kate em vídeo divulgado nas redes sociais.

À CNN, uma fonte oficial da realeza assegurou que a futura rainha consorte do Reino Unido teria iniciado com os medicamentos no final de fevereiro.

4 imagens
A princesa de Gales não deu detalhes do tipo de câncer
Ela está fazendo quimioterapia
Kate Middleton publicou um vídeo para falar sobre o assunto
1 de 4

Kate Middleton revelou estar com câncer e fazendo quimioterapia

Instagram/Reprodução
2 de 4

A princesa de Gales não deu detalhes do tipo de câncer

Instagram/Reprodução
3 de 4

Ela está fazendo quimioterapia

Instagram/Reprodução
4 de 4

Kate Middleton publicou um vídeo para falar sobre o assunto

Instagram/Reprodução

Mas o que é uma quimioterapia preventiva?

Saco de medicação venosa
Kate Middleton iniciou tratamento de quimioterapia preventiva

A oncologista gastrointestinal da Universidade da Califórnia Katherine Van Loon respondeu, ao jornal Time, que o termo quimioterapia preventiva não é muito usual e pode ter relação com uma ampla variedade de medicamentos.

“Não é um termo médico, mas acho que todos concordamos que ela está se referindo à quimioterapia adjuvante. Esse tratamento geralmente envolve os mesmos medicamentos quimioterápicos que as pessoas recebem para tratar o câncer ativo ou avançado”, explicou Katherine.

Ainda para o site, a especialista contou que o tratamento adjuvante se refere àquele feito depois da cirurgia de retirada do tumor, com objetivo de eliminar células cancerígenas microscópicas. Nesses casos, o procedimento é feito para acabar com qualquer resquício de células que possam ter escapado e se espalhado para outras partes do corpo.

“Indicamos o tratamento quando existe alguma preocupação com base na patologia [do tumor] ou no histórico clínico do paciente, que sugira que ele corre o risco de o câncer retornar no futuro. É algo que dá garantia adicional de que o câncer não voltará e nem vai oferecer o risco de metástase no futuro”, concluiu a médica.

Efeitos colaterais

Escova de cabelo
Kate poderá sofrer com efeitos colaterais do tratamento, como distúrbios gastrointestinais e supressão do sistema imunológico

A quimioterapia é conhecida por ser bastante invasiva. Os relatos de pacientes que enfrentam a doença são, na maioria das vezes, marcados por sensações de náuseas, perda de cabelo, peso e outros sintomas de desconforto.

Ao canal CVT News, a presidente da Associação Canadense de Oncologistas Médicos, Sharlene Gill, explicou que, entre outros efeitos colaterais, Kate poderá sentir fadiga, náusea, distúrbios gastrointestinais e supressão do sistema imunológico.

O professor de oncologia da Universidade de Toronto Derek Tsang também concordou com Gill. O especialista contou ao site que a princesa de Gales terá que ser forte durante o tratamento contra o câncer.

“As pessoas se sentem exaustas após um ciclo de tratamento do câncer. Isso se repete a cada duas ou quatro semanas. Então você faz a quimioterapia, o paciente não se sente bem, se recupera e você faz a próxima”, explicou.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?