Ir ao banheiro com frequência é sinônimo de um intestino saudável?
A nutricionista Juliana Andrade alerta para sinais que podem demonstrar se o intestino está saudável ou não; saiba quais
atualizado
Compartilhar notícia
Quantas vezes por dia você vai ao banheiro? Será que essa frequência significa, de fato, que o seu intestino é saudável? Muitas pessoas acreditam que ir ou não ao banheiro é uma resposta definitiva sobre a saúde intestinal. Entretanto, para a nutricionista Juliana Andrade, isso não é totalmente verdade.
Embora a frequência de evacuação seja um sinal importante, a saúde intestinal vai muito além disso. Afinal, como funciona um intestino considerado saudável?
“Essa resposta pode variar de pessoa para pessoa”, afirma a especialista. Mas ela lista alguns critérios para ajudar a definir o que seria ideal:
“A média de evacuações varia de uma a três vezes por dia, mas algumas pessoas podem evacuar a cada dois dias e, ainda assim, ser considerado normal, desde que não haja desconforto ou outros sintomas”, esclarece Juliana.
Segundo a profissional, vale atentar-se também ao formato das fezes. “Fezes normais são moldadas e firmes, mas macias, como uma banana madura”, ensina.
A ausência de esforço excessivo também deve ser levada em conta. Juliana lembra que o esvaziamento deve ser fácil e sem dor. Do mesmo jeito, ao sairmos do banheiro, devemos ter a sensação de esvaziamento completo.
Sinais que merecem atenção
Além da frequência, da sensação e da forma de evacuação, Juliana Andrade alerta para outros sinais que podem demonstrar se o intestino está saudável ou não. O primeiro deles é a reação que o organismo tem após a ingesta de determinados alimentos.
“Se você percebe desconforto (como gases, distensão abdominal ou dor) depois de consumir certos ingredientes, isso pode ser um indicativo de sensibilidade alimentar, como intolerância à lactose ou ao glúten”, exemplifica.
Níveis baixos de energia e disposição também devem ser observados. De acordo com a especialista, a saúde intestinal impacta diretamente a energia e o humor, já que grande parte da serotonina (o hormônio do bem-estar) é produzida no intestino. “Se você se sente frequentemente cansado, irritado ou ansioso, sua saúde intestinal merece atenção”, propõe.
A qualidade da pele é outro fator. Segundo a nutricionista, problemas intestinais podem refletir na cútis, causando acne, rosácea ou outras condições dermatológicas geralmente relacionadas à inflamação sistêmica e desequilíbrios na microbiota.
Ainda, visto que cerca de 70% das células imunológicas estão no intestino, infecções recorrentes podem ser um sinal de um intestino desequilibrado, conforte Juliana pontua.
“Em suma, a saúde intestinal vai além da frequência de idas ao banheiro. Um funcionamento saudável envolve um equilíbrio entre dieta, bem-estar emocional e a ausência de desconfortos gastrointestinais”, frisa a profissional.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.