“Importante focar no que sabemos”, frisa Lelê Saddi sobre empreendedorismo
Em entrevista à coluna, Lelê contou sua trajetória profissional voltada ao marketing digital. Ela comanda as agências Pop Press e We Pick
atualizado
Compartilhar notícia
Por trás das poses postadas no Instagram, Lelê Saddi não só domina como está sempre por dentro dos avanços do marketing digital, segmento que tem fortalecido empresas durante a quarentena e favoreceu a criação de novos negócios. A influenciadora é uma das mentes à frente da agência de comunicação Pop Press.
Mas, até conseguir empreender e ser uma boa entendedora do assunto, a personalidade se lançou nas oportunidades que apareceram em seu caminho. Lelê é graduada em Administração com ênfase em marketing pela ESPM, em São Paulo. No primeiro semestre do curso, ela começou a trabalhar na área de jornalismo no site Glamurama. “Não sabia se era exatamente o que queria, mas achei importante experimentar”, recorda.
Em seguida, Lelê estagiou no departamento de marketing da Daslu, loja paulistana especializada em peças de luxo. A máxima sobre “estagiário fazer um pouco de tudo” serviu para a influencer à época. Pouco tempo depois de começar, ela foi eleita a coordenadora do setor, sendo a profissional mais jovem: “Foi bem desafiador. Uma etapa interessante e importante da minha carreira.”
Ao longo de quatro anos, aprendeu a liderar uma equipe, competência essencial a quem deseja empreender, segundo Lelê. Apesar de sentir-se satisfeita com o ofício, a vontade de ter o próprio negócio falava mais forte. “Era o meu grande sonho e estava na minha veia”, lembra.
Filha do casal de empresários, Cris Lotaif e Cassio Saddi, ela sabia que mais cedo ou mais tarde o universo do empreendedorismo iria contagiá-la: “Acabaria acontecendo comigo”. Contudo, antes de dar o start em algum projeto pessoal, a personalidade considerava necessário compreender como funcionava uma empresa para poder conduzir a sua.
Aos 22 anos, após se formar na faculdade, Lelê tornou-se empreendedora. “Abri minha primeira agência de consultoria de marketing, branding, RPs e outros assuntos pertinentes ao segmento”, conta.
O know-how da jovem foi expandindo, o que a motivou a circular por outros âmbitos. Porém, ela deparou-se com uma descoberta: “Quem é empreendedor me entenderá, temos vontade de fazer muitas coisas, mas o mais importante é focar no que sabemos, é o mais importante”, explica.
Uma década se passou. Aos 32 anos, Lelê se reconhece como “extremamente realizada na área profissional”. Em seu ponto de vista, acredita ser sortuda por ter encontrado, ainda na juventude, o que queria (e gosta) de trabalhar.
Projetos
A empreendedora entende o quanto o processo de descobrir a profissão pode ser complicado. Mas o autoconhecimento a ajudou a chegar lá: “Foi o que eu sempre quis”. Atualmente, Lelê comanda duas agências de comunicação, a We Pick e a Pop Press, a última em parceria com o empreendedor Fernando Bento. “Toco dois projetos. Na verdade, andam muito juntos”, ressalta.
O We Pick começou em 2007. Anos depois, segue firme e como uma agência de comunicação, branding e marketing digital. Também é um site para conectar marcas de moda, beleza e lifestyle. Mais recente, a Pop Press foi fundada em 2017 como assessoria de imprensa e de imagem para marcas e influenciadores. A empreitada traz como diferencial o modelo boutique.
“Não temos a pretensão de ser uma agência grande. Gostamos desse contato próximo com o nosso cliente. Faz diferença no dia a dia a participação na parte estratégica, de desenvolver planos com influencers e como gerar conteúdo para a marca. Atendemos nosso cliente de maneira 360 e resolvemos tudo in house”, reforça.
No entanto, Lelê não pretende limitar seu trabalho apenas às duas agências. “Há um projeto futuro. Estou tirando do papel desde o ano passado. Ainda não posso contar, mas adianto que é internacional e muito interessante”, salienta. Conforme define, uma de suas virtudes é ser ambiciosa, razão para querer vivenciar novos êxitos na carreira. “A minha cabeça não para. Tenho muitos planos, mas todos dentro da minha área e do guarda-chuva da comunicação”, ressalta.
“Não existem limites dentro do meio digital, por permitir uma infinidade de possibilidades e de tipos de conteúdo. O mundo ficou pequeno”, adverte.
Não se acomodar com o que já alcançou e vislumbrar o futuro são alguns dos ingredientes do sucesso profissional de Lelê, os quais refletem totalmente na trajetória de empreendedora. Ela conta sobre sempre pensar no próximo passo, mas só consegue conciliar todas as ideias e atividades do dia a dia com organização, ponto fundamental para quem deseja ou já lidera o próprio negócio.
“Anoto todos os meus compromissos, reuniões e tarefas a serem executadas. Minhas to do list são enormes e organizadas”, aconselha Lelê. Embora administre bem a rotina, há dias em que as situações não ocorrem como o imaginado, conforme explica a influenciadora. Na avaliação da empreendedora, neste momento, vale olhar as questões resolvidas.
“Às vezes, sentimos não dar conta de tudo, mas, no final das contas, dá tudo certo. Conseguimos, com a nossa força, resolver muitas questões. Nada de culpar-se, já que a mulher ela tende a esse sentimento”, pondera. Além da We Pick, Pop Press e novos projetos, Lelê é influenciadora digital.
Criadora de conteúdo digital
A personalidade soma mais de 380 mil seguidores no Instagram. Nas publicações, os admiradores acompanham assuntos como moda, beleza e viagens, mas também temas de empreendedorismo. O termo influenciador digital ganhou popularidade nos últimos anos. Lelê, por sua vez, se considera uma comunicadora e busca ao máximo transmitir conteúdos interessantes: “O mais importante é ser de verdade e não um personagem.”
Lelê começou a atuar no meio digital por incentivo de Eliana Tranchesi, dona da Daslu. Amiga de sua mãe, a empresária sugeriu a aprendiz, à época do estágio em marketing, a criar um blog para escrever sobre moda, livros, maquiagem e viagens. A página ficava hospedada no site da loja de luxo. O hobby continuou e transformou-se em um ofício.
“Nasci profissionalmente na era digital. Quando comecei com o blog, o conceito ainda era muito incipiente, nem conheciam muito o assunto. Acompanhei toda a transição e crescimento do mercado, junto me tornei uma influenciadora digital”, frisa Lelê.
Tendo como inspiração os pais, a empreendedora se diz grata à mentora, Eliana Tranchesi: “O pouco que sei sobre tudo o que sei devo muito a ela. Uma pessoa que marcou a minha carreira”, relembra.
Tendo Eliana como referência, Lelê conta que sempre soube que conquistaria os objetivos por ir além dos desafios impostos. Dedicação e esforço em cumprir as metas resultaram em sucesso pessoal e profissional orgânicos: “Eu sou ambiciosa, mas eu não gosto de forçar. Tudo acontece do jeito que tem que acontecer. Na minha vida foi assim”.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.