Jornalistas do Metrópoles são homenageados em sessão solene na CLDF
Presidida pela deputada distrital Doutora Jane (MDB), solenidade homenageou o Dia da Imprensa, celebrado em 1º de junho
atualizado
Compartilhar notícia
A deputada distrital Doutora Jane (MDB) presidiu uma sessão solene, na última sexta-feira (28/6), em homenagem ao Dia da Imprensa, celebrado em 1º de junho. Realizado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o evento reuniu renomados jornalistas do DF das mais diversas áreas de atuação, incluindo rádio, televisão e internet.
A fim de compor a mesa de honra, foram convidados nomes representativos da imprensa local, a exemplo do editor-chefe do portal Metrópoles, Otto Valle. Juntaram-se a ele a jornalista e comentarista política da CNN Brasil Basilia Rodrigues; a jornalista e repórter da TV Globo Rita Yochimine; a jornalista e diretora da Engenho Comunicação, Katia Cubel; o jornalista e coordenador geral do Sindicado dos Jornalistas do DF, Silvio de Queiroz; o jornalista e presidente da Associação Brasileira de Portais de Notícias, José Fernando Vilela; a colunista do Correio Braziliense Samanta Salum; a jornalista, podcaster e empreendedora Viviane Costa; e o secretário de Comunicação do Distrito Federal, Weligton Luiz Moraes.
Ao dar as boas-vindas aos convidados presentes, a deputada Doutora Jane enfatizou a importância do trabalho dos homenageados naquela noite. “São pessoas que eu respeito tanto, tenho a mais alta consideração e estima”, disse.
“Eu costumo dizer que eu me forjei a partir de um trabalho da imprensa, que mostrou o que eu fazia. E isso me deu visibilidade e me trouxe até este parlamento”, observou.
Para a anfitriã, o jornalismo é uma instituição necessária à democracia, ao país e ao conhecimento da população. “É por meio do trabalho incansável de todos vocês que podemos conhecer os fatos, compreender as nuances e acontecimentos e formar nossas opiniões”, afirmou.
“Vocês são, de fato, a voz do povo, os olhos que observam e os ouvidos que escutam os anseios da sociedade”, declarou durante a sessão solene.
Os jornalistas convidados a se sentarem à mesa de honra tiveram a oportunidade de se pronunciar perante o tema da noite. Dentre os assuntos comentados, destacaram-se os desafios da profissão, a relevância da imprensa no que diz respeito à mudança da vida da população, a era digital, que transformou o cenário da comunicação, além do combate às fake news.
O editor-chefe do portal Metrópoles, Otto Valle, lembrou que, atualmente, com o acesso à internet, todos os cidadãos se tornaram produtores de conteúdo. “Qualquer pessoa com o celular na mão está postando vídeos ou contando uma história, obtendo repercussão e ganhando engajamento”, comentou.
“Mas, nesse contexto, uma coisa não mudou e continua mais forte do que nunca: o papel do jornalista enquanto fornecedor de informação, de checar os fatos exaustivamente, de ter uma matéria consistente, e de conseguir mudar a vida das pessoas para melhor”
Otto Valle, editor-chefe do portal Metrópoles
Já o secretário de Comunicação do Distrito Federal, Weligton Luiz Moraes, em momento de fala, pontuou o respeito que tem pela imprensa, especialmente no cenário atual do Brasil, que está polarizado. “Isso é fundamental, pois consolida a democracia. Estamos vivendo um momento importante no país, e não é fácil manter um equilíbrio”, argumentou.
Os jornalistas do Metrópoles Manoela Alcântara, Isadora Teixeira, Carlos Carone, Alan Rios e Mirelle Pinheiro também receberam a condecoração, bem como a colunista Claudia Meireles, representada pela repórter Rafaela Amaral.
Veja como foi:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.