Instituto Brasileiro de Debates faz jantar de gala no Iate Clube
Debater se tornou um esporte intelectual universitário. Os participantes buscam por financiamento para levar a prática para as escolas
atualizado
Compartilhar notícia
Jovens debatedores de todo o Brasil desembarcaram em Brasília, nessa sexta-feira (31/01/2020), para participar do primeiro jantar beneficente do Instituto Brasileiro de Debates (IBD). O evento de gala reuniu pessoas interessadas em discutir ideias com respeito, tolerância e discurso de qualidade no Iate Clube de Brasília.
Renato Ribeiro, Flávia Taiane Silva e Johner Zorzo Dornelles são os mentores do instituto. O objetivo do jantar foi arrecadar fundos para financiar debatedores carentes e levar o movimento para o público do ensino médio.
Flávia se encantou pela atividade quando assistiu ao filme O Grande Desafio, estrelado por Denzel Washington. Desde então, ela vê os debates como um exercício de empatia.
“Quando a gente debate, não se escolhe a posição que vai defender, é tudo sorteado. Tem uma função social, ainda mais nesse momento tão polarizado, que as pessoas só querem discutir”, afirma.
A noite ainda contou com a comenda Pilares da Alvorada, dedicado às pessoas que contribuíram para o crescimento do movimento. Neste ano, Flávia e Bernardo Rabelo foram os homenageados.
Flávia conta que o movimento ainda é muito tímido no Brasil. Ele surgiu em 2010, no Ceará, com a primeira sociedade de debates inspirada no modelo americano e se tornou um “esporte universitário intelectual elitista”, nas palavras dela.
“Ser debatedor é muito caro porque uma pessoa engajada viaja de cinco a 12 vezes no ano para participar dos campeonatos. No Brasil, o movimento foi sempre muito tímido e acanhado. Os debatedores ainda precisam fazer vaquinhas porque não têm patrocínio direto das universidades que estudam”, conta.
Debate em Brasília
Neste domingo (02/02/2020), a partir das 16h, acontece a Final de Masters. Os debatedores mais experientes do Brasil, vinculados ao IBD, farão uma sessão especial de debates no auditório da OAB-DF, na quadra 516 Norte. A entrada é gratuita para o público interessado em conhecer o movimento.
Confira os cliques:
Serviço:
Decoração | Mega Eventos
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.