Já Eras Tour: fãs criam memes sobre passagem de Taylor Swift no Brasil
A passagem de Taylor Swift pelo Brasil tem sido marcada por tragédias e situações adversas. Fãs creem que a artista não volta mais ao país
atualizado
Compartilhar notícia
Após 11 anos, Taylor Swift aterrissou em solo verde-amarelo, nessa quinta-feira (16/11), para a maratona de shows da The Eras Tour no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ao todo, estão previstas seis apresentações. Desde que pisou no Brasil, a cantora norte-americana tem protagonizado as manchetes. Primeiramente, os fãs da “Loirinha” participaram de uma campanha com o objetivo de homenageá-la em uma projeção no Cristo Redentor. Os Swifties — nome do fã-clube — conseguiram atingir a meta de arrecadação de mantimentos e celebraram vinda da artista.
“Welcome to Brasil” (Bem-vinda ao Brasil, em tradução livre) estava escrito no monumento carioca ao lado do nome das 27 unidades federativas brasileiras. Com produção da empresa T4F, a primeira apresentação de Taylor ocorreu no Estádio Nilton Santos, no Rio, na última sexta-feira (17/11). Em razão do calor com sensação térmica de 60ºC e da escassez do acesso à água na arena, em torno de mil pessoas desmaiaram, segundo o Corpo de Bombeiros, e uma fã morreu. Ana Clara Benevides, de 23 anos, teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
Taylor usou o Story para lamentar a perda de Ana Clara. Na mensagem, ela disse que estava “dominada pela dor” e “com o coração partido”. Diante da tragédia, as autoridades se movimentaram para que o público dos espetáculos da cantora e de outros artistas tivesse acesso à água. Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino anunciou uma portaria, nesse sábado (18/11), que permite a entrada de garrafas de água para uso pessoal em shows no país e, também, obriga as organizadoras de eventos a fornecer a bebida de graça em dias de forte calor.
Nesse sábado (18/11), a protagonista da The Eras Tour deveria subir novamente ao palco, montado no Estádio Nilton Santos. Entretanto, quando o relógio marcou 17h30, alguns fãs viram um Story postado pela cantora sobre o cancelamento do show. A produtora T4F só confirmou a notícia minutos depois. O anúncio foi feito duas horas antes do início da apresentação, o que causou indignação, visto que o público havia ficado horas na fila e dentro da arena no dia mais quente do ano no Rio de Janeiro.
“Estou escrevendo isso do meu camarim no estádio. Foi tomada a decisão de adiar o show desta noite devido às temperaturas extremas no Rio. A segurança e o bem-estar dos meus fãs, colegas artistas e equipe técnica devem e sempre estarão em primeiro lugar”, comunicou Taylor na publicação.
A apresentação da artista será nesta segunda-feira (20/11), de acordo com a produtora responsável pela turnê, a empresa T4F, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD-RJ). Como Taylor não subiu ao palco, os Swifties tiveram que deixar o Estádio Nilton Santos. Alguns deles chegaram a vaiar a cantora e a produtora pela decisão, enquanto outros choravam e gritavam que não sairiam da arena: “Eu não vou embora”. Não teve jeito e todos precisaram esvaziar o local, porém nas redondezas sofreram com dois arrastões.
O tumulto e a correria fizeram com que parte dos fãs voltasse para dentro do estádio — popularmente conhecido como Engenhão — ou de restaurantes próximos, em busca de segurança. Alguns dos presentes afirmam ter ouvido barulho de tiros. Vídeos, que viralizaram nas redes sociais, mostram policiais armados a fim de impedir a ação dos ladrões. Horas após o cancelamento, a capital carioca foi tomada por uma forte chuva e raios teriam atingido a arena do Nilton Santos, segundo posts nas redes sociais.
Já Eras Tour
No X — antigo Twitter —, usuários chegaram a “brincar” com o nome da turnê da cantora norte-americana. A The Eras Tour virou Já Eras Tour. “Já podemos nos conformar que a Taylor nunca mais vai voltar pro Brasil”, escreveu uma internauta. Outra criou uma ilustração do filme 2012 com o Cristo Redentor caindo por conta de um tsunami, que invade o Rio de Janeiro: “Com menos de 24 horas, a diva derrubou um estado. Polícia, arrastão, caos, Já Eras Tour, ela não vem mais. Não é hate, sou fã demais”.
Alguns internautas voltaram ao túnel do tempo e lembraram da notícia em que a mãe de Taylor, Andrea Finlay, ordenou que a filha não fizesse mais shows no Brasil por ser um “país de terceiro mundo”. À época, no caso em 2015, os fãs da artista se indignaram. No X, usuários brincaram que “mãe nunca erra”, já que a recente passagem da artista pelo território brasileiro tem sido marcada por tragédias e situações adversas. “Só confirmando, Taylor não vem mais”, destacaram na rede social.
Abaixo, confira uma galeria de publicações sobre a Já Eras Tour no X:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.