metropoles.com

Influencer lista 10 destinos pouco conhecidos no Brasil para explorar

Há locais escondidos no Brasil que merecem entrar na rota dos turistas. Confira a lista feita por Robson Franzói, do blog Um Viajante

atualizado

Compartilhar notícia

@blogumviajante/Reprodução/Instagram
Robson Frazói
1 de 1 Robson Frazói - Foto: @blogumviajante/Reprodução/Instagram

Para quem ama viajar, assim como Robson Franzói, mente à frente do blog Um Viajante, a experiência de arrumar a mala, fazer check-in e desembarcar em um novo destino se enquadra como uma das melhores sensações da vida. A coluna Claudia Meireles até ficou com vontade de repetir o passo a passo. Mas, antes de colocar o ciclo em prática e desbravar por algum paraíso, irá atentar-se à lista de lugares brasileiros pouco explorados que precisam ser conhecidos o quanto antes, conforme avisa o influenciador.

Com um passaporte para lá de carimbado, Robson não esconde o amor que tem pelas terras tupiniquins, ricas em beleza, cultura e diversidade. Embora estejam na ponta da língua destinos como Jericoacoara, Porto Seguro e Lençóis Maranhenses, há cantinhos escondidos no Brasil que merecem entrar na rota dos viajantes o quanto antes.

“Muitas vezes, atravessamos o mundo para ver belezas naturais e não nos damos conta de como o nosso país guarda lugares maravilhosos”, escreveu Robson em um post no Instagram sobre um dos destinos indicados.

A seguir, descubra os paraísos listados por Robson e já esquematize o roteiro pelos refúgios.

1 – Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)

Situado no sul do Piauí, Robson visitou o Parque Nacional da Serra da Capivara no fim de outubro. Como feedback da viagem, ele enfatiza: “Me apaixonei pelo destino”. Caso decida conhecer o lugar, ele indica adicionar o roteiro à visitação pelo Boqueirão da Pedra Furada, onde há pinturas rupestres datadas entre 5 e 12 mil anos. As representações artísticas antigas estão preservadas.

2 imagens
O blogueiro recomenda o destino
1 de 2

Robson Frazói no Parque Nacional da Serra da Capivara

@blogumviajante/Reprodução/Instagram
2 de 2

O blogueiro recomenda o destino

@blogumviajante/Reprodução/Instagram
2 – Parque Estadual de Terra Ronca (GO)

Localizado na cidade goiana de São Domingos, o Parque Estadual de Terra Ronca chamou a atenção do blogueiro por ter uma beleza natural e única. Em breve, ele pretende passear pelo local: “Está na minha lista para conhecer”. Segundo Robson, o destino pouco explorado é perfeito para quem ama ecoturismo por englobar grutas e cachoeiras. “Lá, reúne uma das maiores concentrações de cavernas do Brasil, com mais de 260 já catalogadas”, conta.

Como já pesquisou a respeito do parque várias vezes, Robson já sabe bem onde pretende visitar assim que chegar ao refúgio goiano. “A Caverna Angélica é uma das principais do destino, com pelo menos 17 quilômetros de extensão. Para quem ama aventura, fica o lembrete de que dá para acampar no interior da caverna e completar todo o percurso”, recomenda.

3 imagens
Área subterrânea do Parque Estadual de Terra Ronca
Salão dos Espelhos da Gruta Angélica
1 de 3

Caverna do Parque Estadual de Terra Ronca, em Goiás

Reprodução/Secretaria do Meio Ambiente de Goiás/ José Humberto de Paula
2 de 3

Área subterrânea do Parque Estadual de Terra Ronca

Reprodução/Pinterest
3 de 3

Salão dos Espelhos da Gruta Angélica

Reprodução/Secretaria de Turismo
3 – Prudentópolis (PR)

Depois de transitar pelo território goiano, o influenciador leva os leitores da coluna para o solo paranaense, mais precisamente ao município de Prudentópolis. No destino, encontrará as Cachoeiras Gigantes. Ao todo, são mais de 100 quedas d’água, espalhadas pela região. Uma das principais é o Salto São Francisco, com 196 metros de altura. “Forma um cenário de tirar o fôlego”, anuncia o criador do blog Um Viajante.

Cachoeiras Gigantes em Prudentópolis
Cachoeiras Gigantes, em Prudentópolis
Cachoeira Barão do Rio Branco
Cachoeira batizada de Barão do Rio Branco. Mais um lugar a ser visitado em Prudentópolis
4 – Serra das Confusões (PI)

Mais um paraíso piauiense integra a lista feita pelo blogueiro. Para Robson, a Serra das Confusões merece ser visitada “para já”. “Também reúne cenários e belezas de tirar o fôlego”, destaca. Se resolver conhecer o reduto, ele sugere se deslocar até a Gruta Riacho do Boi. “Me impressionou muito”, confessa. Além de ter o “visual lindo”, conforme descreve o influencer, o local recomendado tem uma trilha leve.

