Influencer Carol Celico indica 5 livros favoritos sobre lições de vida
Ela lê diariamente para adquirir conhecimento e exercitar o pensamento crítico e a capacidade de refletir sobre conflitos diários
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos lados bons de ser trabalhar (e ter visibilidade) nas mídias sociais é o poder de influenciar. Quando nos referimos a bons hábitos e práticas que nos transformam como pessoa e, consequentemente, melhoram o ambiente ao redor, vale apostar ainda mais nos nomes que brilham nas plataformas e na persuasão de seu público-alvo.
Carol Celico é um deles. Recentemente, ela tem difundido uma atividade que deve estar presente em nossa rotina com mais constância, que é ler. A boa notícia é que, conforme o Metrópoles noticiou em abril deste ano, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, plataformas que reúnem livrarias e sebos viram seu movimento crescer em 50% apenas em abril de 2020. E dados demonstram que a leitura se disseminou por todos os formatos: os e-books, livros digitais, alcançaram o dobro das vendas durante a pandemia, segundo dados divulgados pela Bookwire Brasil.
A prática está diretamente ligada ao estímulo da criatividade, ao aprimoramento de conhecimentos, redução do estresse, evolução da escrita e desenvolvimento de pensamento crítico. Isso porque ao decorrer da leitura, é possível criar conexão com a imaginação e visualizar histórias na própria mente. Além disso, ler regularmente estimula a memória, assim como torna possível aprimorar e enriquecer o vocabulário e a capacidade da linguagem e ortografia. Mas como tudo, o hábito de ler requer disciplina, motivação, foco e persistência.
Diante disso, Carol Celico selecionou cinco livros para te ajudar a trilhar nesse caminho surpreendente. Confira:
A Arte da Imperfeição, Brené Brown
Nesta obra, Brené Brown mostra o que precisamos entender sobre a coragem e vulnerabilidade de uma maneira simples e prática. “A pesquisa feita pela autora em forma de livro passa ainda mais credibilidade!”, conta Celico.
A Lição Final, Randy Pausch
Diagnosticado com 10 tumores no fígado e pouco tempo de vida, o professor, marido e pai de três crianças pequenas Randy Pausch pensa em como deixar um legado para ajudar na educação dos seus filhos, mesmo depois de sua morte. O autor fez uma palestra de despedida na universidade em que ensinava, dando uma aula sobre a vida. Foi o que deu fruto à obra literária. “Lindo e, sem dúvida, uma grande lição para todos nós!”, opina a influencer.
O Poder da Presença, Amy Cuddy
A psicóloga e pesquisadora de Harvard Amy Cuddy revela com experimentos que a transformação da mente começa com uma simples mudança e nos ensina de forma concisa (e técnica) como utilizar os recursos corporais em momentos de medo e de alta pressão, a fim de melhorar nosso desempenho na vida. O assunto é mesclado com histórias pessoais e de outras pessoas, o que torna a experiência mais real e muito humana. “Ela apresenta bem os exemplos para entendermos o que é presença”, informa Celico.
Talento não é tudo, John C. Maxwell
A obra mostra que o sucesso não depende só de talento e busca revelar do que esse sucesso depende. Os princípios ensinados são baseados em histórias reais com a especial interpretação e complementação de John Maxwell. O livro orienta focar nas nossas habilidades e fortalecê-las cada vez mais.
São inúmeras as citações ou frases de impacto que podem nos acompanhar para toda a vida. “Um dos trechos que mais amo é: ‘A adversidade sempre é a parceria do progresso. Toda a vez que quisermos avançar, obstáculos, dificuldades, problemas e situações difíceis vão aparecer no nosso caminho”, compartilha.
Talvez você deva conversar com alguém, Lori Gottlieb
Lori Gottlieb não é apenas escritora, mas também terapeuta, e seu trabalho combina duas histórias diferentes: o dela, enquanto paciente, e também enquanto terapeuta. Da parte de seus pacientes, a autora nos conta as histórias de quatro deles e traz relatos e perspectivas sobre diferentes momentos de suas vidas e as atitudes que tomam para não lidar com tópicos dolorosos demais. “Lori nos oferece um relato delicado, leve e comovente sobre a notoriedade de nossas perguntas e ansiedades”, diz Carol Celico.
Anotou as dicas? Mãos à obra!
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.