Iogurte ou kefir? Saiba qual alimento agrega mais benefícios à saúde
A coluna conversou com dois nutricionistas para descobrir qual dos alimentos, iogurte ou kefir, é melhor para o organismo
atualizado
Compartilhar notícia
Na busca por um estilo de vida saudável, uma boa estratégia é saber comprar os alimentos que mais agregam benefícios à saúde. Levando em consideração os produtos semelhantes, mas com características e vantagens distintas, uma dúvida comum é sobre qual deles levar. Um exemplo é a escolha entre o iogurte e o novo queridinho da ciência, o kefir.
Para esclarecer as principais diferenças e qual dos dois garantem mais benefícios para o organismo, a coluna Claudia Meireles conversou com duas nutricionistas. Confira!
Qual a diferença entre o iogurte e o kefir?
Para a nutricionista Danielle Luz Gonçalves, tanto o iogurte quanto o kefir possuem características benéficas para o corpo. Embora os dois sejam feitos a partir da fermentação do leite, ela revela que há algumas diferenças significativas no que tange a produção, consistência, sabor e composição de probióticos.
“O iogurte é feito a partir da fermentação do leite por bactérias como o Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus thermophilus, resultando em um produto com textura mais espessa e sabor levemente ácido. Já o kefir é produzido com grãos de kefir, uma combinação de bactérias e leveduras, que fermentam o leite e o tornam mais líquido e ácido, com um leve sabor efervescente devido à presença de gás carbônico”, explica Danielle.
Valor nutricional
Quando se trata do valor nutricional, a nutricionista Letícia Gasparetto entende que os dois produtos não competem para ser o melhor. “O kefir tem uma maior diversidade de probióticos, que pode ser benéfico para algumas pessoas. Já o iogurte é um produto mais acessível e que também oferece ótimas vantagens ao organismo”, explica.
Visitando o site Health, encontramos informações nutricionais dos dois produtos. A publicação comparou uma xícara de porção simples e com pouca gordura dos dois produtos e encontrou similaridades em relação ao conteúdo calórico e aos nutrientes essenciais como cálcio, fósforo e vitamina B5 (ácido pantotênico).
Apesar das semelhanças, a nutricionista e autora no portal, Kayla Girgen, também observou diferenças importantes nos alimentos. O iogurte quando comparado ao kefir está na frente em zinco e riboflavina (vitamina B2), além de ostentar níveis mais altos de vitamina B12. Por outro lado, o kefir oferece um pouco mais de proteína e tem maiores quantidades de selênio, vitamina A e vitamina D.
Benefícios para a saúde
Iogurte
A especialista Danielle Luz garante que o iogurte pode ser um importante agente para manter o equilíbrio da flora intestinal e fortalecer o sistema imunológico. Além dessas qualidades, a especialista Letícia Gasparetto também entende que o alimento atua na melhora da digestão. “O produto lácteo também pode ser considerado uma ótima fonte de cálcio e proteínas, colaborando, assim, para a boa manutenção da saúde óssea”, comenta Letícia.
Kefir
Já quando o assunto é o kefir, as especialistas concordam que o alimento é popularmente conhecido por seus benefícios para a saúde intestinal, mas garantem que há ainda outras qualidades que precisam ser levadas em consideração.
“Devido à sua maior variedade de probióticos, o kefir pode ser considerado um ótimo ativo para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, o alimento possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Inclusive, existem estudos que sugerem que o alimento pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e beneficiar a saúde cardiovascular, contribuindo para a redução do colesterol e da pressão arterial”, revela Danielle.
E agora, o que escolher?
Segundo Danielle Luz, a escolha entre iogurte e kefir depende das necessidades e preferências individuais de cada pessoa. “O kefir, com sua diversidade maior de micro-organismos, pode oferecer benefícios adicionais para a saúde intestinal. No entanto, algumas pessoas podem preferir o iogurte por sua consistência mais espessa e menos ácida”, entende.
Embora o consumo do kefir seja indicado para todas as idades, Danielle chama atenção para as pessoas com deficiências no sistema imunológico. “Nesses casos, o ideal é evitar o kefir, pois a introdução de uma grande quantidade de micro-organismos pode causar desequilíbrios intestinais”, alerta.
Quando se trata dos iogurtes, as duas especialistas pedem que os consumidores observem os rótulos dos produtos na hora de comprar. “A indicação é optar por iogurtes naturais ou com baixo teor de açúcar, observar se há aditivos ou conservantes e verificar a lista de ingredientes – quanto menos, melhor. Além disso, uma das melhores escolhas são os iogurtes com probióticos ativos”, alerta Letícia.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.