4 imagens
O influencer de viagem listou o destino como pouco explorado
Robson Frazói
A Gruta Riacho do Boi fica no Piauí
1 de 4

O blogueiro na Gruta Riacho do Boi

@blogumviajante/Reprodução/Instagram
2 de 4

O influencer de viagem listou o destino como pouco explorado

@blogumviajante/Reprodução/Instagram
3 de 4

Robson Frazói

@blogumviajante/Reprodução/Instagram
4 de 4

A Gruta Riacho do Boi fica no Piauí

@blogumviajante/Reprodução/Instagram
5 – Ilha do Bananal (TO)

Considerada uma das principais áreas de conservação do Brasil, a Ilha do Bananal ainda é pouco visitada, segundo defende o blogueiro. Ele teve a oportunidade de conhecer logo após uma viagem para o Jalapão. “Para quem ama a observação de aves, o destino é uma preciosidade”, garante. Na avaliação de Robson Franzói, o refúgio deve ser contemplado. “Os turistas podem fazer trilhas e ter um contato maior com a natureza”, orienta.

Ilha do Bananal
Clique superior da Ilha do Bananal
6 – Parque Estadual do Cantão (TO)

Além da Ilha do Bananal, outro reduto pouco visitado em terras tocantinenses é o Parque Estadual do Cantão, com 90 mil hectares. Chamado de “o segredo mais bem guardado” do estado da Região Norte, o local ecológico está fixado entre os biomas Cerrado e Amazônia. Ao relatar sobre o paraíso, Robson descreveu como “área repleta de natureza” e “destino contemplação”.

Parque Estadual do Cantão
Parque Estadual do Cantão, no Tocantins
7 – Cânion do rio Poti (PI)

“Mais um tesouro escondido no Piauí”, ressalta o blogueiro. De acordo com Robson, o cânion do rio Poti engloba imensos paredões, que formam um cenário único. Do ponto de vista do influencer, o lugar é ideal para viajantes aventureiros. Coloque no roteiro o chamado Poço do Canelão. No trecho dá para praticar canoagem e realizar uma travessia de 8 quilômetros.

Cânion do Rio Poti
Cânion do rio Poti
8 – Cânions do Viana (PI)

O Piauí conquistou o coração e os olhos de Robson. Também integrantes da lista de destinos incríveis e pouco conhecidos, os Cânios do Viana ficam instalados na zona rural da cidade de Bom Jesus. De acordo com o blogueiro, a viagem é uma verdadeira aventura e acessível em veículos 4×4. Ele deixa o lembrete de que o tour deve ser feito com o acompanhamento de guias locais.

4 imagens
Detalhes dos cânions
O destino é pouco explorado
Robson indica o refúgio piauiense
1 de 4

Cânions do Viana, no Piauí

@johnwelloficial/Reprodução/Instagram
2 de 4

Detalhes dos cânions

@johnwelloficial/Reprodução/Instagram
3 de 4

O destino é pouco explorado

@johnwelloficial/Reprodução/Instagram
4 de 4

Robson indica o refúgio piauiense

@johnwelloficial/Reprodução/Instagram
9 – Parque Nacional das Emas (GO)

Declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, o Parque Nacional das Emas é pouco explorado. Robson ainda não desbravou o paraíso goiano, mas em breve pretende pôr fim à atual realidade: “Está na minha lista de lugares que preciso conhecer”. Quando for ao refúgio, o blogueiro instrui contratar guias locais. Uma das atividades a se fazer no reduto ecológico é observar espécies de animais típicas do Cerrado.

Parque Nacional das Emas
Observar os animais típicos da região é uma das atividades turísticas
10 – Parque Nacional de Anavilhanas (AM)

Não menos importante, Robson termina a lista com um destino em meio à floresta amazônica. O Parque Nacional de Anavilhanas detém o título de segundo maior arquipélago fluvial do mundo. “Na época da alta das cheias, dá para fazer passeios de barco e canoa, em que a contemplação da natureza torna-se inigualável. Uma viagem para observar a fauna e flora exuberantes da região”, conclui o criador do Blog Um Viajante.

Parque Nacional de Anavilhanas
Parque Nacional de Anavilhanas
Parque Nacional de Anavilhanas
Robson finaliza a listagem com o cantinho na Floresta Amazônica
Parque Nacional de Anavilhanas
O refúgio é o segundo maior arquipélago fluvial do mundo

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?