“Inferno” e “assustador”: retrato oficial do rei Charles é detonado
A pintura levou a assinatura do artista contemporâneo Jonathan Yeo. Internautas criticaram o retrato do rei Charles
atualizado
Compartilhar notícia
Um ano após ser entronado e coroado oficialmente como monarca do Reino Unido, o rei Charles revelou, nessa terça-feira (14/5), um retrato de si mesmo para comemorar a ocasião histórica. A pintura levou a assinatura do artista contemporâneo Jonathan Yeo. Internautas ao se depararem com a obra de arte postada nas redes sociais da família real, contudo, teceram críticas e movimentaram a internet com comentários.
“Sinto muito, mas o retrato dele parece que está no inferno”, escreveu uma seguidora. Outra enviou: “Não tenho uma boa sensação ao ver esse retrato. Peço desculpas ao artista, mas não é agradável de se olhar”. Uma terceira destacou: “Sem parecer ser rude, mas este é o pior retrato real que já vi”. Uma internauta descreveu o quadro como “assustador”.
Na avaliação de uma seguidora, o retrato faz parecer que o rei Charles “está banhado em sangue”. Um seguidor brincou com o meme sobre o artista Jonathan Yeo ser “fã ou hater” da majestade. O quadro traz uma imagem do soberano britânico em meio a uma tintura de cor vermelha, escolhida para homenagear a tonalidade da túnica da Guarda Galesa.
Encomendado em 2020, o quadro teve por objetivo comemorar os 50 anos do então príncipe Charles como coronel regimental da Guarda Galesa. Ele foi nomeado para o posto em 1975 e o retrato também celebrou o marco especial. Na legenda da publicação do perfil da família real no Instagram, o artista definiu detalhes da elaboração da obra, que ficará exposta no Drapers’ Hall, em Londres.
“Foi um privilégio e um prazer ter sido contratado pela The Drapers’ Company para pintar este retrato de sua majestade o rei, o primeiro a ser revelado desde a sua coroação. Quando comecei este projeto, sua majestade o rei ainda era sua alteza real o príncipe de Gales, e tal como a borboleta que pintei pairando sobre o seu ombro, este retrato evoluiu à medida que o papel do sujeito na nossa vida pública se transformou”, disse Yeo.
De acordo com o artista, o rei conseguiu dar uma espiada na obra de arte antes de ficar pronta. O monarca também fez uma intervenção, no caso, pediu que fosse inserida uma borboleta ameaçada de extinção em seu ombro. Segundo Yeo, Charles “inicialmente ficou um pouco surpreso com a cor forte, mas fora isso ele parecia estar sorrindo em aprovação”. O quadro tem 2,5 metros por 1,8 metro.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.