Jovem prodígio Maju Amaral diz que empreender mudou o rumo de sua vida
A brasiliense fundou sua própria loja Mescla com apenas 16 anos e, atualmente, vive em São Paulo para estudar business
atualizado
Compartilhar notícia
Sucesso de vendas na capital da República, a marca brasiliense Mescla, focada em presentes criativos e personalizados, teve seu início durante o auge da pandemia de coronavírus, em 2020. Na época, foi decretada a quarentena obrigatória e, de repente, havia uma distância imposta que mudava a realidade de toda a humanidade. Esse afastamento fez com que datas comemorativas se tornassem profundamente difíceis para aqueles que estavam isolados sem a companhia das pessoas amadas. Foi nessa crise que a jovem de 16 anos Maria Júlia Amaral viu uma oportunidade de empreender e inovar.
O famoso ditado diz: “Tire o ‘s’ de ‘crise’ e você terá a palavra ‘crie”. Assim fez a brasiliense. Ela criou uma loja on-line com presentes afetivos a pronta entrega. “Comecei vendendo bolos e balões. Depois, evolui para flores. Hoje, o nosso catálogo de produtos é vasto: fazemos cestas de café da manhã e objetos personalizados”, conta a jovem.
O processo de ascensão da marca foi natural e de acordo com as necessidades dos clientes. “Seguia o que me era pedido e assim nosso portfólio aumentou. Me adaptei”, diz Maria Júlia.
“As pessoas estavam distantes entre si e sentiam a necessidade de se fazerem presentes de formas diferentes. Os presentes foram se tornando abraços”, fala a empreendedora. “Eu vi nessa distância uma oportunidade, percebi a necessidade de entregar o amor”, completa.
De acordo com a brasiliense, o nome Mescla foi escolhido pois significa a mistura ou junção, “e era exatamente isso que eu queria. Uma combinação de presentes afetivos”, explica.
De olho no futuro
A internet nunca foi tão essencial quanto nos dias de quarentena — e Maria Júlia, como uma boa cria da geração Z, não decepcionou. Ela usufruiu das redes sociais a seu favor e compreendeu como tudo acontece dentro Instagram.
Foi assim que nasceu o perfil @mmescla. Por meio dele, a brasiliense começou a realizar suas vendas. Hoje em dia, a garota prodígio acumula diferentes reels, destaques, posts e seguidores.
View this post on Instagram
View this post on Instagram
Desafios
Com apenas 16 anos e ainda cursando o ensino médio, a estudante se deparou com o fato de ter que conciliar sua vida escolar com as responsabilidades de uma profissão. “Sem dúvida alguma minha idade foi um dos meus maiores desafios. Foi difícil fazer com que os clientes me levassem a sério”, revela a visionária.
Ela conta que teve de cativar sua clientela entendendo a necessidade de cada pessoa. “Provei minha competência por meio da qualidade dos produtos. Afinal, não existe propaganda melhor do que uma entrega bem feita”, compartilha.
Maria Júlia concluiu o ensino médio e, atualmente, cursa administração com foco em empreendedorismo na Link School of Business, em São Paulo. Ela confessa que a distância é desafiadora, mas ela a dribla com o auxílio da tecnologia — mantendo-se todos os dias “on-line” para ter certeza de que tudo está correndo bem em seu ateliê, que fica dentro de sua casa em Brasília. “Passo os dias completamente ligada no celular conferindo cada entrega e como está sendo feito o produto”, diz. “Mas trabalhar a distância não é tão fácil quanto parece”, assume.
View this post on Instagram
DNA criativo
O dom do empreendedorismo corre nas veias de Maria Júlia. Sua mãe, Juliana Amaral, é uma das sócias fundadoras da tradicional casa de eventos brasiliense Villa Rizza. O talento se estendeu de uma geração para outra e, hoje, as duas são sócias da Mescla. “Me uni à criatividade da minha mãe para a execução dos arranjos”, comenta a jovem.
O senso estético e detalhista de Juliana inspirou a filha na execução dos arranjos florais, assim como o domínio que a matriarca possui como profissional do ramo de eventos. Afinal, é necessário entender sobre cores, composições e até mesmo as estações do ano.
View this post on Instagram
“Juntas, temos crescido muito. Nós duas sabemos diferenciar o que é assunto de família e o que é assunto de negócios”
Maria Júlia Amaral
View this post on Instagram
Mudança de vida
“O empreendedorismo tomou conta da minha vida de repente”, declara a fundadora da Mescla. Maria Júlia confessa à coluna Claudia Meireles que foi seu negócio que a levou para São Paulo. A faculdade que ela cursa atualmente, a Link School of Business, foi inaugurada recentemente, em 2020, assim como a Mescla. “Foi um achado. Afinal, eles oferecem um curso de administração diferenciado, com foco no empreendedorismo. Isso se encaixou perfeitamente com os meu sonhos”, destaca a jovem.
“A vida inteira eu quis ser arquiteta. Com 16 anos fui aprovada no vestibular do curso de arquitetura. Comecei a cursá-lo, porém, percebi que minha paixão era outra: eu queira empreender e administrar”, fala a brasiliense.
Com o sucesso da Mescla, Maria Júlia conseguiu dar passos em direção a sua independência e, hoje, mora na capital paulista. “Me sinto incrível, pois desde criança queria ser independente e fazer minhas próprias escolhas”, entrega. “Quando eu vi essa oportunidade, eu disse: ‘eu quero”, completa ela.
Próximos passos
No contexto em que vive hoje (morando em São Paulo e tendo uma sócia em Brasília), Maria Júlia nos adianta que pretende difundir a Mescla e até criar novas empresas. “Expandir a Mescla quer dizer dominar a capital, ou seja, tornar-se uma marca forte e conhecida em Brasília e, assim, conquistar outras cidades brasileiras. Quero levar muito amor para as pessoas”, profetiza.
View this post on Instagram
A cada mês, a idealizadora almeja trazer alguma novidade para os clientes. Atualmente, ela está pesquisando novos campos para investir, como o ramo da beleza e da saúde. No entanto, seu foco principal segue sendo a Mescla.
View this post on Instagram
Dicas de expert
Maria Júlia aconselha que os empreendedores olhem mais para si e para o seu negócio e não percam os seus focos observando concorrentes. “Cada empresa tem seu propósito, algo que a torne única”. Ela revela também que costuma dizer que é a sua própria concorrente, “assim foco nas minhas metas e dedico meu tempo ao que realmente importa”, finaliza.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.