Jantar em prol do Líbano na casa de Claudia Martinez reúne empresários
Embaixadora do Líbano, Carla Jazzar criou um projeto para angariar recursos e ajudar a população libanesa que enfrenta uma crise econômica
atualizado
Compartilhar notícia
Com uma agenda voltada à mobilização social, a embaixadora do Líbano, Carla Jazzar, foi recebida em um jantar intimista na capital paulista nessa quinta-feira (8/7). Anfitriãs da noite, Claudia Martinez e Kika Manssur orquestraram um encontro da comandante da missão diplomática do país asiático com empresários.
A representante criou o projeto Unidos pelo Líbano, a fim de angariar recursos e ajudar a população da terra natal que, atualmente, enfrenta uma crise econômica, sendo considerada uma das mais graves pelo Banco Mundial.
Diante dos esforços da embaixadora, Claudia e Kika ficaram comovidas e resolveram promover o jantar. Outro ponto que impressionou as anfitriãs foi o fato de Carla ser mais uma mulher a ocupar o cargo de alta hierarquia na diplomacia. Ela é a primeira representante feminina a liderar a missão diplomática do Líbano no Brasil.
“Tão proativa, Carla se movimenta para ajudar a população que tanto precisa”, conta Claudia em entrevista à coluna. A empresária integra a Virada Feminina e o Conselho da Fiesp.
Segundo a empresária, o propósito diplomático de Carla se destaca de modo extraordinário, especialmente, por buscar a mão amiga do brasileiro — conhecido por ser acolhedor — a quem passa por uma realidade catastrófica. Também participaram do jantar entre amigos, franceses, portugueses e uma família genuinamente libanesa, a Manssur. Inclusive, o marido de Claudia é um judeu marroquino.
“Buscamos estender a mão mesmo, mostrando que o que nos une são as semelhanças e o amor. As diferenças não atrapalham quando se tem uma agenda acima disso, do humano. Essa foi a mensagem que abraçamos. O jantar foi uma forma de reunir as pessoas em prol do ser humano, sem discriminação, uma união de povos”, enfatiza Claudia Martinez.
Há seis meses no Brasil, Carla Jazzar aceitou de prontidão o convite da Associação Comercial de São Paulo para apresentar a iniciativa que lidera em prol do Líbano.
O evento foi co-organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e Câmara Brasileira Libanesa a fim de mobilizar as comunidades libanesa e brasileira para estabelecer um fundo de ajuda ao povo do país fixado no Oriente Médio que passa por um momento complicado.
“Escolhi começar em São Paulo, porque esta comunidade a que me referi é muito grande, bem-sucedida e influente no Brasil”, ressalta a embaixadora do Líbano. Empresários do mercado financeiro, setor elétrico e industrial estiveram no encontro intimista e se sensibilizaram com a proatividade de Carla.
“Quando nossos irmãos estão precisando de algo, independentemente de quem seja, é um problema de todos e temos a responsabilidade de ajudá-los”, frisa Claudia Martinez.
Nessa sexta-feira (9/7), farmácias e usinas de energia entraram em greve no Líbano em razão da crise econômica. Metade da população vive abaixo da linha da pobreza. Algumas cidades estão sem luz e a falta de combustível interrompe a rede de distribuição de água, segundo relatório da Agência da ONU para Refugiados.
Em junho, o Banco Mundial definiu que a situação trágica enfrentada pelo país deve ficar entre os 10 episódios mais graves em todo o mundo desde meados do século XIX.
Confira os cliques:
O jantar para Carla Jazzar ocorreu nessa quinta-feira (8/7)
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.