Inchaço: veja 5 receitas de chás que ajudam a resolver o problema
Confira chás recomendados pela nutricionista Thaiz Brito que ajudam a diminuir o inchaço e ainda fazem bem à saúde
atualizado
Compartilhar notícia
O fim de ano chegou e, com ele, as confraternizações, somadas aos eventos para ver os jogos da Copa do Mundo, aumentando aquelas escapadinhas na dieta. Seja pelo excesso de álcool, seja pelos exageros alimentares, muita gente costuma ficar inchada após cometer excessos.
Mas não é motivo para desespero. Algumas receitas simples de chá colaboram no combate à retenção de líquido, promovendo um aumento da diurese. Em conversa com a Coluna Claudia Meireles, a nutricionista Thaiz Brito, do Metrópoles, explicou que os benefícios da bebida vão além de desinchar.
No entanto, é importante usá-los com prudência. “O consumo exagerado pode ser perigoso, gerando efeitos colaterais. O chá-verde, por exemplo, quando em excesso, pode ser prejudicial ao estômago e até abusar da função do fígado. Por isso, tome de forma moderada e sempre associando ao consumo de água”, alerta a profissional.
Se o seu objetivo é diminuir as medidas, a expert listou cinco chás que vão ajudar a desinchar. Aos detalhes!
1. Chá de cavalinha
Diurético natural, tem o efeito comparado a alguns medicamentos com a mesma finalidade. Basta adicionar uma colher de chá de cavalinha a 250ml de água fervente.
2. Chá de hibisco
Além de ser um bom diurético, o hibisco contém antocianinas e flavonoides, antioxidantes aliados à saúde, inclusive da pele.
Utilize duas colheres de sopa cheias para 1 litro de água fervente. Beba ao longo do dia.
3. Chá de funcho
Um tipo de planta utilizada para tratar a pressão alta pelo seu potente efeito diurético, ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Para preparar, utilize 1 colher de chá de sementes de funcho para uma xícara de água fervente.
4. Chá-verde
O chá queridinho da cultura japonesa é rico em cafeína e tem ação diurética. Além de colaborar contra a retenção, o chá tem bastante antioxidantes, e é um bom aliado ao controle do colesterol.
Se quiser fazer em casa, adicione uma colher de sopa de chá-verde para uma xícara de água fervente.
5. Chá de casca de abacaxi com canela
Por si só, a casca de abacaxi irá te ajudar contra a retenção. Se adicionar canela, os benefícios no metabolismo só aumentam.
Basta descascar uma unidade de abacaxi e colocá-las em uma panela fervente por 10 minutos. Após isso, bata em um liquidificador e coe. Depois, é só servir.
Para mais informações, consulte um nutricionista.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram