Influenciadora revela 5 dicas para recuperar as unhas após alongamento
No Instagram, Jéssica Riviery coleciona 960 mil seguidores e soma mais de 825 mil curtidas em vídeos compartilhados no TikTok
atualizado
Compartilhar notícia
“Minhas unhas quebravam muito, porque eram finas como um papel”. Com essas palavras Jéssica Riviery recorda de como era suas garras em 2012. Atualmente, a pontinha dos dedos da criadora de conteúdo digital é uma verdadeira referência e uma tentação de quem gosta do universo nail. Somente no Instagram, ela coleciona mais de 960 mil seguidores e soma mais de 825 mil curtidas em vídeos compartilhados no TikTok.
Ao se deparar com o perfil e, claro, as unhas de Jéssica, a Coluna Claudia Meireles foi atrás e descobriu os macetes usados pela expert para ficar com as garras maravilhosas, inclusive após o alongamento. Na avaliação da especialista, o segredo — questionamento feito com frequência por quem a acompanha — para ter a pontinha dos dedos impecável é “cuidar”.
Ao ser perguntada qual a principal tática para dispor de unhas tão bonitas, Jéssica tem a explicação na ponta da língua: “Envolve mais do que uma única base ou algum produto específico. Cuidar das unhas é como cuidar do cabelo e do rosto. É criar uma rotina, e eu mostro isso nos meus vídeos, Stories e destaques, além de, óbvio, dar muitas dicas de esmaltações”.
Jéssica aprendeu a cuidar da pontinha dos dedos testando. Durante a entrevista, ela lembrou que as unhas eram fracas, costumavam descamar e quebravam muito. A situação se estendeu até 2012, ano em que a criadora de conteúdo digital começou a cuidar das garras. “Desde então, tudo que eu ia aprendendo e testando, compartilhava no meu perfil”, rememora.
Ver essa foto no Instagram
Restauração
Após mil e um testes, Jéssica conseguiu definir “exatamente o que cada produto” faz e ensinar truques capazes de contribuir com o fortalecimento das unhas. Ao abordar o tópico sobre deixar as garras mais resistentes, a criadora de conteúdo digital relembrou de recorrer à técnica do alongamento. Em determinada vez, ela retirou o procedimento da pontinha dos dedos em casa:
“Isso acabou com a minha unha”.
Ao ver a pontinha dos dedos danificadas, Jéssica Riviery montou uma megaoperação para recuperar as unhas após a “atrocidade” de remover o alongamento no lar doce lar. Veja o passo a passo colocado em prática pela influenciadora. Segundo a especialista, as maiores dúvidas de seus milhares de seguidores são como fortalecer e restaurar as garras depois de fazer alongamentos em gel ou em fibra de vidro.
1 — Mantenha as unhas curtas para evitar a quebra. “Estarão bem fracas”, orienta.
2 — Use uma boa base fortalecedora.
3 — Hidrate com muita frequência a região das unhas e cutículas, e evite retirá-las. “Além de ser uma barreira contra fungos e bactérias, as cutículas ajudam no fortalecimento [das garras]”, recomenda.
4 — Utilize removedores sem acetona.
5 — Beba bastante água e cuide da alimentação. “As unhas precisam de vitaminas”, frisa.
Fuja!
Desfilar com a pontinha dos dedos bonita requer estabelecer uma rotina de cuidados e fugir de alguns hábitos prejudiciais à saúde da região, por exemplo, roer as unhas. Também aparece na listagem da influenciadora, o uso de fórmulas que deixam as garras ressecadas, como a acetona e produtos químicos de limpeza. Conforme explicou a especialista, a primeira substância é um solvente forte.
Usar as garras como ferramenta é uma prática comum. Consequentemente, a atitude enfraquece a região e resulta em possíveis quebras. “Devemos criar hábitos e não colocar as unhas na boca nem retirar o esmalte com os dentes. Quando fazemos isso, acabamos tirando uma das camadas da unha, deixando-a mais fraca”, garante Jéssica. Ela acrescenta ao ponto de vista:
“Não podemos esquecer que a nossa saúde reflete nas unhas. Caso a pessoa tenha um cuidado com a região e mesmo assim não consegue ver uma melhora, orienta-se procurar um dermatologista.”
Ver essa foto no Instagram
Caso tenha ouvido que fazer várias esmaltações em uma curta periodicidade tende a afetar a pontinha dos dedos, a especialista alega que o hábito não causa danos. “O que prejudica as unhas é manter o esmalte velho por muito tempo. Ficar com o mesmo produto por muitos dias deixa a região ressecada e quebradiça, além de promover o aparecimento das leuconiquias, as manchinhas brancas indesejáveis”, enfatiza.
Esmaltação
A Coluna Claudia Meireles não deixaria de perguntar os truques da especialista no quesito esmaltação. Abaixo, Jéssica elenca quatro macetes para conseguir pintar a unha sem borrar.
1 — Deixar as unhas limpas antes de usar a base contribui com a fixação da fórmula. “Existem pessoas que acreditam não ser importante aplicar a base antes do esmalte, porém o produto serve para proteger as unhas. Ajuda também a fixar e nivelar as camadas do produto”, salienta a criadora de conteúdo digital.
2 — Passar camadas finas de esmaltes e respeitar o tempo de secagem entre elas. “Toque no esmalte e se não ficar a digital, pode partir para a próxima “mão” do produto.
3 — Usar um bom extrabrilho. “É fundamental finalizar com o produto ou top coat de secagem natural por intensificar a cor, dar brilho e ajudar na durabilidade do esmalte”, ressalta Jéssica.
4 — Limpar a esmaltação com mais segurança.
De acordo com Jéssica Riviery, o que fará uma pessoa dominar e conquistar uma boa esmaltação é a prática. “Sem dúvidas, há quem tenha mais facilidade que outro indivíduo, mas sem praticar nunca terá o resultado esperado”, defende.
Ver essa foto no Instagram
Indispensáveis
Em busca de manter as unhas bem cuidadas constantemente? A criadora de conteúdo digital aconselha ter em casa uma base fortalecedora, hidratante de cutículas, extra brilho ou top coat de secagem natural. Ela deixa como aviso ficar atento à qualidade dos produtos. Mais uma sugestão de Jéssica é usar removedores de esmalte sem acetona.
A expert propõe ainda o uso da lixa de cristal. “É mais delicada, menos abrasiva e não vai abrir as camadas das unhas”, descreve.
Imersão
A expert define o universo nail como uma paixão. Jéssica “adorava” esmaltar e estava sempre com as garras impecáveis. Quando resolveu criar um perfil no Instagram há uma década, ela queria mostrar um conteúdo diferente na rede social. “Comecei a postar a unha da semana. Percebi que os seguidores gostavam quando eu compartilhava a respeito de esmaltes e acessórios. Passei a dar detalhes dos meus cuidados e alcancei milhares de pessoas”, finaliza.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.