José Sarney recebe familiares e autoridades em jantar de aniversário
Acompanhado da esposa, Marly, dos filhos e de netos e bisnetos, o anfitrião foi prestigiado por amigos e autoridades do governo
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das figuras mais importantes da história política brasileira, o ex-presidente da República José Sarney celebrou 93 anos, na última segunda-feira (24/4), com um jantar prestigiado na casa da família, no Lago Sul.
Ao lado da esposa, Marly Sarney, dos filhos, Fernando, Sarney Filho e deputada federal pelo MDB-MA Roseana Sarney; netos e bisnetos, o anfitrião recebeu um grande grupo de convidados, entre eles amigos, familiares e autoridades.
Nomes da política, como o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin; os ministros do STF Alexandre de Moraes e Dias Toffoli; o secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Ricardo Cappelli; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; o governador do Maranhão, Carlos Brandão; o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski; o ex-presidente da República Michel Temer; o chefe da PGR, Augusto Aras; a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, entre outras autoridades, marcaram presença na noite.
Primeiro presidente civil a tomar posse depois de mais de duas décadas de ditadura, José Sarney dedicou a maior parte da vida à política. Defensor da democracia, ele, além de já ter sido chefe do Poder Executivo, atuou como senador e governador pelo estado do Maranhão, onde nasceu.
Formado em direito, Sarney é também escritor. Tem poesias, crônicas e romances publicados. Em 1980, o sucesso com as palavras o fez ser eleito para a cadeira de número 38 da Academia Brasileira de Letras (ABL).
“Nós íamos fazer uma recepção para o meu pai quando ele fez 90 anos, só que, infelizmente, veio a pandemia. Então, esperamos passar e hoje, com 93 anos, estamos o homenageando, porque eu acho que ele é o melhor pai do mundo. Ele é um bom amigo, um bom pai, um bom político. É uma pessoa que sempre agregou. Ele merece todas as nossas homenagens”, declara Roseana Sarney, filha do aniversariante e deputada federal pelo MDB-MA.
Assista ao vídeo:
O aniversariante recepcionou cada convidado ainda na entrada da residência, recebendo todo o carinho e os cumprimentos das pessoas queridas que o admiram como homem e como político.
Decorado por Ricardo Azevedo, o local ganhou dezenas de folhagens e lustres rústicos, que se misturavam entre os arranjos de flores brancas e amarelas. A ambientação tornou o clima ainda mais elegante. O buffet, assinado por Marcos Azevedo, rendeu elogios de quem passou por lá.
Em conversa com a Coluna Claudia Meireles, o governador do Maranhão, Carlos Orleans Brandão Junior, falou sobre a amizade que tem com José Sarney.
“Ele é um amigo leal, uma pessoa que tem conversado muito comigo. Estou confiante com o apoio que ele vai nos dar, por conta da boa relação que ele tem com o presidente do Lula. Eu vim aqui com uma comitiva de, praticamente, quase toda a Assembleia Legislativa. E quando eu disse: ‘Vamos prestigiar o presidente Sarney?’, todos concordaram”, afirmou.
“O presidente Sarney é uma pessoa que prestou um grande serviço ao país, que resgatou, em momento difícil, a nossa democracia. Ele fez essa transição democrática, teve a oportunidade de ser presidente do Congresso Nacional, sempre numa linha de pacificação e união em prol da democracia. Teve a oportunidade, também, de ser presidente da República, governador do nosso estado [Maranhão]. Hoje, em um evento como esse, vemos a quantidade de pessoas que vieram aqui dar um abraço, de prestigiá-lo, mesmo ele fora do poder, exatamente por conta desse serviço prestado ao país”, continuou o governador.
Veja as imagens da celebração em registros do fotógrafo Paulo Lima:
Serviço
Buffet: Marcos Azevedo
Decoração: Ricardo Azevedo
DJ: Bola
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.