Empossado pelo presidente Paulo Castelo Branco nessa quarta-feira (17/4), Adalberto vai ocupar a cadeira 59, que tem como patrono o político brasileiro Adroaldo Mesquita da Costa. Segundo o presidente da entidade, a posse de Adalberto representa a oportunidade de garantir ainda mais honras ao nome e aos projetos do IHGB.
“O Adalberto é um personagem com função importantíssima para a preservação da história e da geografia da cidade. Ele desempenha um papel fundamental no Arquivo Público do DF e tem nos ajudado muito ao longo do tempo. Agora, com a sua posse, nossa expectativa é que ele colabore para fazer com que o Instituto continue sendo um centro de informação e de transferência de conhecimento”, ressalta.
A entidade conta com 120 membros que trabalham para fomentar a cultura, resgatar a memória e defender os valores da capital. Desde a fundação, em 1964, o espaço recolhe material histórico sobre a região Centro-Oeste, com objetivo de preservar materiais que preservam evolução de Brasília desde sua construção, por meio do estudo da geografia, genealogia e antropologia local.
Apesar de Adalberto Scigliano ser paulistano, parte de sua história foi em Brasília, colaborando para o crescimento da cidade. Vivendo na capital, ele trabalhou em diversos setores do Governo do Distrito Federal, até chegar ao cargo de Superintendente do Arquivo Público.
O evento contou com a presença de personalidades e autoridades do Poder Judiciário, demonstrando o prestígio do empossado. Em um discurso bastante emocionado, o novo sócio acadêmico citou cada colega que contribuiu para a sua trajetória e reforçou seu comprometimento em continuar o trabalho pelo crescimento da cidade.
Confira quem esteve na solenidade pelo olhar de Nina Quintana: