José Ivacy expõe Poéticas do Tempo na galeria Karla Osorio
As peças, com curadoria de Bené Fonteles, são fruto do trabalho dos últimos 30 anos do artista
atualizado
Compartilhar notícia
O artista plástico José Ivacy lançou, nesse sábado (1º/9), a exposição Poéticas do Tempo, na galeria Karla Osorio, no Setor de Mansões Dom Bosco. A mostra conta com mais de 100 obras de seu acervo pessoal, as quais usam, principalmente, madeira e metais sob a influência do tempo. Apreciadores de arte, amigos e colegas de profissão marcaram presença na vernissage.
Natural de Morada Nova (MG), Ivacy chegou em Brasília com apenas 2 anos, em 1964. “Cheguei numa época na qual estava tudo em construção. Me lembro que, ainda pequeno, colhia coisas da rua, levava e pintava. Eu faço a mesma coisa desde os 7 anos”, lembrou. O artista considera, assim, esse trabalho como uma maneira de manter a criança interior viva. “É a minha forma de continuar brincando a vida inteira”, completou.
As peças são fruto do trabalho dos últimos 30 anos. Para chegar às obras expostas, ele contou com a curadoria de Bené Fonteles. Os dois partilham de uma grande afinidade poética e conceitual. O curador também foi o responsável por apresentar Ivacy à galerista Karla Osorio.
“A madeira amalgamada pela força do tempo ganha a cor velada da pintura, desvela em discreta patina e mantém a materialidade acesa, a textura clara, a energia do sol, da chuva e do vento, dando-lhe uma poética angular”, explicou o curador.
Grande parte das peças chegaram às mãos de Ivacy com forma, textura ou cor preservadas, tendo a simplicidade dos objetos mantida por ele. Entre elas, madeiras de fazendas do século 19, de Goiás, e vindas da reforma do Hospital Juscelino Kubitschek, no Núcleo Bandeirante.
Ivacy se considera um coletor de objetos. “Faço um trabalho de muito respeito com esses materiais. Como se eu estivesse deixando eles falarem também”, explicou. “Essa pátina, essa memória, o tempo que passou em cima daquele objeto sempre me interessou”.
A mostra individual fica exposta até 10 de outubro. Sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, e aos sábados, das 10h às 14h, mediante agendamento.
Confira os cliques: