Ilca Maria Estevão conta novidades do Metrópoles Fashion & Design Festival 2023
A edição ocorre nos dias 14 e 15 de setembro no Museu Nacional. Colunista do Metrópoles, Ilca Maria Estevão é a idealizadora do evento
atualizado
Compartilhar notícia
Dez meses após fazer o Museu Nacional da República vibrar com cores, tecidos, estampas, arte e música, a colunista Ilca Maria Estevão irá movimentar o monumento, mais uma vez, com o Metrópoles Fashion & Design Festival 2023 (MFDF). Realizada em parceria com o Metrópoles, a edição ocorre nos dias 14 e 15 de setembro. Desta vez, o destaque serão os brechós, mas, é claro, estilistas e criadores locais estão confirmadíssimos.
Ao todo, 14 brechós e 12 criadores participam do MFDF 2023. Ao dar enfoque para as iniciativas com artigos de vestuário, acessórios e antiguidades já utilizados, a idealizadora avalia, em conversa com a Coluna Claudia Meireles, que essa é uma oportunidade de valorizar quem atua nesse segmento e trabalha a moda visando a sustentabilidade. Por meio do evento, um dos objetivos é conscientizar a respeito do uso de peças do passado.
Quem passar pelo Metrópoles Fashion & Design Festival vai imergir em um espaço de conexões, integração e capacitação com profissionais referências de Brasília. A fim de transmitir conhecimento e aumentar a bagagem de novos talentos da capital federal, mentores convidados vão ministrar oficinas no MFDF Educa, projeto elaborado por Ilca Maria Estevão com o objetivo de contribuir com a comunidade criativa da cidade e do Distrito Federal como um todo.
Novidades
Sendo uma das novidades da edição do festival, as oficinas gratuitas abordarão uma série de pautas relacionadas à moda, capacitação e sustentabilidade. De olho no futuro do segmento, uma das formações oferecerá aula com software de inteligência artificial (IA).
Embora o Metrópoles Fashion & Design 2023 recepcione o público somente em setembro, para alguns talentos o evento já começou a todo vapor. Em junho, houve o Desafio Metrópoles Fashion & Design 2023, iniciativa também desenvolvida por Ilca Maria Estevão, que também leva em consideração o tópico da moda sustentável. Pela proposta, os inscritos deveriam criar uma minicoleção a partir do reaproveitamento de materiais. Durante o festival, os finalistas apresentarão as peças elaboradas para o projeto.
Entre as novidades da edição 2023, há ainda o lançamento da loja do MFDF com itens de papelaria e peças de roupa. Uma galeria de arte irá expor obras no espaço. Ao mergulhar nas propostas oferecidas ao longo do evento, sem dúvidas, o público sairá do festival tendo aprendido algo novo, ampliado os conhecimentos a respeito de um tema ou começado a refletir sobre alguma pauta ligada à moda.
Brasília
Fundada há 63 anos, Brasília soma benefícios em relação ao trabalho com a moda. O principal se trata da região ter um grande número de criadores. Outro tópico é a capital federal ser um potente centro cultural. Ao desenvolver a edição 2023 do MFDF, Ilca Maria Estevão levou em conta as particularidades da jovem cidade, que tem uma geração atuante que já é fruto e traz nas veias essa atmosfera brasiliense.
Isso se reflete na capital federal ter uma influência sobre a moda. Por trás desse conceito, quem vive na cidade não mede esforços em mostrar a si e o conceito de moda brasiliense, formando assim uma identidade da região. Oficinas, desafios e a programação do Metrópoles Fashion & Design Festival 2023 transmitem esse propósito de formar e deixar em evidência a moda da capital federal.
Equipe
Além da idealizadora, o festival engloba a dedicação coletiva. Os repórteres da coluna de Ilca Maria Estevão no Metrópoles contribuem com a realização do MFDF 2023, sendo eles, Rebeca Ligabue, Sabrina Pessoa, Luiz Maza, Júlia Marques e Rebeca Oliveira, sem contar com outros profissionais do portal de notícias. O jornalista e produtor Fernando Lackman é mais um nome envolvido na organização.
Entre os colaboradores, constam os mentores das aulas, oficinas, tutoriais e rodas de conversa a serem realizados durante o evento. Os 12 criadores e profissionais dos 14 brechós integram o elenco por trás da organização. Na conta, entram ainda DJs e músicos de 10 bandas responsáveis por agitar o festival. Para compreender toda a dimensão do Metrópoles Fashion & Design Festival 2023, é necessário prestigiá-lo.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.