Irritado? Expert lista 6 alimentos que ajudam a melhorar o humor
À Coluna Claudia Meireles, a nutricionista Letícia Gasparetto descreve os componentes benéficos de alguns alimentos que melhoram o humor
atualizado
Compartilhar notícia
Malhar e praticar exercícios aeróbicos, como caminhada, dança e corrida, são algumas das formas que as pessoas buscam para aliviar o estresse do dia a dia. Mas você sabia que incluir certos alimentos na dieta ajuda a melhorar o humor e a proporcionar bem-estar?
Segundo a nutricionista Letícia Gasparetto, isso acontece porque certos nutrientes ajudam na produção de neurotransmissores, substâncias químicas que regulam o humor no cérebro.
“Os aminoácidos, como triptofano são convertidos em serotonina, um neurotransmissor associado ao bem-estar e à sensação de felicidade. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como folato e vitamina B12, também estão envolvidos na produção desse composto químico. Já aqueles constituídos por antioxidantes podem reduzir o estresse oxidativo no cérebro e ajudar a proteger contra o declínio cognitivo, o que impacta positivamente no humor”, explica a especialista em endometriose, nutrição clínica e esportiva.
Abaixo, confira seis alimentos selecionados pela profissional que podem te ajudar a ficar bem-humorado:
Banana
Rica em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, a banana é uma fruta que ajuda a promover a sensação de bem-estar.
Chocolate amargo
Uma boa notícia para os amantes da guloseima: segundo Letícia, o chocolate amargo contém flavonoides, antioxidantes e estimulantes, como a cafeína e a teobromina.
“Esses componentes podem aumentar os níveis de serotonina e endorfinas no cérebro, promovendo sentimentos de felicidade e prazer”, explica.
Nozes
“As nozes são fontes de ômega-3, um ácido graxo essencial que está relacionado à saúde cerebral. Elas também fornecem triptofano, além de magnésio, um mineral que reduz a ansiedade”, assegura Gasparetto.
Ovos
Os ovos são fontes de proteína completas e têm nutrientes como triptofano, selênio, zinco e vitaminas do complexo B, importantes para a função cerebral e a produção de neurotransmissores.
Peixe rico em ômega-3
“Peixes como salmão, atum e sardinha são ricos em ácidos graxos e ômega-3. Eles estão associados a benefícios para a saúde mental, incluindo a redução dos sintomas de depressão e ansiedade“, elucida a nutricionista.
Espinafre
O espinafre é uma folha verde escura que contém folato, um nutriente importante para a produção de serotonina. “O folato também desempenha um papel na regulação do humor e na prevenção da depressão.”
À Coluna Claudia Meireles, Letícia garante que a alimentação executa um papel complementar e não substitui o tratamento adequado para condições de saúde mental. “Se você está enfrentando problemas de humor persistentes, é recomendado buscar orientação de um profissional de saúde qualificado”, finaliza a expert.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.