Influencer Raquel Jones mostra por que Costa Rica é o destino da vez
Embarque nessa jornada com dicas gastronômicas e um roteiro de atividades compartilhados pela empresária e influenciadora
atualizado
Compartilhar notícia
Com litoral banhado pelas águas do Caribe e do Pacífico, a Costa Rica é símbolo da biodiversidade. Residência de praias esplendorosas e vulcões, a região também hospeda uma floresta repleta de espécies de vida selvagem. Destino must go, o país recebeu recentemente a empresária brasiliense Raquel Jones, nome à frente da loja de moda Jeté. A convite da coluna Claudia Meireles, ela contou sobre a experiência e listou dicas imperdíveis para quem deseja conhecer o local. Confira:
“O que mais me impactou foi o pôr do sol em Santa Teresa”, disse Raquel. Santa Teresa é uma pequena cidade na província de Puntarenas, cerca de 150 quilômetros a oeste da capital San José. “Aquele céu cor de rosa refletindo, o entardecer do Pacífico sobre o mar…. As ondas — às vezes generosas, às vezes bravas — desmancham nas pedras e em uma areia fina que parece maisena”, lembrou a empresária.
“De longe, os surfistas furam o mar numa ousadia bonita de se ver. Santa Teresa é pura vida, expressão comum no país, que pode significar bem-vindo, obrigado, bom dia”, contou. “As pessoas te recebem com um sorriso no rosto. É alegria sem medida.”
Mal colocou os pés no destino caribenho, Raquel já curtiu o astral. “Foram 10 dias de chinelo. Às vezes, ficava temerosa pela chuva, mas, por estar exatamente na Linha do Equador, é um lugar conhecido pela variação de temperatura. O tempo ‘fecha e abre’ em velocidade surpreendente”, ressaltou. Para a viajante, as praias da cidade são um espetáculo à parte. Mas ela alertou: “atenção ao andar a pé na região. Na via, carros, motos e burguês dividem o mesmo espaço”.
Ao descrever a região, Raquel Jones idealiza um lugar roots, mas com o glamour dos resorts locais.
Segundo a empresária, a cidade é digna de ser admirada pelo cenário que “de longe lembra o Brasil, pela Mata Atlântica, mas é única pela cor da areia e pelos frequentadores”. “Não é à toa que a top Gisele Bündchen tem residência fixa no local”, destacou Raquel.
Aos que não se identificam com a vegetação exuberante, a brasiliense sugere se deliciar com a gastronomia local.
Gastronomia
Confira, a seguir, as sugestões de Raquel Jones para uma experiência gastronômica única em Santa Teresa:
Para jantar:
OSA, Santa Teresa – “Não deixe de experimentar o Mango Ceviche. O hambúrguer também é espetacular.”
AMICE, Santa Teresa – “Pizza maravilhosa com aquela massa fininha. As pastas ao ragu e pesto também são de dar água na boca.”
ANGELINA, Santa Teresa – “Visual bem legal com uma cozinha toda aberta e bem descolada onde podemos ver os pratos sendo feitos. A especialidade da casa é comida italiana, então as massas são deliciosas.”
PRONTO, Santa Teresa – “Podemos ver excelentes restaurantes italianos em Santa Teresa. O Pronto tem massas artesanais que guardam um sabor único. Destaque para a lasanha da casa e o arancine, um bolinho de risoto recheado com bolonhesa.”
El TERCER OJO, Santa Teresa – “Ótima opção para quem está com saudade de comer arroz e feijão. Além disso, o restaurante tem uma decoração bem original, com motivos étnicos no mobiliário. O bar é um caso à parte, com excelentes opções no cardápio. Tudo isso, ao som de música eletrônica estilo trance.”
Café da manhã:
CAFÉ LA GLIDA, Santa Teresa – “Um cardápio saudável, um ambiente familiar. O La Glida vale a pena pelos sucos verdes apetitosos, smoothies, açaís e o famoso iogurte natural com frutas e granola. Não deixe de experimentar o café com leite e o pão torrado com sementes que fazem do café da manhã uma refeição para o dia.”
Lanches rápidos:
EAT STREET, Santa Teresa – “Um pequeno complexo na cidade onde se pode almoçar, tomar café da manhã e jantar.”
THE BAKERY, Santa Teresa – “Maior concentração de gente linda. Um lugar fácil de encontrar ingleses, americanos e argentinos, que dominam a região. The Bakery atrai jovens que prezam pela saúde e boa comida. Eles adoram tomar vitaminas e fazer aquele lanche saudável.”
BURGER RANCHO, Santa Teresa – “Melhor batata frita e lanches rápidos para comer em casa.”
GREEN MARKET – “É um supermercado que tem excelentes opções para fazer comida em casa.”
Programação
Confira, a seguir, as sugestões de Raquel Jones para um roteiro de atividades em Santa Teresa:
Passar o dia:
HOTEL FLOR BLANCA, Santa Teresa – “Chegamos para o pôr do sol, mas o Flor Branca é excelente para passar o dia. Espreguiçadeiras na praia? Temos! Além de bangalôs para a família relaxar embaixo das flores brancas que pipocam no Jasmim. Pedimos Spritz e Morrito, que estavam divinos. O bar é espetacular.”
RESTAURANTE MANZU, no Nantipa Hotel, Santa Teresa – “Certamente o ponto alto da viagem. Um dos melhores lugares para se passar o dia em Santa Teresa. Piscina linda, com arquitetura integrada ao jardim tropical, uma área à beira mar incrível com bangalôs sobre a areia fofa… À noite, jantar com fogueira para admirar as estrelas ao sabor da gastronomia local.”
MONTEZUMA, em Puntarenas – “É uma pequena vila que fica a cerca de 10 quilômetros de Santa Teresa. É parada certa para quem quer desbravar a região. Em comparação com o Brasil, podemos dizer que Montezuma está para Caraíva assim como Santa Teresa está para Trancoso. Vale muito a pena caminhar a pé pelas praias, sentir o clima relaxado da vila. Almoçamos em um restaurante bem gostoso chamado Ylang Ylang. Depois, vale a visita à cachoeira que fica próximo à praia, um banho de água doce em meio à natureza.”
ARENAL, La Fortuna – “Esse passeio deveria ser um capítulo à parte. A região do vulcão na Costa Rica é um cenário único onde ficamos impactados pela força da natureza. De Santa Teresa até lá, foram cinco horas de carro em estrada bastante sinuosa. Para quem busca conforto no trajeto, há aviões que saem de San José e pousam próximos aos resorts. Ficamos no The Springs, que impressiona pela infraestrutura ecoturística e hoteleira. Passeios de caiaque, rafting, zipline e zoo são algumas das atividades imperdíveis para fazer com as crianças.”
Para sair à noite:
KIKA, Santa Teresa – “Restaurante com música ao vivo. Não é de se espantar ouvir música brasileira em Santa Teresa. No Kika, os músicos chegam sob palmas. Eles tocam de Legião Urbana a Bob Marley. Até forró podemos escutar no local. A comida é muito boa e complementa esse cenário gostoso. Lembra um pouco a Praia do Rosa, em Santa Catarina.”
Hospedagem
NATURA RESORT, Santa Teresa – “Recomendo para quem quer se hospedar com filhos, como foi o nosso caso. O formato loft de dois andares é recém construído, tudo novo e planejado. Destaque para a piscina de frente para a mata.”
MANZU – Nantipa Hotel (citado acima) – “Um dos mais bem avaliados da região, de frente para a praia. A piscina é linda, o restaurante com um astral sensacional com bangalôs confortáveis para passar o dia, além do excelente serviço.”
Compras
“Em Santa Teresa ficamos inebriados com o estilo easy going dos jovens, com chinelos de borracha e longos cabelos parafinados. As mulheres adoram usar camisa masculina por cima do biquíni. À noite, o biquíni também continua como protagonista, mas dessa vez, usados como top e complementados com saias longas e shorts jeans. As lojinhas da região reforçam a conexão com a natureza. Muito biquíni à venda com tecidos sofisticados e pulseirinhas, colares e brincos em prata e ouro com cristais.”
JARDIM DE VENUS, Santa Teresa- “Essa lojinha ao lado do Café Lá Glida é um charme. Na arara, kimonos com estampa de signos, blusas de tule com padronagem de tigre e óculos que são puro design da grife Dadan Sunwear.”
SALTY DOGS CREW, Santa Teresa – “Nada como uma loja de surf em Santa Teresa. As t-shirts são super cool, com silks de surf.”
GLASS MONKEY, Santa Teresa- “Lá você encontra óculos super originais, como os de armações em madeira, bambu e lentes coloridas.”
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.